5 coisas que Buenos Aires pode aprender com outras cidades turísticas

5 coisas que Buenos Aires pode aprender com outras cidades turísticas

Depois de fazermos um post falando 5 coisas que Buenos Aires pode ensinar a outras cidades turísticas, chegou a vez do contrário. A capital argentina pode ter vários pontos positivos, mas ainda tem muito a mudar no quesito turismo. É só sair e viajar um pouco pelo mundo para ver ótimos exemplos de coisas simples que podem servir muito bem para que os portenhos melhorem o trato para com os turistas

Vamos lá então para a lista de 5 coisas que Buenos Aires pode aprender com outras cidades turísticas

1. Limpeza

Vamos ser sinceros. Buenos Aires é uma cidade suja e dependendo dos bairros bastante fedida. E não é só culpa do governo, mas também da população. Gente que joga lixo na rua sem cerimônia, cocô de cachorro na calçada, restaurantes que jogam lixo a céu aberto que depois é vasculhado por catadores. Um verdadeiro caos. Algumas áreas como Palermo e Recoleta até se salvam um pouco, mas o Centro e San Telmo são muito problemáticos.

Ninguém quer visitar um cartão postal feio e fedido, né? Mas o pior é que a cada ano que passo, com a deterioração da economia do país as coisas só pioram. É muito comum ouvir de turistas que já visitaram Buenos Aires mais de uma vez a frase “A cidade está com cara de abandonada”.

2. Atendimento

los-angelitos

Os portenhos ainda não se ligaram que um bom atendimento é lucrativo, rende mais e faz com que clientes voltem. Aqui é mais do que comum ser esnobado pelo garçom, ser atendido com cara fechada por vendedores de loja, ter que lidar com má vontade de funcionários preguiçosos ou tolerar taxistas arrogantes e grossos. Tem horas que você compra uma coisa e é como se estivesse fazendo o favor para a loja. Um descaso total. Eu que moro aqui acabo sempre evitando esses lugares, cheguei até a fazer minha lista negra aqui no blog.

Depois de fazer turismo na costa oeste americana que percebi o tamanho da diferença no atendimento. Em toda loja que entrava alguém dizia bom dia ou soltava um “how are you today”, sempre sorridentes e solícitos. Aqui em Buenos Aires isso é raridade. Pode ser até mal de cidade grande, mas mesmo assim, quem quer conquistar um turista precisa começar pelo básico: tratá-lo com o mínimo de respeito.

3. Preços

Existem dois problemas de preço. O da inflação que afeta todo o país  e o oportunismo de alguns lugares. Contra o primeiro o turista não pode fazer nada, os preços oscilam mesmo e o buraco é bem mais embaixo. Já contra o abuso é só se informar e evitar lugar careiro. A dica é bem simples. Quanto mais turístico for o lugar, maior será o valor cobrado em algo para quem viaja. Cerveja, refrigerante, artesanato, lembrancinhas. Eles querem faturar muito em cima da desinformação do turista, o que acaba gerando verdadeiros abusos.

É só ir em qualquer bar da Plaza Serrano para ver isso. Tudo bem que o bar precisa lucra, mas cobrar 90 pesos numa cerveja que é 20 pesos no supermercado é um absurdo. Até entendo o turista ir, porque ele não tem noção do preço das coisas, mas realmente não consigo conceber os locais pagando esse preço lá. Será que estão rasgando dinheiro?

4. Proteção ao turista

Uma das coisas que mais me irrita em relação ao turismo na cidade. Todo mundo sabe que existem notas falsas, mas não fazem muito para alertar os turistas. Todo mundo sabe que tem gente que dá golpe na hora de trocar dinheiro no paralelo, mas os doleiros estão em dezenas na Calle Florida. Também sabem que taxistas de Ezeiza e de Aeroparque são mestres em dar voltas nos turistas. Mas alguém faz alguma coisa? Não, são problemas que cagam a cidade logo que a pessoa chega e não vejo atuação nenhuma. Descaso.

Custava ordenar e regular os táxis dos aeroportos? Custava fiscalizar as casas de câmbio e prender os canalhas?

5. Segurança em geral

Tudo bem que esse item é comum a todas as cidades brasileiras, mas não é por isso que vamos perdoar. Principalmente de noite algumas áreas exigem um cuidado especial do turista. Centro e San Telmo principalmente. O Bairro da Boca é outro onde o visitante precisa ficar atento, principalmente quando sai da área em torno do Caminito. Evite se embrenhar no meio do bairro. Já ouvi bastante casos de roubos a turistas ali.

E na sua opinião, que outra lição Buenos Aires pode aprender de grandes cidades turísticas do mundo?

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

7 comentários em “5 coisas que Buenos Aires pode aprender com outras cidades turísticas”

  1. Voltei ontem de Buenos Aires e a história dos cocôs de cachorro continua a mesma.. fiquei em Palermo Soho e as ruas pareciam campos minados.. um horror!!
    Como eu pouco faço compras quando viajo, não me liguei se foram ou não grosseiros comigo.
    Quanto à segurança, precisa realmente ficar de olho nos seus pertences.. não pode distrair porque lá existe muito furto. Mas aqui no Brasil existe assalto à mão armada, logo somos experientes em nos cuidar..
    Uma dica, peguem táxi com aplicativo, além de ser mais seguro, os carros são mais novos e limpos.
    Por fim, Buenos Aires, apesar desses problemas ainda é um lugar incrivelmente charmoso e bonito para viajar, incrível para comer bem e com preços justos..
    Adorei e quero voltar!!

    Responder

Deixe um comentário