Checklist de viagem – Buenos Aires

A maioria das pessoas usa o checklist de viagem apenas para não esquecer de colocar nada na mala, mas há muito mais que um checklist pode oferecer. Recentemente recebemos um e-mail de um leitor que estava planejando sua viagem para Buenos Aires e nos enviou sua planilha de planejamento. Gente, que coisa linda!

A verdade é que existem dois tipos de pessoas: as que gostam de planejar tudo com antecedência e as que gostam de resolver tudo no momento, afinal para que se preocupar antecipadamente? Sendo bem sincera eu sou daquelas que gosta de planejar tudo antes, mas tudo mesmo! Acontece que meu marido é mais estilo “deixa a vida me levar” e preciso dizer que muitos dias do meu roteiro em Buenos Aires foram por água abaixo por causo desse padrão Zeca Pagodinho de ser. Mas confesso que muitas vezes o improviso sai mais interessante do que o planejado, então não se preocupe se o seu planejamento não for seguido à risca!

Uma dica legal que ajuda muito sua chegada em Buenos Aires é Kit de Boas Vindas do Ondas Buenas. Ele vem com 12 itens entre chip de celular, mapas, cartão de transporte, adaptador de tomada. Uma mão na roda!

Checklist de viagem – Buenos Aires

1. Documentos
Esse é um ponto simples, mas que muitos brasileiros ainda têm dúvidas. Veja tudo completinho no post Que Documentos preciso para viajar para Buenos Aires, mas resumindo: você pode viajar para a Argentina com o seu passaporte ou com o RG em bom estado de conservação. É importante ressaltar que o estado de conservação do RG é algo subjetivo e definido pelo atendente na hora do check-in, então não vacile e leve se documento plastificado e bonitinho. De preferência com menos de 10 anos para que você consiga ser identificado pela foto. Você NÃO vai conseguir viajar para Buenos Aires com sua CNH, carteira de trabalho ou carteira de reservista do Exército, esses documentos são aceitos apenas no Brasil!

2. Transporte
Passagens de avião compradas? Sempre bom imprimir ou salvar no aplicativo do celular, conferir a data e o horário de partida para não haver imprevistos. Verificou se há escalas e o localizador da passagem? Viu para qual aeroporto que é? Ezeiza ou Aeroparque? Veja mais info sobre eles no post Ezeiza ou Aeroparque, qual o melhor aeroporto de Buenos Aires. Quando chegar em Buenos Aires, já sabe como vai para hotel? Se transfer, táxi ou ônibus? Se de ônibus, é importante saber o horário de partida do aeroporto, se de transfer é necessário ter um telefone de contato caso ele ou você se atrase. Vai pedir Uber no aeroporto? Verifique se está com a tarifa dinâmica e um bom local para ele buscar você. Outro ponto é como você vai se locomover em Buenos Aires, vai ser apenas metrô e ônibus ou vai preferir usar o táxi sempre? Se for ônibus e metrô, sabe como funciona a tarjeta SUBE? Se for táxi, já sabe as nossas recomendações de sempre pegar apenas táxi de cooperativas e não dar mole para o taxista?

3. Hospedagem
É sempre bom anotar o endereço do hotel tanto para a chegada como para os dias que você vai ficar. Essa informação também é pedida no aeroporto, pelos funcionários da imigração. Vale verificar o horário de check-in e check-out e também o código da reserva para caso eles não encontrem sua reserva rapidamente. Viu os comentários de outros usuários no Booking sobre o local? Lá a galera é bem sincera, então vale a pena ver os pontos positivos e negativos no seu hotel. Se for Airbnb, já combinou com o host onde vai pegar a chave, etc? Se sua hospedagem não tiver café da manhã incluso, você já pode procurar por locais perto do hotel que sirvam essa refeição. Veja mais detalhes na nossa página de Hospedagem.

4. Passeios
Na minha opinião essa é a parte mais divertida de se planejar. Aqui no blog sempre recomendamos fazer um bairro por dia para conhecer bem a cidade. Temos 3 ebooks de viagem com roteiro certinho na cidade. Saiba mais aqui. Se você não tem o tempo necessário, selecione os pontos que mais quer conhecer e divida de acordo com a proximidade deles. Veja se eles vão estar abertos no próprio site pois alguns museus de Buenos Aires não abrem nas segundas, outros pontos fecham em outros dias, então é sempre recomendável conferir. Além disso você tem um plano B? E se chover no dia que planejou visitar os Parques de Palermo, qual a solução? Além disso vale a pena pedir recomendações para o pessoal do hotel ou hostel, os nativos conhecem ótimos lugares! Ah, você conhece o Aires Buenos Tour, passeios do blog que são número 1 em português na cidade? Quer Tango? Temos um post completinho sobre shows de tango em Buenos Aires.

Foto: Henderson Moret

5. Refeições
Essa parte do planejamento é bem pessoal. Há quem goste de já verificar onde vai almoçar e jantar em cada dia da viagem e há quem prefira decidir na hora. Para aqueles que gostam de decidir isso antes, a dica é entrar no site do restaurante ou na própria página do Facebook deles e verificar os valores cobrados, se aceitam cartão, etc. Já para os que decidem no momento, recomendamos analisar bem o local antes, ler o cardápio com calma, perguntar se cobram cubierto, pois você pode ser surpreendido na hora da conta. Veja na seção COMIDA todos lugares que recomendamos no blog.

entranha argentina

6. Dinheiro
Já separou o quanto de dinheiro levar? Leia nosso post sobre quanto dinheiro levar para Buenos Aires, lá temos um cálculo bem fácil. Outro post super útil é o que responde a pergunta: É melhor levar reais ou dólares para Buenos Aires? Vai levar tudo em reais para trocar em Buenos Aires ou prefere já trazer tudo em pesos? Verifique antes onde vai fazer o câmbio, se o local é confiável e qual a cotação. Temos várias dicas de casa de câmbio aqui no blog. Já ligou no seu banco para habilitar seu cartão de crédito para ser usado na Argentina? Muitos já fazem isso pelo próprio internet banking, o que facilita bastante. Lembre-se sempre de deixar uma reserva para emergência. Vai que seu cartão não passa, você perde dinheiro, precisa comprar um remédio ou achou uma promoção imperdível! Guarde um pouquinho pois você nunca sabe o que pode acontecer. Recomendamos fortemente colocar no papel ou numa planilha o quanto você está levando para cada coisa: alimentação, passeios, hospedagem, transporte, etc.

novas notas de peso argentino

7. Mala
Planejar a mala é em partes planejar a viagem também, afinal você vai precisar saber aonde vai passear para escolher suas roupas. Ponto importante: alguns hotéis oferecem, mas você pode já levar um adaptador de tomada. Não se esqueça do carregador de celular e de olhar a previsão do tempo para saber que roupas colocar na mala. Faz muito frio em Buenos Aires no inverno, mas no verão é um calor dos fortes! Sempre recomendamos sapatos confortáveis para você poder passear bastante e não se preocupar com o sapato pegando no calo! Lembre-se que na mala de mão do avião não podem ir líquidos com mais de 100ml, você não quer ver seus hidratantes e produtos de beleza sendo jogados no lixo na hora do raio-x, né?

8. Outros
Vai usar o wi-fi que encontrar ou prefere comprar um chip com internet? Em Buenos Aires há muitos locais com wi-fi, mas tem quem queira estar sempre conectado. Já tem algum guia de viagem? Nós temos dois guias em e-book maravilhosos para indicar. Além disso indicamos também o kit de boas vindas do Ondas Buenas e os passeios do Turistando Buenos Aires, nossos parceiros selecionados a dedo! Se tiver mais alguma dúvida, coloque aí nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários

Curtiu? Comente aí!