Lobos, Argentina: uma escapada relaxante de Buenos Aires

Essa semana o Aires Buenos foi convidado para um Blogger’s day na cidadezinha de Lobos, Argentina, a cerca de uma hora de Buenos Aires.

O convite, gentileza do Aguará Hotel & Spa, incluiu uma visita às instalações do hotel, que abriu há pouco mais de um ano, tour por Lobos em bicicleta e visita ao Museu Perón, fechando com um café da tarde espetacular no Almacén Gourmet by Loren.

Além de nós, estiveram presentes os blogueiros Mariana Alfaro (Rural y Urbano), Cintia Cotarelo (InfoViajera), Fede Spinella (Viajeros de Acá y del Mundo) e Sir Chandler (Sir Chandler Blog). A seguir, meu relato dessa experiência com fotos do Eli Dalcin.

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

Lobos, Argentina

Lobos na Argentina

Tem hora que Buenos Aires, essa cidade incrível, se torna verdadeiramente estressante. Para tirar o pé do acelerador, uma boa pedida é escapar até um pueblo próximo e entrar em outro ritmo, mais amável, sossegado e silencioso. Se nesse lugar tem um hotel bacana, com boa comida, ótima infra-estrutura, e que te permita relaxar, nada pode ser melhor.

Lobos Argentina
Lobby do hotel: rústico e aconchegante.
aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6670-compressed
Uma das suíte do hotel boutique.

aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6677-compressed aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6680-compressed

O Aguará abriu em dezembro de 2014 com essa proposta. A 100 km ao sul de Buenos Aires, este pequeno e charmoso hotel spa boutique tem apenas 18 quartos, de diferentes tamanhos e padrões, todos com vista para a piscina ao ar livre, rodeada por um jardim.

Além da piscina (na verdade um “tanque australiano”), o hotel ainda oferece sauna, jacuzzi, ducha escocesa (aquela com jatos d’água por todos os lados) e sala de massagem. Perfeito para recarregar as energias e descansar o corpo.

Confira => Passeios em Buenos Aires

aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6691-compressed
Mesa do restaurante Azul preparada para nos receber.

Mas um dos pontos altos do Aguará é, sem dúvidas, a gastronomia. O restaurante Azul, comandado pelo chef Ernesto Oldenburg, fica em cima de uma cava subterrânea, com cerca de 250 vinhos selecionados por Elisabeth Checa, uma das maiores especialistas da Argentina (Elisabeth é mãe do chef).

O restaurante, aberto ao público geral e não somente aos hóspedes, funciona de quarta a domingo para almoço e jantar. O Azul também conta com panificação própria e apta para celíacos.

LobosLobos

Para nosso almoço, foi servido um flan de queijo bem levezinho, um bife suíno com humita (creme de milho adocicado) e, de sobremesa, podíamos escolher entre tiramisú ou tocino del cielo, uma espécie de quindim andaluz maravilhoso. É claro que optei pelo segundo! Depois do cafezinho, jogamos conversa fora pra esperar a comilança baixar. Afinal, iríamos dar um passeio de bicicleta.

aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6710-compressed
Nosso anfitrião e um dos sócios do hotel, Oscar Vermejo “Pato”.
aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6721-compressed
Entrada: flan de queijo
aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6724-compressed
Principal: medalhão suíno com humita
tocino del cielo-compressed
Sobremesa: tocino del cielo com doce de leite (Foto: Mariana Sanchez)

Na bicicletaria Lobos Bike Sport, fomos recebidos por Ignácio, que nasceu em Lobos e conhece essa cidadezinha de 40 mil habitantes como ninguém. Fiquei toda faceira por pedalar numa bici branquinha e estilosa, com freio contrapedal.

A primeira parada foi a praça 1810, batizada em homenagem ao ano da Revolução de Maio. Além do monumento “a la madre”, que tem um curioso rosto indígena, chamou atenção a diversidade de árvores ali, com palmeiras e araucárias centenárias convivendo em harmonia. Parece que antigamente cada prefeito deveria plantar uma árvore diferente na praça, daí a multiplicidade de espécies.

Lobos, perto de Buenos Aires
A vida mansa do interior.
aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6729-compressed
Com nosso guia Ignácio, prontos para pedalar.
aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6736-compressed
Plaza 1810, no centro histórico de Lobos, Argentina
aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6749-compressed
Os vitrais da igreja Nuestra Senhora del Carmen.

Fazia muito sol e o pueblo certamente dormia a siesta, mas Ignácio disse que à noitinha a praça vive cheia de gente tomando mate, proseando e passeando seus cães, principalmente no verão.

Cruzamos a rua e entramos na igreja de Nuestra Señora del Carmen, padroeira de Lobos. Lá dentro, impressionam os vitrais, o altar em mármore de Carrara e as placas no chão sinalizando que ali jazem os restos mortais do fundador da cidade, José Salgado.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Seguimos pedalando e, no caminho, passamos pela casa da família Salgado, de 1850. É mais antiga que a própria rua, já que sua construção não seguia o padrão de esquina com oitava – como se vê em Buenos Aires e região. Hoje, a casa da rua Las Heras é sede do “Lo de salgado”, um simpático hotelzinho tipo Bed & Breakfast.

Continuamos a pedalada pelas ruazinhas de pedra, pela plaza Tucumana com seu coreto tipicamente interiorano, por vários monumentos históricos e pela calle Buenos Aires – que, seguindo reto, mas na contramão, nos levaria de volta à capital.

Lobos Argentina
O genuíno comércio local de Lobos, Argentina
aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6761-compressed
Ruína em frente ao museu Perón.

Nessa mesma calle está a suposta casa natal do idolatrado presidente argentino, convertida em biblioteca, museu e declarada monumento histórico nacional. Rubén Darío Basiles (xará do célebre poeta nicaraguense) é o senhor responsável pela instituição. Jura de pé junto que Juan Domingos Perón nasceu ali em 1895 e tem “documentos que o comprovam”.

Mas há certa polêmica em torno dessa afirmação, já que muitos historiadores sustentam que Perón nasceu dois anos antes num rancho em Roque Pérez, a quilômetros dali.

De todo modo, o museu reúne itens interessantes que de fato pertenceram ao ex-presidente, como fotografias, cartazes, documentos e a mobília do apartamento onde morou quando esteve exilado na Espanha.

Lobos Argentina
A fachada da casa onde o ex-presidente (supostamente) nasceu.
aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6766-compressed
Rubén Darío Basiles, o guardião da casa-museu de Perón.

De lá, partimos de bici para o Almacen Gourmet, na própria Perón, 1065, um lugar muito charmoso que fica dentro de uma lojinha de decoração e badulaques bem fofos, chamada Almacen de Ideas. O lugar apostou tanto na gastronomia quanto no design, com detalhes adoráveis por todos os cantos. Fomos recebidos pelas donas com uma merienda muito caprichada, o que veio bem a calhar depois de uma pedalada. Como tínhamos almoçado muito, porém, provei apenas essa torta divina, com uma massa fininha de biscoito, recheio generoso de doce de leite caseiro, amêndoas inteiras e muito, muito mirtilo!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


O lugar abre de quinta a domingo e tem uma atmosfera incrível, com um quintal bem aconchegante nos fundos. Na lojinha dá pra comprar cerâmicas, objetos de decoração, utensílios para casa e geleias e patês artesanais, feitos na Almacen Gourmet. Vale muito a visita.

Lobos Argentina
Garimpando no Almacen de Ideas.
Lobos Argentina
A horta particular do Almacen Gourmet.
torta-compressed
Desnecessária a legenda. (Foto: Mariana Sanchez)

aires_buenos_blogdays_Lobos_elisandrodalcin_impressao_20160223-6803-compressed Lobos Argentina

Lobos é uma cidadezinha bem simpática. É um destino consagrado para a prática de polo, paraquedismo, pesca, esportes aquáticos e observação de pássaros na Laguna de Lobos, um dos maiores atrativos da região. Também há várias estâncias centenárias que oferecem turismo rural, como a La Candelaria.

Lobos Argentina

Como chegar a Lobos?

Para chegar até lá, vindo de Buenos Aires, você pode pegar o Lobos Bus (saídas da Bartolomé Mitre, 1760) ou um trem da linha Sarmiento na estação Once (sentido Merlo).

De carro, basta seguir pela ruta nacional Nº 3 na direção sudoeste e tomar a Nº 205 antes de chegar a Cañuelas.

Ir a Lobos e ficar no Aguará é uma boa pedida pra’quela escapadinha relaxante de fim de semana. Se quiser ir apenas para passar o dia, também pode. A gente super-recomenda!

Leia aqui outras dicas de passeios pela Argentina.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

5 comentários em “Lobos, Argentina: uma escapada relaxante de Buenos Aires”

  1. Nossa, tava vendo uma viagem pro Chile. Mas acho que vou voltar a Buenos Aires e fazer uns bate voltas assim como em Lobos. Túlio vc me indica outros?

    Responder
    • Emiliana, tem bate volta pra Colonia, Carmelo no Uruguai ou San ANtonio de Areco perto de Bs As. No nosso blog falamos de todos eles

      Responder
  2. Muito feliz pela sua visita! O brigado pela publicação! Ignacio de Lobos

    Responder
  3. ¡Muy buen relato y gran fotografía! Estuvimos felices de compartir esa actividad con ustedes 🙂

    Responder

Deixe um comentário