Apaixonados por medialunas – Dica do leitor

Hoje é a vez da Fernanda contar uma pouco da sua experiência de viagem. Ela e o marido saíram de Buenos Aires apaixonados por medialunas e hoje sonham com um Brasil onde há esse delicioso doce nas padarias. Até que não seria má ideia! Eles alugaram um apartamento pelo AirBnB em Retiro e conseguiram visitar muitos pontos turísticos, além é claro de conhecer maravilhosos restaurantes!

O casal tirou boas dicas aqui do blog e outra forma legar de montar o seu roteiro é usando o  Guia Básico: 4 dias em Buenos Aires ou o Guia Lado B dos pontos turísticos de Buenos Aires. Eles trazem diferentes atrações superinteressantes ao redor da cidade. O primeiro roteiro são os pontos turísticos mais tradicionais e o segundo, mostra o Lado B, o lado mais desconhecido de Buenos Aires, mas não menos importante.

dica_do_leitor_4

Vontade de voltar: é só isso que sinto. Eu e meu marido ficamos sete dias em Buenos Aires agora em agosto e foi inesquecível. Quando decidimos fazer esta viagem, há dois meses, tive que convencer o maridão que de tudo caberia dentro do orçamento e que usaríamos apenas as minhas economias de curto prazo. Comecei então a fazer pesquisas na internet e as minhas principais referências foram o site Aires Buenos e o canal De passeio por (confesso que criei uma amizade platônica com a Beta). Foi uma diversão estudar sobre a cidade, ler as dicas dos outros leitores, assistir vídeos sobre a cidade e planejar o nosso próprio roteiro. É claro que não ocorreu tudo conforme o programado, mas não poderia ter sido melhor (melhor mesmo só se as medialunas também existissem no Brasil).

Antes de mais nada, sugiro que baixem o aplicativo CómoLlego. Você indica onde está e para onde quer ir; o aplicativo te diz a distância do trajeto e como chegar de transporte público, inclusive que linha de ônibus pegar e onde descer, por exemplo. Melhor do que isso, impossível!

Mas vamos lá, quero dividir com vocês como foi o nosso passeio e dar algumas dicas que podem ajudar àqueles que pretendem ir para Buenos Aires.

Chegamos pelo Ezeiza numa quinta-feira à tarde (dia 06/08). Eu havia contratado um serviço de transfer (Marcelo Bautista) e o serviço foi ótimo. Alugamos um apartamento pelo site airbnb.com, sendo que não poderíamos ter feito escolha melhor. A localização foi perfeita, no bairro Retiro, praticamente em frente à Plaza San Martin. Ficamos próximos do Centro, de uma estação de metrô e de muitos lugares para comer. Sem contar que, como estávamos entre o Centro e a Recoleta, fizemos muitos passeios a pé. Na casa de câmbio nos indicaram jantar no Cassino de Puerto Madero, no restaurante Pleno Buffet. Não sei como funciona nos demais dias, mas nos disseram que nas quintas-feiras havia uma promoção com tudo incluso (comida e bebida) por um preço bem camarada. Melhor jantar de todas as noites! E ainda tinha um show de música latina que deixava o ambiente muito animado. Superindicado.

dica_do_leitor_1

No dia seguinte tomamos café num lugar delicioso, chamado Las Medialunas Del Abuelo (neste momento eu já havia me apaixonado perdidamente pela medialuna dulce).

Em seguida fomos fazer o passeio com o ônibus turístico e curtimos muito. Descemos no Planetário, mas estava fechado para manutenção, então fomos caminhando até o Rosedal. Havia chovido muito e tinha muita água empoçada, mas mesmo assim o lugar é lindo, mesmo sem estar com as rosas floridas. Seguimos com o passeio de ônibus e descemos no Teatro Colón.

Após tirar as fotos com o Obelisco, almoçamos num restaurante chino na Av. Corrientes e achamos ótimo pela bagatela que pagamos. Continuamos o passeio até o bairro La Boca, sendo que descemos no Estádio do Boca Juniors e fomos andando até o Caminito pois é bem pertinho. Achei que eu não iria gostar do lugar, diante de tudo o que li, mas acabamos ficando um bom tempo por lá. Meio pega turista sim, mas só para os menos desavisados, que não era o nosso caso.

A próxima descida foi em Puerto Madero, que é lindo demais. Caminhamos pelo porto, visitamos a fragata Sarmiento e depois voltamos com o ônibus até a Plaza San Martin, que foi o nosso ponto de início. O jantar foi no restaurante Broccollino. Escolhemos um prato que tinha quatro massas com quatro molhos diferentes, mas foi muita comida para um casal e achei um desperdício. Gostoso sim, mas nada extraordinário.

dica_do_leitor_5

Sábado tomamos o café da manhã no Grand Café. O lugar é uma graça, decoração singular e bom atendimento. Pedimos croissant e medialuna, sendo que ambos estavam quentinhos ainda, tudo bem servido, um capricho. Em seguida fomos caminhando até a Recoleta com o objetivo de passear no cemitério. E adoramos, de verdade. Eu havia assistido um vídeo no Aires Buenos sobre algumas histórias dos habitantes deste local e foi muito legal encontrar os túmulos destas histórias (Túlio, onde estava o coveiro? Não achamos o homem, rsrsr). Depois fomos caminhando até a Floraris Generica para tirar algumas fotos e voltamos de táxi para o Centro. Lanchamos no Mostaza das Galerias Pacífico e também experimentamos o sorvete de doce de leite do Freddo, que é uma delícia. Como almoçamos tarde, à noite saímos caminhando a procura de um barzinho qualquer na Av. Reconquista e achamos o Bárbaro Bar (ou Bar o Bar). Assim, a noite foi de chopp e petiscos, com ótimo som ambiente, sem contar que o lugar é histórico e todo decorado com obras de arte. Ótima opção para um happy hour.

Domingo, dia de Feirinha de San Telmo! Andamos de subte pela primeira vez e tomamos o café da manhã no Tortoni. Não pegamos fila para entrar no Café Tortoni como muitos relatam, e acredito que seja pelo fato de que muitos turistas tomam o café da manhã no hotel, então fica a dica.

dica_do_leitor_2

Depois caminhamos para a Plaza de Mayo, visitamos a Catedral e tentamos fazer a visita guiada na Casa Rosada, mas não estava funcionado devido às eleições primárias que aconteciam naquele dia. O Museu Casa Rosada também estava fechado pelo mesmo motivo e desta forma, seguimos para a Feira de San Telmo. Muitas coisinhas legais, artesanato e antiguidades, sem contar no clima agitado e alegre, com apresentações musicais e comidinhas de rua ao longo da feira. Almoçamos na La Continental e experimentamos as famosas empanadas, que eram uma delícia.

Mesmo com um pouco de chuva pela tarde, nada nos abalou, e ainda por cima consegui tirar a foto com a Mafalda sem pegar a fila gigante que tinha antes da chuva. Pela noite, novamente nos aventuramos no subte e fomos até a pizzaria Guerrín. O queijo deles é coisa de outro mundo e a Fugazzeta é o que há de melhor (para quem gosta de cebola, é claro).

Segunda-feira o dia amanheceu de cara feia e demoramos pra sair do apartamento. Por fim, pegamos o subte e fomos até a Confeitaria Las Violetas. Eles têm duas opções de bandejas de café, com sanduíches, tortas e biscoitinhos, que para nós dois valeu de almoço e ainda sobrou comida. O lugar é lindo, renderam belas fotos, mas acabamos escolhendo quantidade e não qualidade. Por fim, fiquei com a sensação de que teríamos comido coisas mais gostosas se tivéssemos escolhido individual no cardápio, ao invés de pegar a bandeja. Fica a dica!

Como o tempo ainda estava chuvoso, depois de fazer mais câmbio, fomos até o Malba. Confesso que não entendemos muito de arte e escolhemos ir ao museu para fugir da chuva, mas valeu a visita. Na saída, com o tempo melhorando, fomos caminhando até o Jardim Japonês e no final da tarde até abriu um solzinho por lá. O lugar é pequeno, mas rende um bom passeio, pois é cheio de detalhes e achei bem romântico pra ir de casalzinho.

dica_do_leitor_6

Na volta, paramos num quiosco para comprar alfajor e doce de leite. Não me perguntem o nome do lugar, pois nem olhei, mas eles vendem boas marcas de alfajor por um ótimo preço. A marca La Recoleta foi a melhor opção que encontramos considerando sabor e preço, mas acabei levando também uma caixa de Cachafaz, porque amei este alfajor e achei que podíamos nos dar ao luxo. Descobri este quiosco através de um dos milhares de vídeos que assisti na internet e é bem fácil de achar, fica bem próximo à Plaza San Martin. Qualquer coisa, é só pedir para o taxista: Reconquista com Esmeralda (fica no cruzamento destas duas ruas). A noite foi reservada para o show de Tango e nossa escolha foi a Esquina Carlos Gardel. Tudo um luxo e, como não estamos acostumados com este tipo de ambiente, o evento rendeu algumas risadas. O atendimento foi impecável, o jantar muito gostoso e o show foi realmente incrível.

Na terça-feira o sol apareceu discreto e fomos provar os cafés do Starbucks. Em seguida, partimos de ônibus até a Plaza Itália e passamos uma longa e divertida manhã no Zoológico de Palermo. De lá fomos conhecer a livraria El Ateneo, na Av. Santa Fé, tiramos algumas fotos e só. Depois do almoço, reservamos a tarde para descansar, já que o plano para a noite era ver o entardecer em Puerto Madero.

Fim de tarde, desistimos de ir de ônibus e fomos caminhando mesmo, só para ver o movimento. Puerto Madero é mais lindo ainda de noite e o passeio foi tão bom que a volta também foi a pé. Sentimos-nos muito seguros caminhando neste horário pela região, mas não pode dar bobeira com celular, por exemplo. Por fim, o nosso último jantar em Buenos Aires foi no restaurante Al Carbon, na Av. Reconquista. E não poderia ter sido melhor, pois tanto o bife de chorizo quanto o ojo de bife estavam muito saborosos (meu preferido: ojo de bife, sem dúvida!).

dica_do_leitor_3

No último dia, tínhamos apenas a parte da manhã para aproveitar. Como forma de despedida das medialunas, nos deliciamos novamente com a variedade de facturas do Las Medialunas Del Abuelo e em seguida fomos para o Museu Casa Rosada. O lugar é fantástico e tem uma história incrível, pois na verdade são ruínas que ficaram enterradas por anos, antes de serem transformadas em museu. Depois de lá foi só correria: almoço rápido no chino, gastar o resto dos pesos com mais alfajores, fechar as malas e partir para o aeroporto.

Este relato ficou um pouco extenso, mas é impossível resumir a grandiosidade turística que Buenos Aires nos proporcionou. Também ficou um tanto gastronômico, mas só porque comer é muito bom! E posso dizer que comemos muito bem, mesmo não frequentando só restaurante de turista.

Por fim, voltamos com a sensação de que aproveitamos o máximo e com a vontade de voltar um dia para aproveitar tudo que não foi possível. Mas fica para a próxima, quando certamente veremos o Lado B de Buenos Aires…

dica_do_leitor_7

Sua viagem foi muito gostosa Fernanda! E sim, é muito bom caminhar por Puerto Madero respirando o ar portenho. Foi uma sábia escolha essa de ir e voltar andando para lá. E não há problema algum em ter sido uma viagem mais gastronômica, esse é um dos pontos fortes de Buenos Aires. Tenho certeza que vocês não se arrependeram!

E se você gostou dessa dica e quer ler mais relatos de leitores, visite a categoria  DICA DO LEITOR.
Mas para quem já visitou Buenos Aires, não deixe de contar sua experiência ao mundo! Escreva para nós! É só mandar um texto com algumas fotos para airesbuenosblog@gmail.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários

1. Só saudades de BUE, obrigado pelo relato, e deixo aqui minha dica de medialunas. São duas, a primeira é num lugar onde vc passou rapidamente pelo que li, o Museu Bicentenário, no fundo do Museu tem um café muito bonito que serve umas medialunas na manteiga deliciosas. O outro é a rede Panaderias del Pueblo, tinha uma pertinho do nosso hotel em Montserrat, mas tem várias outras, só procurar no google.
    E realmente o ComoLlego é A mão na roda de BUE, sempre nos guiamos por ele.
    Abs.

• Fernanda Knoch

Obrigada pelas dicas de medialunas, certamente iremos retornar à BsAs e poderemos aproveitá-las rsrsrs Abs

2. Vinicius Drummond

Show o relato, boas dicas para seguir!!

Em questão dos preços, como andam? Almoço e tals

• Fernanda Knoch

Oi Vinicius, vai depender muito do lugar. Tem opção para todos os bolsos se não se importar em comer por quilo nos restaurantes chinos, no qual chegamos a pagar R$20 o casal sem bebidas. Assim, é possível reservar a grana para um jantar mais top, por exemplo. Também almoçamos empanadas, que são deliciosas e deve ter custado em tordo de uns R$40 o casal. Os restaurantes a la carte realmente vão ser mais salgadinho, em geral pagamos jantares em torno de R$120 à 150 o casal (bebendo refri e cerveja). O Pleno Buffet do Cassino foi a melhor opção custo/benefício: R$62,00/pessoa com comida/bebida livre + show. Os nossos cafés da manhã também variaram muito, mas as medialunas são baratinhas srsrsr
      Ah, estes valores considerei o câmbio do peso à 3,95, que foi o que conseguimos trocar na época. Então também vai depender de como está o câmbio.

3. Alan César

olá, dia 05/10 estaremos ai eu e minha esposa em B.A. Ficaremos por sete dias. Você acha que 1000 pesos por dia é o bastante?
    Como está a economia por ai?
    Aguardo. Obrigado.

• Fernanda Knoch

Oi Alan, também ficamos por sete dias, mas 1000 pesos pode ficar apertado, viu! Fiz as contas aqui e gastamos em torno de 1300 pesos por dia, considerando três refeições por dia, um show de tango na viagem, passeios/entradas, táxi/metro/ônibus e comprinhas bem básicas de turista. Acho que fomos econômicos até, mas assim, depende muito do objetivo de vocês, do estilo de viagem que querem fazer. 1000 pesos por dia? É possível sim, mas terão que abrir mão de algumas coisas, talvez do show de tango, ou se vão ficar em hotel, não vão ter o custo do café da manhã, por exemplo. Para economizar, andem à pé, de ônibus, de metrô, procurem os restaurantes por quilo, comam empanadas, pizza…, façam os passeios que são grátis, como parques e alguns museus e pesquisem antes, o máximo que conseguirem. Se quiserem mais dicas, ficarei contente em ajudar, me faz muito bem lembrar de Buenos Aires!! Boa viagem!

4. Vinícius Melo

Tulio e demais amigos do Aires Buenos, primeiramente queria dizer que o Blog está sendo de fundamental importância para definirmos nosso roteiro. O trabalho de vocês é espetacular!
    Montamos uma prévia do nosso roteiro, e gostaríamos da sua opinião (e dos demais leitores) se o mesmo está bom:
    Vamos lá:

1º dia (quarta): chegada em Bsas por volta das 9:30. Iremos direto para o Querido (indicação do blog), deixaremos nossas malas e sairemos para dar uma volta no bairro e almoçar (a princípio no Salgado Alimentos, por indicação do blog). A tarde, planejamos dar uma volta pelos outlets da região, comer no Burger Joint e voltarmos para o hotel para dormir cedo, já que estaremos cansados da viagem.

2º dia (quinta): saída do Querido para a Recoleta. Pela manhã, Jardim Japonês, Rosedal e Planetário. A Tarde, Museu Del Arte Decorativo, Flor MEtálica, Faculdade Nacional de Derecho, MALBA, Museu Nac Bellas Artes, Cemitério, Hard Rock

3º dia (sexta): Lujan (Zoo e Basilica)
    Indo na Linha 57 conseguimos parar na Basilica?
    O serviço do Fabebus é confiável?

Na volta a Bsas, jantar no La Cabrera.

4º dia (sábado): Pela manhã, Caminito e Bombonera. A tarde: Obelisco, Teatro Colon, Galerias Pacifico, Torre de Los Ingleses, Casa Rosada, Plaza de Mayo, Catedral Metropolitana, Cabildo e Café Tortoni. A noite iremos a um tango, mas não conseguimos definir ainda qual, pois estou com dificuldades de achar os valores.

5º dia (domingo): Feirinha San Telmo. Fim da tarde/noite, Fuerza Bruta.

6º dia (segunda): Por enquanto estamos só com uma ida a Puerto Madero, onde passaremos a tarde e início de noite (conhecer Casino, restaurantes etc). Alguma sugestão para encaixar aqui? Ou um dia inteiro para Puerto Madero pode ser interessante?

7º dia (terça): passeio por Villa Crespo pela manhã. Almoço no Parrilla La Carbon e volta ao hotel para voltarmos ao Brasil.

O que acham?

• Manu

Olá Vinícius, tudo bem?
      Bom… estive duas vezes em Bs As, e posso te dizer que talvez você não consiga fazer tudo o que planejou para o 2º e o 4º dia. Claro que isso depende de cada um, mas tem muita coisa na cidade que nos deixa encantados e com vontade de ficar um certo tempo admirando, observando, descobrindo…
      Sobre Puerto Madero e passar o dia inteiro por lá, acho que só se estiver com muito tempo livre. Se não for o caso, é como a Fernanda falou: é muito lindo de noite!
      Quanto ao show de tango, já assisti o “Sensaciones del Tango” do Café Tortoni,. Ele ocorre na sala “La Bogeda”, e nas duas vezes que fui, o show tinha três casais de dançarinos e musica ao vivo. É para quem curte algo que se aproxima do tradicional. Além disso, sempre achei o preço honesto, além de ser num lugar lindo e cheio de história. A dica para não enfrentar fila é comprar o ingresso durante o dia, quando estiver passeando pelas redondezas. E se comprar para assistir no dia seguinte ou depois, dá para escolher as melhores mesas!
      Espero ter ajudado. Boa viagem!

5. Fernanda Knoch

Oi Vinícius, bem legal o seu roteiro. É importante deixar um dia livre no final, assim se chover ou ficarem muito cansados para seguir o planejado, terão esta opção para fazer o que ficou faltando ou incluir algo que descobrirem ao longo da viagem. Vai por mim, na hora de planejar queremos fazer mil coisas, mas cansa um pouco ser turista e a previsão do tempo é maluca!
    Sugestão para encaixar antes da ida à Porto Madero: Museu Bicentenário pela manhã. Só fique atento pois tem dias que não abre. Se gostam de história, vão gostar deste museu.
    Uma dica sobre o show de tango: também tive dificuldades para escolher. Escolhemos um show mais tradicional, na Esquina Carlos Gardel. Não tenho como dizer se é o melhor ou pior pois não fui em outros, mas gostamos bastante, valeu a pena. O preço é salgado, mas ainda assim é mais barato comprar lá do que pela internet. Pagamos 1800 pesos (com o câmbio a 3,95 ficou R$455 o casal) com transporte, jantar e show. Boa viagem!

6. Vinicius Drummond

Ola Fernanda!! Realmente é oque você disse. 1000 pesos/dia fica apertado e olha que nem fomos a show de tango!! Estamos aqui essa semana e é maravilhosa a cidade. Ainda não andamos de sube, achei que era complicado mas dizem que é fácil. Os valores que você informou foram ótimo.. Nos demos ao luxo de almoçar no lá cabrera o menu executivo.. Deixamos quase 500,00 pesos lá kkkk

• Fernanda Knoch

Oi Vinicius, que bom que conseguiram aproveitar as dicas. A cidade é mesmo maravilhosa né!? Sobre o Subte, vale a pena dar uma conferida viu! Onde moramos aqui no Brasil não tem metrô então já foi uma novidade, mas além disso achei o máximo as diversas obras de arte que decoram as estações. Se tiver interesse, dá uma olhada neste vídeo da Beta do canal De passeio por: https://www.youtube.com/watch?v=TcVe5BBUvuo&feature=youtu.be
      Nós alugamos um cartão Sube na Câmbio Virtual (fica na florida e eles tem página no facebook). Pagamos 50 pesos e como devolvemos no último dia, nos devolveram 20 pesos. Daí você carrega o cartão na estação de metro mesmo e também pode usar no ônibus.
      E se forem ficar até quinta-feira, confere se ainda tem aquela promoção do Pleno Buffet no Cassino e vão conferir o banquete (tem que reservar). Não irão se arrepender.