Crise na Argentina: o que muda para o turista

Estamos recebendo muitos comentários de leitores preocupados com a crise na Argentina, muitos pensando em cancelar a viagem ou adiá-la.

Entendemos a preocupação de todos, mas achamos que o noticiário no geral é sempre bastante pessimista quanto a situação dos hermanos. Sim, a coisa está ficando cada vez mais preta, mas está tão ruim assim? E o que isso tem a ver com os turistas?

Não é caso para mudar seus planos e nesse post vamos explicar os porquês.

Crise na Argentina: como afeta a sua viagem?

1. Inflação descontrolada

crise na argentina
Foto: Wikipedia

Como já comentamos nesse post sobre a inflação, pouca coisa muda pro turista brasileiro. Na verdade ele acaba se beneficiando disso tudo, já que o peso se desvaloriza e o real e o dólar acabam valendo mais.

Os preços da cotação no paralelo estão altíssimos. Uma nota de 100 pesos, que no início dos anos 2000 valia 100 dólares, hoje vale cerca de 7 na cotação blue, como chamam na Argentina. Porém antes de se aventurar, leia nosso post onde jogamos a real sobre o mercado paralelo de câmbio.

2. Manifestações

crise na argentina
Foto: La Nación

No dia 29 de agosto de 2014 tivemos a segunda greve geral do ano. Muitos voos foram cancelados e o noticiário destacou bastante todas as manifestações. De resto a cidade funcionou normalmente como sempre. Vale esclarecer que esses protestos são nas vias de acesso da cidade, a maioria bem longe do centro. Ou seja, o turista que anda pelo Centro, Recoleta e Palermo mal vê isso. Obviamente as notícias não mostram que esses bairros, no dia de manifestações, ficam super tranquilos e nada muda.

Além disso as manifestações desse tipo são bem pouco espontâneas. São organizadas por sindicatos e não pelo povo, como são os cacerolazos. A polícia também, ao contrário do Brasil, é bem tolerante e raramente acontece um quebra-quebra.

3. A presença da crise

crise na argentina
Foto: Wikipedia

É inegável a presença da crise na cidade e isso é bem mais sentido por turistas que já conhecem Buenos Aires de viagens anteriores. Dizem que principalmente o centro está mais feio e existem mais pichações. A Calle Florida cada vez tem menos apelo e movimento. Já a criminalidade pouco mudou, pelo menos dentro da capital argentina.

Porém muitos turistas acabam se surpreendendo. Ouvem direto no Brasil que o país está um caos e em crise, mas chegam em Buenos Aires e encontram restaurantes cheios, pontos turísticos lotados e a cidade bastante viva.

Como morador da cidade de anos, vejo que a crise é um problema muito mais de quem vive o dia a dia aqui. O argentino classe média que vê a cada mês seu dinheiro valendo menos e que não consegue fazer planejamento econômico por causa da inflação é o mais afetado. Para quem vem passar uns dias em Buenos Aires isso é indiferente. Ou seja, não é caso de cancelamento de viagem!

Você visitou Buenos Aires recentemente? Viu alguma diferença na cidade? Comente com a gente!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

44 comentários em “Crise na Argentina: o que muda para o turista”

  1. boa noite Túlio, td bem? estarei embarcando no dia 15 de setembro , me diz uma coisa então vc acredita q não vai ter outra paralisação de voos por causa de greve pq ta todo mundo falando na minha cabeça kkkk, só estou em dúvida a respeito do clima pra dizer a verdade se devo levar casacos ou roupas leves ; outro assunto tbm é oq devo levar Peso ou dólar??? me ajude plissss kk abraço

    Responder
    • Ana Laura, essa greve só foi agora. Deve demorar pra ter outra. Sobre as outras questões, recomendo ler os outros posts do blog. Tá tudo respondido! abs

      Responder
  2. Obrigada por sua dicas, seu blog realmente é bastante útil e completo. Eu já vinha utilizando-o em meu planejamento. Viajo dia 02, terça-feira, também pela primeira vez e, estava muito preocupada e não consegui notícias que não fosse da mídia oficial. Então me lembrei do seu blog e fiquei mais tranquila. Você sabe me dizer pra quando está marcado o próximo dia de greves ? Já que vi no noticiário que em setembro haverá mais greves.

    Responder
    • Sandra, pelo que sei não há outra previsão de greve. Não é que exista uma a cada mês. Essa foi a segunda do ano e pouco afeta o turista.

      Responder
  3. Estava anciosa por seu post em relaçao a isso, sabia que nao ia deixar de comentar no Blog, viajo segunda agora dia 01 e ja estava apavorada, pois sera a primeira vez que vou a Buenos e agora sei que nao tenho nada a temer kkkkkk
    Obrigada Túlio!!!

    Responder
  4. Estou aqui em Buenos Aires e até agora não tive problema nenhum. A cidade é linda, a comida é bem barata e as atrações também.
    O máximo que vi de problema foi um protesto com, sei lá, cinquenta pessoas. Nada demais.
    Ainda não fiz compras, mas vi que a maioria das roupas não estão tããão baratas.
    Acho que no fim das contas ninguém que está pensando em vir pra cá deveria se preocupar com a crise não.

    Responder
  5. Fico muito mais tranquila lendo este post. Vou viajar na quarta e estava receosa, lendo sobre a greve geral. Muito obrigada!

    Responder

Deixe um comentário