Recentemente peguei umas mini-férias para o Brasil e fui de Turkish Airlines. Geralmente escolho sempre a de menor preço e justo ela estava mais em conta para essa época do ano. Além do mais eles possuem um ótimo atendimento a bordo e convênio de milhas com a United Airlines, que eu uso. Logo, escolhi voar de novo pela companhia turca.
Já tínhamos postado no começo de 2013 sobre a Turkish Airlines, mas dessa vez resolvi tirar mais fotos e contar mais detalhes de como voar com eles é realmente uma ótima experiência. Muito justamente eles já ganharam o prêmio de melhor companhia aérea da Europa duas vezes seguidas, em 2011 e 2012.
Turkish Airlines: Como é viajar por essa companhia aérea
Compra
Quando compro uma passagem olho em todos os sites possíveis para achar o preço mais barato. Seja Decolar, Submarino, Skyscanner e também nos sites de cada empresa. As que mais uso para voar são a Gol e Aerolíneas Argentinas, que tem os preços mais em conta geralmente e tem opção de sair pelo Aeroparque, que fica dentro da cidade de Buenos Aires. Mas justo para a semana que eu queria a Turkish Airlines era a melhor opção. Compre no site da Despegar, que é a versão argentina da Decolar, e foi tudo tranquilo.
Check-in
Cada um tem uma neura no mundo e a minha é enfrentar fila. Fico AZEDO quando vejo uma fila lenta! Seja no supermercado, na hora do almoço ou no aeroporto. Por isso fiquei tão feliz ao fazer o check-in no guichê da Turkish Airlines em Ezeiza. Estava vazio! Sem fila! Que delícia! Lembro que em julho fui para o Brasil de Gol e fiquei quase uma hora só para fazer o check-in no Aeroparque. No check-in da Turkish aproveitei para colocar meu número de milhas da United Airlines. Como a empresa turca e a United fazem parte da Star Alliance, você pode aproveitar as milhas de uma companhia aérea para outra e vice-versa.
Avião
O avião que faz a rota São Paulo-Buenos Aires é um Boeing 777. Possui três classes diferentes. A primeira classe, a intermediária que é chamada de Business, e a econômica, que eu fui. Na econômica as poltronas estão distribuídas no formato 3 – 3 – 3. O espaço entre as pernas é bastante ok. Não sei exatamente em centímetros a diferença, mas dá a impressão que é maior que o normal de Gol e TAM, por exemplo.
Serviço de bordo
É nesse quesito que a Turkish ganha da Gol, Aerolíneas, Lan e TAM de lavada. No voo eles oferecem um jantar de verdade, com 2 pratos de comida para você escolher, além de saladinha e sobremesa. Ahh e no quesito bebidas você pode pedir vinho tinto, branco ou cerveja. Faz a gente da plebe até achar que está na primeira classe! Não perdi a chance e pedi uma cerveja na ida e outra na volta. Só ficaria perfeito se estivesse geladinhas mesmo!
Além da comida você tem o serviço de entretenimento. Cada poltrona tem uma televisãozinha para você ver filmes, séries ou jogar uns games. Também é possível ver o estado do voo, um mapa de onde você está, e ver a câmera que fica acoplada na ponta do avião. Bem legal ver na hora da aterrisagem e decolagem.
Voo
O voo São Paulo – Buenos Aires na verdade é uma perna do voo Istambul – Buenos Aires, muita gente usa essa rota como porta de chegada para a Europa. Ou seja, você entra no avião e já tem um montão de gente sentada, umas coisas meio desarrumadas, gente deitada esticada nos bancos com cara de cansado e muitas vezes usando a sua poltrona. Já o voo Buenos Aires – São Paulo é o início do trajeto, por isso o avião está mais limpinho e ordenado.
Já voei três vezes pela companhia e nunca houve atrasos. Na verdade muitas vezes eles chegam é antes da hora marcada!
Outros detalhes
Outro fator positivo é que tanto em Buenos Aires como São Paulo os voos da Turkish saem dos terminais novos de Ezeiza e Guarulhos. Ambos são lindíssimos e muito modernos, cheio de opções de comida e compras.
Para não dizer que tudo na Turkish é uma maravilha, o único ponto negativo é a falta de personalização de certas coisas em português ou espanhol. Comissários, por exemplo. Quase nenhum fala espanhol ou português, o que é bastante absurdo para uma rota entre Brasil e Argentina. Todas as vezes que vooei com eles presenciei os problemas que isso causam. Nada de muito grave, mas imagina ter que fazer um pedido e não ser entendido? Nem todo mundo sabe falar inglês e vi algumas comissárias de bordo não muito compreensivas quanto a isso. Além disso o entretenimento a bordo todo não está disponível para nós, hermanos da América Latina. Filmes, séries, documentários. Só com legendas em inglês ou turco! Poxa, Turkish!
E você, já voou de Turkish Airlines? O que tem a dizer sobre sua experiência nessa companhia aérea?
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou brasileiro e moro há vários anos em Buenos Aires. Cansei de ver brasileiros entrando em roubadas na cidade, por isso sempre tento trazer dicas e as últimas informações para quem quer conhecer a capital portenha. Trabalho no Departamento de Criação da Fox International Channels.
Você pode me achar no Google+
Seguindo sua indicação fui assistir aqui em SP, o filme “Relatos Selvagens”. Formidável!!!O humor negro dos hermanos é demais!!! A propósito, adoro seu blog.Um abraço
Valeu, Fernanda! O filme é ótimo mesmo. Um abraço
Eu viajei em Maio, houve atraso na ida e na volta também, na ida foram 2 horas e na volta foi terrível, quase 4 horas também. Mas fora isso eu gostei muito. Na hora do serviço de bordo eles ofertaram as mesmas bebidas que você postou, mas meu irmão perguntou se tinha raki e eles serviram também, mesmo na classe econômica. Eu recomendo, realmente da uma surra na Tam e Gol.
Valeu o relato, Juliana. Muita gente comentou de uns atrasos dele. Que coisa! Eu por sorte já fiz essa rota 3x e nunca atrasou.
Boa dica! Anotada!
Quando fui para Buenos Aires no começo do ano fui de Turkish e teve um atraso imenso. Pra ir atrasou três horas, mais ou menos, e para voltar mais de quatro horas de atraso e ainda soubemos o portão de embarque e essas coisas quase em cima da hora. Tanto que, no dia de voltar, peguei um táxi pra Ezeiza e o moço me disse que os taxistas não gostavam de buscar quem vinha de Turkish porque era quem mais atrasava :/ Mas tirando isso e o problema com comissários falando em inglês apenas, achei o resto muito bom :))
Na verdade, Túlio, o entretenimento de bordo não possui opções de legendas, mas tem opções de aúdios em diversos idiomas. Você só precisava selecionar a guia OPÇÕES DE TRILHAS e então você poderia colocar o filme dublado em português, espanhol, entre outros, em toda a programação disponível. Algumas pessoas são avessas a filmes dublados, mas se não tem legendas, é uma ótima opção. Portanto, eu não acredito que isso seja um ponto negativo. Somente a falta de funcionários que não falam espanhol ou português, mesmo. Rs. Espero ter ajudado! : )
Valeu, Tito! Então eu dei azar, os dois programas que peguei só tinham audio em Ingles ou Turco!