Documentos para viajar para Buenos Aires: o que precisa?

Quais são os documentos para viajar para Buenos Aires?

Muita gente deve fazer essa pergunta, e ainda outras, como:

  • Precisa de passaporte para Argentina?
  • Precisa de visto para entrar na Argentina?
  • Tem que ter vacina para entrar na Argentina?

A resposta é não! Somente um RG em bom estado serve. 

Saiba mais detalhes aqui sobre os documentos para viajar para Buenos Aires.

O trâmite quando você chega no aeroporto, seja de Ezeiza ou do Aeroparque, é bem simples, porém é preciso atenção dependendo da sua situação para evitar dores de cabeça.

Economia => Seguro Viagem Para Argentina (dicas + desconto)

Documentos para viajar para Buenos Aires

como organizar uma viagem para buenos aires
NÃO é preciso passaporte para entrar na Argentina – Veja quais os países que não precisam de passaporte

O consulado brasileiro em Buenos Aires é bem claro no seu site quando diz que você só entra na Argentina com pelo menos um desses dois documentos:

  1. Passaporte (veja como fazer o seu no post como tirar passaporte)
  2. Cédula de Identidade Civil ou em outras palavras, o velho e bom RG!

Ou seja. Você não entra com carteira de motorista (CNH), não entra com CPF, nem documento militar, não entra com carteirinha de estudante, do clube, da locadora, carteira de advogado ou médico, nem com certidão de nascimento. Só entra em Buenos Aires com passaporte ou RG! Ou um ou outro.

Confira => Passeios em Buenos Aires

documentação para viajar para buenos aires o que precisa
Jack Nicholson e seu RG

Muita gente tem medo de viajar só com o RG porque ele está muito velho, mas o Consulado Brasileiro é muito claro na parte de documentação quando diz:

“As cédulas de identidade brasileiras não têm prazo de validade. No entanto, é imprescindível que estejam em boas condições e a foto permita claramente a identificação do titular.”

Porém conhecemos casos de muitas pessoas que não puderam embarcar por causa do estado da cédula de identidade.  Muitos dizem que existem problemas quando o RG tem mais de 10 anos de idade. Nunca ficou claro se o documento foi negado por ser antigo ou estar mal estado.

O Acordo 18/08 do Mercosul, que trata exatamente de documentos, diz no artigo 1º:

“O prazo de validade dos documentos do Anexo será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado.
Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”

Hotel com desconto e pagamento parcelado

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no El Quarto, uma plataforma brasileira onde você consegue os melhores preços. E mais: ganhe 5% de desconto usando o nosso cupom AIRESBUENOS, pague com PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito. O bom é que em praticamente todos os hotéis é possível cancelar ou alterar datas sem custo.

Reserve aqui!!!


Como vimos, não precisa de passaporte para Argentina, mas para ficar tranquilo mesmo, faça um passaporte e comece a colecionar carimbos dos vários países que você visita. É bem mais divertido!!

Quando você entra com passaporte na Argentina eles não dão mais papel nenhum. É tudo informatizado agora. Eles simplesmente pegam seus dados na entrada, tiram uma foto sua para o sistema e carimbam o passaporte com a data limite de 90 dias!

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

Quem embarca em Guarulhos tem uma saída!

Quem embarca no Aeroporto de Guarulhos pelo menos tem uma esperança, além de sentar e chorar.

O PoupaTempo da cidade faz em cerca de 2h um RG emergencial válido por 90 dias no Mercosul. Mas atenção que só quem tem o RG emitido no estado de São Paulo que consegue isso.

O PoupaTempo de Guarulhos fica no Shopping Internacional (Rod. Pres. Dutra-Pista Lateral, 225 – Vila Itapegica, Guarulhos – SP), 15 min de carro do aeroporto. Não é necessário agendar nada, só chegar lá. A taxa é de 37,61 reais.

Imperdível => Show no Señor Tango (com jantar opcional)

Estrangeiros residentes no Brasil

Se o estrangeiro mora no Brasil e possui o RNE, Registro Nacional de Estrangeiros, expedido pela Polícia Federal, ele pode usar esse documento para entrar e sair da Argentina, desde que não seja de um país que requeira visto para entrar. Veja quais países não precisam de visto para visitar Argentina aqui.

Tivemos algumas perguntas recentemente de leitores sobre isso e contactamos o Consulado Brasileiro em Buenos Aires, que prontamente nos deu a seguinte resposta:

“De acordo com o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, a cédula de identidade para estrangeiro expedida pela Polícia Federal é documento hábil para o ingresso na Argentina.”

Recomendamos que os estrangeiros residentes no Brasil que sejam de nacionalidade de algum país que precise visto para a Argentina contatem o consulado argentino mais próximo da sua cidade. Veja lista de consulados argentinos no Brasil.

tirar fotografias em Buenos aires FOTÓGRAFO BRASILEIRO EM BUENOS AIRES

Fazer um ensaio fotográfico em Buenos Aires é ótima maneira de conhecer a cidade, podendo guardar suas lembranças de uma maneira linda que resiste ao tempo.

O Henderson Moret é um fotógrafo brasileiro em Buenos Aires que tem uma ótima parceria com o Aires Buenos: nossos leitores ganham um super desconto e saem com uma lembrança incrível da cidade!

São diversos planos e, com certeza, você vai achar um pra você e sua família. Ah, além de tudo, o Henderson é um super guia da cidade!

Envie uma mensagem de Whatsapp agora! Não esqueça de dizer que o conheceu aqui no Aires Buenos!

 

Documentação de viagem de menores

Um detalhe que muita gente acaba não prestando atenção é na documentação de viagem ao exterior dos menores de 18 anos.

Se o menor está viajando acompanhado somente de um dos pais, além do RG ou Passaporte, ele também vai precisar de uma autorização de viagem. Mais detalhes de como conseguir a autorização no Portal Consular.

Não adianta chorar ou espernear, sem essa autorização você não sai do Brasil. Já ouvi muita história de pai separado que perdeu o voo e teve que pagar a remarcação por não ter esse documento em mãos. Fazer essa autorização não custa nada e é bem simples.

Não importa se é um molecão de 17 anos ou um neném de 6 meses. Todo mundo com menos de 18 anos precisa de autorização! Fique esperto e evite o prejuízo. Olha só o que o consulado diz sobre essa autorização:

“Para brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, menores de 18 anos, que viajam ao exterior, sozinhos ou acompanhados de apenas um dos genitores ou responsáveis legais, é obrigatória a apresentação de AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM emitida de acordo com a Resolução n.º 131, de 26/05/2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Caso o genitor se encontre no Brasil, a AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM deverá ser emitida em cartório ou junto a Juizado de Menores.

A AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM deverá ser elaborada em duas vias originais, uma das quais será retida pelo agente de fiscalização da Polícia Federal no momento do embarque, juntamente com cópia de documento de identificação da criança ou do adolescente, e a outra deverá permanecer com a criança ou adolescente, ou com o terceiro maior e capaz que o acompanhe na viagem.

Não há custo para a emissão da AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM.”

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Novidade sobre viagem de menores!

A partir de novembro de 2014 a Polícia Federal começou a fazer passaportes onde você já pode deixar pronta essa autorização, evitando a dor de cabeça de ter fazer uma a cada viagem. É uma autorização opcional.

Na hora de você fazer o passaporte para seu filho você pode incluir uma folha com a autorização para ele, menor de idade, viajar sem companhia ou acompanhado por um dos seus pais. Bem mais prático!

Pronto! Agora você pode viajar tranquilo sabendo quais são os documentos para viajar para Buenos Aires e pode curtir a cidade como um verdadeiro REI.

Mas lembre-se, você pode ficar no máximo por 90 dias no país. Mais que isso é preciso renovar o visto de turista ou sair do país para depois voltar!

Vale a pena => Ida e volta a Colonia del Sacramento com tour opcional

Vai viajar de carro para a Argentina?

Veja nosso post com todos os detalhes e documentos necessários para a viagem de carro pela Argentina.

Entendido então? Só entra com RG ou Passaporte na Argentina.

Leia também: Onde ficar em Buenos Aires (dicas de hotéis e bairros)

Agora que você tem os documentos, veja o que fazer em Buenos Aires e Argentina:

Boa viagem!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

621 comentários em “Documentos para viajar para Buenos Aires: o que precisa?”

  1. Olá sou argentino resiente permanente no Brasil.
    A pergunta é posso viajar pra Argentina com minha identidade RNM? Lembrando que não tenho nenhuma documentação Argentina no meu poder. Obrigado.

    Responder
    • Olha Daniela, em geral nestes casos, o estrangeiro deve ter um documento de seu país de origem. Mas acho melhor entrar em contato com a embaixada ou consulado argentino para confirmar. Me avise aqui depois, se puder!

      Responder

Deixe um comentário