Parrilla Peña – a queridinha dos portenhos

Como detectar se uma parrilla é boa ou não em Buenos Aires antes mesmo de pedir a carne? A fórmula nem sempre funciona, mas depois de tantos anos morando na cidade cheguei a alguns requisitos:

– o lugar tem que ter um ar meio antigo, sem muita frescura na decoração.

– precisa ser frequentada tanto por turistas mas principalmente por portenhos.

– os garçons precisam ser coroas, do tipo que trabalham no mesmo lugar há séculos, conhecem a fundo o cardápio e sabem dar dicas preciosas do que pedir.

Depois de praticamente levar uma bronca de um argentino quando disse que não conhecia a Parrilla Peña, resolvi conhecer o lugar.  Ela cumpre todos esses e muitos outros requisitos!

Parrilla Peña

parrilla peña

Localizada numa área não muito conhecida pelos turistas, a Calle Rodriguez Peña (entre as Avenida Córdoba e Avenida Corrientes), a Parrilla Peña impressiona em vários sentidos. Ao entrar você não tem a mínima ideia do que te espera. O ambiente é bem cuidado, mas simples. Parece pequeno, mas tem dois andares e muitas mesas.

Os garçons todos vestidos de branco, combinando com a cor das suas madeixas. Todos já são grisalhos e muito experientes, o que faz do serviço rápido e muito eficiente.

parrilla peña

O público do local é 90% de famílias portenhas e muitos senhores mais velhos. Fazia tempo que não visitava um lugar com tantos velhinhos comendo e se divertindo. Na nossa mesa ao lado acontecia uma confraternização de uma paróquia da região. Um grupo de 8 pessoas, incluindo um padre muito falante, com uma fome enorme e era um ótimo bebedor de vinho. Se tem uma coisa que o portenho sabe fazer é aproveitar bem a vida. E se a velha guarda escolhe esse local, não tive dúvidas que a Parrilla Peña seria uma delícia, mesmo sem ter provado nada ainda.

parrilla peña

Fizemos praticamente o mesmo pedido que sempre fazemos em todas as parrillas. De entrada uma provoleta, que é um queijo derretido e temperado, dois chorizos (linguiça) e um bife de chorizo no ponto. Tudo chegou rapidamente e era uma delícia, principalmente o bife. Só de escrever e lembrar como era já dá água na boca. Destaque também para o ótimo molho chimichurri do lugar: espesso, bem temperado e nada picante. Cada restaurante tem uma receita diferente de chimichurri e o resultado varia muito. Alguns mais picantes, outros mais oleosos, alguns carregados no alho. O da Parrilla Peña estava bem no ponto!

parrilla peña

Estávamos em duas pessoas, mas mesmo assim essa pedido acabou sendo muito pra gente! A carne era enorme e a provoleta tem o talento de deixar a barriga bem cheia. Acabou que nem deu espaço para provar a sobremesa. Fica para próxima.

Gastamos o casal cerca de 100 reais, incluído água e refri. Dessa vez fomos sem vinho!

Parrilla Peña
Rodriguez Peña 682, Centro.
Aceitam apenas dinheiro.
Site oficial: http://www.parrillapenia.url.ph/

Veja mais posts sobre parrillas e locais para comer carne.

E você, qual sua carne preferida em Buenos Aires?

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

26 comentários em “Parrilla Peña – a queridinha dos portenhos”

  1. Detalhe: vamos novamente para lá (aí) daqui uns 2 meses, e a Peña já está incluída no roteiro.

    Responder
  2. Também já fui lá com minha mulher e adoramos, eu mais do que ela. Túlio, você descreveu o lugar exatamente como eu gostaria de saber fazer, é exatamente isso !

    Responder
  3. Oi Tulio, me conta uma coisa. Sempre que leio suas dicas sobre os restaurantes em Buenos Aires a picanha nunca é mencionada. Por que? Os valores são muito diferentes ou não é uma boa pedida?

    Responder
    • Rebecca, nunca é mencionada porque esse corte não existe aqui como é no Brasil. Na minha opinião o melhor é o bife de chorizo e o de lomo.

      Responder
  4. Olá Túlio,
    parabéns pelo blog, é ótimo!
    Sobre as vacinas exigidas para viajar para a Argentina, você acha recomendável alguma, mesmo que não sejam exigidas?
    Abraços.

    Responder
    • Oi, Daiana. não tem necessidade de nenhuma não! abraço

      Responder

Deixe um comentário