Plaza Independencia de Montevidéu

Muitos brasileiros aproveitam para conhecer Buenos Aires, Montevidéu e Colonia na mesma viagem, por isso hoje vamos falar um pouco da maior praça da capital uruguaia, a Plaza Independencia.

Assim como boa parte das praças de lá, ela possui um cara em cima de um cavalo! Eta povo que adora homenagear um general!

Obrigatório => Seguro Viagem Uruguai (com desconto)

Plaza Independencia de Montevidéu

plaza_independencia_2
Foto: Shutterstock

Um dos principais pontos turísticos de Montevidéu, se não o principal, é a Plaza Independencia.

Ela fica na divisa de dois bairros, Centro e Ciudad Vieja, então lá do ladinho da praça, a alguns passos de distância, você vai encontrar um lindo portal, ponto para boas fotos, que é onde começa o bairro Ciudad Vieja.

Esse portal é chamado de Puerta de la Ciudadela e ele é parte do que restou da muralha que cercava a cidade durante o período colonial.

Na Ciudad Vieja é onde estão a maioria dos restaurantes, bares e casas noturnas, então é onde boa parte das pessoas se encontra, afinal em suas ruas estreitas, típicas de bairros históricos, há ambientes para todos os perfis.

A Plaza Independencia fez parte do plano diretor pensado para expansão da cidade, foi projetada pelo arquiteto Carlo Zucchi em 1837 e inaugurada três anos depois.

Essa é a maior praça da cidade e nela há uma estátua do General José Gervasio Artigas, importante militar e herói nacional, e seu cavalo. Descendo as escadas e indo para baixo da estátua, há o mausoléu do general, construído na época da ditadura e vigiado até hoje por uma guarda de honra, chamada Cuerpo de Blandengues.

Atualmente essa troca da guarda é algo de interesse dos turistas, então vale a pena conferir. O mausoléu está aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, e nas segundas, das 12h às 18h.

plaza_independencia_1
Foto: Shutterstock

A Avenida 18 de Julio (seria ela duas vezes maior que a 9 de Julio em Buenos Aires?), principal avenida de Montevidéu, se inicia na Plaza Independencia e outro ponto importante da praça é o Palacio Salvo, que foi desenhado por um arquiteto italiano chamado Mario Palatini, que na época morava na nossa querida Buenos Aires.

O prédio de 1928 conta com 95 metros e durante muitos anos foi considerado a mais alta construção da América do Sul. É um prédio irmão do Palácio Barolo, tanto é que no topo dos dois há um farol que antigamente era usado para comunicação!

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Na praça também está o Palácio Estéves, antiga sede do poder executivo e onde ainda são realizadas algumas cerimônias políticas, como é o caso da transferência da faixa presidencial.

Para quem se hospeda no Centro a praça vai estar frequentemente nas suas rotas para demais passeios. Atualmente há algumas exposições de arte e apresentações culturais realizadas no local, então vai que você se depara com uma, seria bom, né?

Você já conhece a Plaza Independencia? Conseguiu visitar o mausoléu? Conte para nós nos comentários!

Leia todos nossos posts sobre o Uruguai

Saiba como ir de Buenos Aires para o Uruguai

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário