Todo mundo sabe que Comer bem em Buenos Aires é parte importante de qualquer viagem para a capital argentina.
Mas muitos turistas acabam estranhando certas coisas típicas da cidade.
Para você não passar aperto e aproveitar o máximo para comer bem em Buenos Aires, com garfadas sossegadas, aqui algumas dicas valiosas.
Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)
Comer bem em Buenos Aires: o que você precisar saber
Antes que você estranhe alguma coisa nos restaurantes de Buenos Aires, veja as nossas dicas sobre algumas especificidades da capital argentina.
Índice:
7 coisas para saber e comer bem em Buenos Aires
Dicas extras de Buenos Aires: |
1. Taxa de Cubiertos
Não se assuste com uma taxa extra em Buenos Aires que não existe no Brasil chamado taxa de cubiertos. Alguns restaurantes cobram a taxa de cubiertos, que é algo como “taxa de talheres”.
Sim, é uma cobrança ridícula e imbecil, mas faz parte da tradição. É como um hotel cobrar taxa por você usar o travesseiro 🙂 . Bem idiota mesmo! Geralmente quando cobram evito dar gorjeta.
Felizmente, muitos lugares estão deixando de cobrar isso, mas não se assuste se acontecer. Bom saber que a taxa varia conforme o estabelecimento e ela deve vir expressa no cardápio.
Passeio => Parque de La Costa em Tigre (com transfer e ingresso)
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
2. Gorjeta
Gorjeta em espanhol chama-se “propina”. Não é como no Brasil, que já vem explicitada na conta final com o valor fixo de 10%. Elas nunca estão incluídas na conta.
A tradição manda deixar 10%, porém faça o que a sua consciência mandar, pois não tem um valor fixo. Se você não foi bem atendido e não quiser pagar, não precisa, não é algo obrigatório.
Outra coisa, ela deve ser dada em dinheiro. Existe uma lei na Argentina que impede que a propina seja cobrada em cartão de crédito.
Depois de receber a conta, pagar e receber o troco, deixe o valor que você calculou na mesa quando for sair. O garçom pega depois.
Transporte => Transfer privativo de/para o aeroporto Ezeiza
3. Cartão de Crédito
Preste atenção prque muitos restaurantes apenas não aceitam e nem adianta reclamar. Se informe antes de ir para não passar apertado.
É tradição argentina essa aversão ao sistema bancário. Culpa da crise de 2001, mas também há outras razões. Uma, óbvia, é a taxa cobrada pela bandeira do cartão de crédito ao estabelecimento, outra é a sonegação de impostos.
Quando o dinheiro não entra no sistema bancário, ele quase nunca é contabilizado oficialmente.
Mas, pense bem antes de usar. A taxa de câmbio utilizada pelo cartão é a taxa oficial, que sempre é desvantajosa, para nós, em relação ao que nós conseguimos trocar pelo câmbio paralelo. Ah, e ainda incide o IOF.
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
4. Guia Óleo de Restaurantes
Está com dúvidas sobre onde comer? Se o lugar não está no nosso clássico Guia Aires Buenos de Restaurantes, apele para o Guia Óleo | Melhores Restaurantes.
Muito difundido, o site possui praticamente todos os estabelecimentos da cidade com comentários de pessoas, algo como uma rede social dos comilões. E ele raramente erra!
Fique esperto, pois rolam muitos descontos lá também.
Sua escala vai de 0 a 30 na comida, se for maior que 20 nem duvide que é muito bom! Também é muito útil para saber se aceitam ou não cartão de crédito.
Pesquise opções de hospedagem em Buenos Aires aqui!
5. Boemia da janta
O horário de jantar é tarde para padrões brasileiros, a partir das 22h que começam a ficar cheios os restaurantes. Alguns só abrem às 20h30 ou 21h e muitos bombam até muito tarde.
Eu mesmo já cheguei em alguns restaurantes perto da 1h da manhã e fui super bem atendido. Por isso, decida-se. Ou aguente a fome e jante no horário dos portenhos ou coma em lugares vazios.
Dica boa => Bate e volta para Colonia dal Sacramiento, no Uruguai
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto.
6. Arroz, o que é arroz?
O arroz definitivamente não está na dieta básica do argentino. A galera simplesmente não come arroz como a gente come. Além do mais, ele não é feito gostosinho como no Brasil, por isso não estranhe se te servirem algo sem sal e cheio de água.
Também é comum encontrar arroz gelado em saladas, o que pode ser bem bizarro para alguns. Minha sincera dica é nem tentar. Os únicos lugares onde você vai comer um arroz bom na cidade são restaurantes chineses ou brasileiros.
O acompanhamento das carnes – os pratos principais em 99% das vezes – é batata, ou, como dizem, papas, às vezes com algum outro legume ou salada.
Confira => Passeios em Buenos Aires e arredores
7. Fast Food só em último caso
Acho a coisa mais jacu do mundo turista brasileiro comendo em McDonald’s em Buenos Aires. É como ter várias Ferraris e Lamborguinis a sua disposição, mas acabar escolhendo um Fiat Uno básico para andar.
Aproveite a viagem para conhecer a cultura pelo estômago. Abra sua mente e sua pança para coisas diferentes e tenha uma verdadeira experiência argentina.
Além do mais, o McDonald’s, como a maioria das outras cadeias de fast food aqui, tem um péssimo atendimento e é super lento. Use somente como banheiro!
Você teve algum problema com seu voo? Atrasos, cancelamentos, overbooking? VOCÊ TEM DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO! Deixa na mão da AirHelp, que eles resolvem! |
Onde ficar em Buenos Aires?
Buenos Aires tem opções de hospedagem espalhadas por vários bairros interessantes, cada um com suas características bem particulares: Palermo, Recoleta, Centro, San Telmo, Puerto Madero…
Neste caso, você tem que avaliar o seu perfil de viajante e, conhecendo os bairros da cidade, fazer a sua escolha.
Para te ajudar, aqui nós já publicamos diversos artigos com dicas sobre onde se hospedar em Buenos Aires:
E o nosso parceiro blog Turista Profissional também já publicou diversos artigos sobre o tema:
- Onde ficar em Buenos Aires (dicas de hotéis e bairros)
- Ibis Buenos Aires
- Hostels em Buenos Aires
- Hotéis baratos em Buenos Aires
- Hotéis no Centro de Buenos Aires
- Apartamento de temporada em Buenos Aires
- Dica de hotel em Buenos Aires: Meliá Recoleta Plaza
- 5 hotéis boutique em Buenos Aires
- Onde dormir em Buenos Aires (mais de 20 sugestões para diversos orçamentos)
Para pesquisar outras hospedagens na cidade, clique aqui
Como ter internet 100% do tempo em Buenos Aires?
Para permitir o acesso à internet durante sua estada em Buenos Aires, você pode adquirir um chip International America Chip antecipadamente no Brasil via compra online.
O chip é enviado diretamente para sua casa, permitindo que você desfrute de conectividade total com a Internet quando chegar na Argentina!
O processo é fácil: basta trocar seu cartão SIM padrão pelo cartão SIM internacional assim que chegar ao destino escolhido. Pronto, você está pronto para ficar conectado online.
Além do mais, seu número de WhatsApp permanecerá o mesmo, nada muda!
Contrate aqui seu chip internacional para Buenos Aires
Como contratar passeios e excursões em Buenos Aires?
A perspectiva de descobrir destinos desconhecidos onde se fala uma língua estrangeira pode gerar alguma inquietação ao empreender uma viagem de forma independente.
Contudo, para aqueles que assim o desejarem, existe a alternativa de participar de uma excursão guiada conduzida por um profissional com habilidades em inglês ou espanhol. Essa opção proporciona a oportunidade de explorar as atrações turísticas de Buenos Aires de maneira mais serena e segura.
Para explorar opções e efetuar a reserva de seu grupo de excursão, aconselhamos visitar os sites Get Your Guide ou Civitatis, uma vez que ambos são completamente seguros e de utilização intuitiva.
Contrate passeios e excursões por Buenos Aires e arredores
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou brasileiro e moro há vários anos em Buenos Aires. Cansei de ver brasileiros entrando em roubadas na cidade, por isso sempre tento trazer dicas e as últimas informações para quem quer conhecer a capital portenha. Trabalho no Departamento de Criação da Fox International Channels.
Você pode me achar no Google+
Tenho vontade de conhecer a argentina, porque gosto muito do rebelde way, mas não ficaria jamais sem o arroz e feijão de cada dia.
Adorei as dicas!
Vou me lembrar disto. 😉
Olá!. Nas vezes em que estive em BA encarei em alguns restaurantes (e eram bons!) a tal taxa de cobiertos, que na verdade não havia entendido muito bem… Como estava a passeio, aceitei a “jaca” e deixei a gorgeta pelo bom atendimento. Mas afinal, a taxa fica para quem? para o estabelecimento ou é dividida entre os garçons? Abr!
em tempo, .. “cubiertos”
Pelo que eu sei cubiertos vao para o local e nao para os garcons.
Eu vou visitar um amigo.gostaria de levar 3 coisas aqui do Brasil pó de café feijão e uma panela de pressão será que poso levar
Lilia, feijao as vezes pode ser confiscado
Túlio e o arroz argentino, uma eterna milonga. Túlio, tomate unas copas u olvidaste el arroz pibe.
como brasileira e fã incondicional de arroz digo que sofri bastante quando morei em buenos aires. uma vez tentei comer em um tenedor libre chinês e não gostei do arroz porque tinha tudo dentro, presunto, ovo, ervilha e sei lá o que mais. depois comecei a comprar no supermercado mesmo para cozinhar, mas nenhuma marca ficava gostosa e eu fazia do mesmo jeitinho que no brasil (aliás, eu e um colombiano que morava comigo). A solução pra mim foi comer em restaurante peruano… tem um prato no Chan Chan que é arroz, feijão branco e carne cozida, parecia comida de minha vó <3
Quero conhecer esse prato no Chan Chan!!! Valeu a dica.