O duo Usina del Arte e El obrero

Ver um espetáculo musical de qualidade (e de graça!) é sempre bom. Ainda mais se depois o programa estica para um restaurante legal. É por isso que a dupla Usina del Arte + El Obrero é garantia de sucesso nas noites portenhas, contrariando a ideia de que não se deve frequentar o bairro de La Boca depois que o sol se põe.

O duo Usina del Arte e El obrero

Usina del Arte
A sensacional sala de concertos. (Crédito: divulgação)

Volta e meia escuto alguém dizer que “não tem nada de bom pra fazer em La Boca”, que o bairro é “muito perigoso” e que “quem já conhece não precisa voltar lá”. Crianças, vamos combinar que Buenos Aires não se resume a Palermo-San-Telmo-Recoleta, e que La Boca não é só Caminito e La Bombonera. Uma viagem à capital argentina pode (e deve) ser mais do que comprar tranqueiras na calle Florida, comer parrilla e tirar fotos do obelisco. Uma parte maravilhosa da história e da cultura portenha está aqui, nesse bairro incrível, e se você precisa de uma desculpa pra visitá-lo te damos logo duas.

Inaugurada há apenas cinco anos, a Usina del Arte é um espaço cultural e sala de concertos sediada onde antes funcionava uma antiga usina da CIAE, a Companhia Ítalo-Argentina de Eletricidade. O edifício de tijolos aparentes e arquitetura em estilo florentino foi construído entre 1912 e 1916, mas na gestão do ex-presidente Carlos Menem a usina foi abandonada e assim ficou por mais de uma década, até surgir em 2000 o projeto de revitalizá-la com novo uso.

O lugar tem uma das melhores salas de câmara da capital, com capacidade para 1.200 pessoas e acústica assinada pelo mesmo estúdio que restaurou o Teatro Colón. Todas as atividades que acontecem ali têm entrada gratuita, e a programação costuma ser excelente. Também é possível fazer visitas guiadas conhecendo mais detalhes da história do lugar. Veja tudo no site oficial deles http://www.usinadelarte.org/

Quando os concertos terminam, é de praxe sair às carreiras pela escadaria, cruzar a calle Agustín R. Caffarena e entrar no número 64 em busca de uma mesa.

Usina del Arte
A fachada do restaurante: de fora você não dá nada (Foto: Taste of Argentina)

O restaurante El Obrero é um típico bodegón, desses que abundam pela zona sul da cidade, só que por ter uma comida pra lá de honesta, um ambiente pitoresco e por ser absolutamente low profile, começou a atrair gente de tudo quanto é lado, inclusive celebridades. “O que Susan Sarandon, Bono Vox, Maradona e Coppola teriam em comum? Todos já comeram no El Obrero, o ‘Santo Graal’ dos entendidos em bifes”, dizia um artigo publicado anos atrás no jornal inglês The Guardian.

Quando foi aberto em 1954 por dois irmãos imigrantes das Astúrias, porém, a casa era frequentada apenas por trabalhadores do bairro (obrero significa “operário” em espanhol). Eram funcionários do porto, de frigoríficos e de fábricas instaladas nas redondezas, em geral homens que se juntavam para beber, falar alto, jogar carteado e, eventualmente, quebrar o pau.

El Obrero
El Obrero por dentro. (Foto: Serious Eats)

A clientela começou a mudar nos anos 80, quando a esposa do dono foi trabalhar lá e botou “ordem” no pedaço, dando um clima mais familiar. A comida não mudou muito: há sopas, massas, tortillas, o famoso Revuelto Gramajo todo tipo de parrilla e até peixe, o que costuma ser raro em Buenos Aires. Existe essa associação inevitável entre o porto e frutos do mar, o que torna comum os restaurantes de La Boca servirem peixe e outras delícias marítimas (embora ali tenha rio, e não mar!), enquanto nos demais bairros da capital a cultura é essencialmente carnívora. Quando vou ao Obrero, costumo pedir Brótola al roquefort e nunca me arrependo. O prato é bem servido e dá pra compartilhar. Já a sobremesa clássica da casa é o pavê de baunilha, mas por enquanto eu só conheço sua fama. Aliás, se você for e pedir uma, conta pra gente nos comentários aí embaixo? 🙂

Em meio à decoração kitsch do lugar, enquanto os comensais comem e os bebedores bebem, um senhor de idade bem avançada costuma passar pelas mesas cantando e tocando tango no violão. Quase toda noite ele está por lá. Guarde uns pesos pra ele, que vai ficar feliz e quem sabe te faça uma pequena serenata particular.

Serviço:

Usina del Arte – Agustín R. Caffarena, esquina com Pedro de Mendoza, La Boca.
El Obrero – Agustín R. Caffarena, 64. De segunda a sábado de 12h às 16h e das 20h até último cliente. Atenção: não abre nos domingos. Só aceita dinheiro.

Veja mais coisas para fazer no bairro da Boca:

La Bombonera, conheça a mítica casa do Boca Juniors.

Caminito, o que tem de bom lá?

Fundación Proa, um museu lindíssimo do lado do Caminito

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário