documentos para viajar para buenos aires

Documentos para viajar para Buenos Aires: o que precisa?

É preciso de passaporte para ir a Argentina? A resposta é não. Somente um RG em bom estado servem. 

Saiba mais detalhes sobre os documentos para viajar para Buenos Aires. O trâmite quando você chega no aeroporto, seja de Ezeiza ou Aeroparque, é bem simples, porém é preciso atenção dependendo da sua situação para evitar dores de cabeça.

Precisa de passaporte? Veja essa e outras dúvidas sobre documentos para viajar para Buenos Aires

O consulado brasileiro em Buenos Aires é bem claro no seu site quando diz que você só entra na Argentina com pelo menos um desses dois documentos:

  1. – Passaporte (Veja como fazer o seu no post Como tirar passaporte)
  2. – Cédula de Identidade Civil ou em outras palavras, o velho e bom RG!

Ou seja. Você não entra com carteira de motorista (CNH), não entra com CPF, nem documento militar, não entra com carteirinha de estudante, do clube, da locadora, carteira de advogado ou médico, nem com certidão de nascimento. Só entra em Buenos Aires com passaporte ou RG! Ou um ou outro.

documentação para viajar para buenos aires o que precisa

Jack Nicholson e seu RG

Muita gente tem medo de viajar só com o RG porque ele está muito velho, mas o Consulado Brasileiro é muito claro na parte de documentação quando diz:

As cédulas de identidade brasileiras não têm prazo de validade. No entanto, é imprescindível que estejam em boas condições e a foto permita claramente a identificação do titular.

Porém conhecemos casos de muitas pessoas que não puderam embarcar por causa do estado da cédula de identidade.  Muitos dizem que existem problemas quando o RG tem mais de 10 anos de idade. Nunca ficou claro se o documento foi negado por ser antigo ou estar mal estado. O Acordo 18/08 do Mercosul, que trata exatamente de documentos, diz no artigo 1º:

O prazo de validade dos documentos do Anexo será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado.
Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.

Para ficar tranquilo mesmo, faça um passaporte e comece a colecionar carimbos dos vários países que você visita. É bem mais divertido!!

Quando você entra com passaporte na Argentina eles não dão mais papel nenhum. É tudo informatizado agora. Eles simplesmente pegam seus dados na entrada, tiram uma foto sua para o sistema e carimbam o passaporte com a data limite de 90 dias!

Quem embarca em Guarulhos tem uma saída!

Quem embarca no Aeroporto de Guarulhos pelo menos tem uma esperança, além de sentar e chorar. O PoupaTempo da cidade faz em cerca de 2h um RG emergencial válido por 90 dias no Mercosul. Mas atenção que só quem tem o RG emitido no estado de São Paulo que consegue isso. O PoupaTempo de Guarulhos fica na R. José Campanella 189, perto da Via Dutra e cerca de 10 min de carro do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Não é necessário agendar nada, só chegar lá. A taxa é de 37,61 reais. Mais detalhes nessa notícia aqui.

Estrangeiros residentes no Brasil

Se o estrangeiro mora no Brasil e possui o RNE, Registro Nacional de Estrangeiros, expedido pela Polícia Federal, ele pode usar esse documento para entrar e sair da Argentina, desde que não seja de um país que requeira visto para entrar. Veja quais países não precisam de visto para visitar Argentina aqui. Tivemos algumas perguntas recentemente de leitores sobre isso e contactamos o Consulado Brasileiro em Buenos Aires, que prontamente nos deu a seguinte resposta:

De acordo com o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, a cédula de identidade para estrangeiro expedida pela Polícia Federal é documento hábil para o ingresso na Argentina.

Recomendamos que os estrangeiros residentes no Brasil que sejam de nacionalidade de algum país que precise visto para a Argentina contatem o consulado argentino mais próximo da sua cidade. Veja lista de consulados argentinos no Brasil.

Documentação de viagem de menores

Um detalhe que muita gente acaba não prestando atenção é na documentação de viagem ao exterior dos menores de 18 anos. Se o menor está viajando acompanhado somente de um dos pais, além do RG ou Passaporte, ele também vai precisar de uma autorização de viagem. Mais detalhes de como conseguir a autorização no Portal Consular.

Não adianta chorar ou espernear, sem essa autorização você não sai do Brasil. Já ouvi muita história de pai separado que perdeu o voo e teve que pagar a remarcação por não ter esse documento em mãos. Fazer essa autorização não custa nada e é bem simples. Não importa é um molecão de 17 anos ou um neném de 6 meses. Todo mundo com menos de 18 anos precisa de autorização! Fique esperto e evite o prejuízo. Olha só o que o consulado diz sobre essa autorização:

Para brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, menores de 18 anos, que viajam ao exterior, sozinhos ou acompanhados de apenas um dos genitores ou responsáveis legais, é obrigatória a apresentação de AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM emitida de acordo com a Resolução n.º 131, de 26/05/2011, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Caso o genitor se encontre no Brasil, a AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM deverá ser emitida em cartório ou junto a Juizado de Menores.

A AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM deverá ser elaborada em duas vias originais, uma das quais será retida pelo agente de fiscalização da Polícia Federal no momento do embarque, juntamente com cópia de documento de identificação da criança ou do adolescente, e a outra deverá permanecer com a criança ou adolescente, ou com o terceiro maior e capaz que o acompanhe na viagem.

Não há custo para a emissão da AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM.

Novidade sobre viagem de menores!

A partir de novembro de 2014 a Polícia Federal começou a fazer passaportes onde você já pode deixar pronta essa autorização, evitando a dor de cabeça de ter fazer uma a cada viagem. É uma autorização opcional. Na hora de você fazer o passaporte para seu filho você pode incluir uma folha com a autorização para ele, menor de idade, viajar sem companhia ou acompanhado por um dos seus pais. Bem mais prático!

Pronto! Agora você pode viajar tranquilo sabendo quais são os documentos para viajar para Buenos Aires e pode curtir a cidade como um verdadeiro REI. Mas lembre-se, você pode ficar no máximo por 90 dias no país. Mais que isso é preciso renovar o visto de turista ou sair do país para depois voltar!

Para saber o que visitar na capital argentina, conheça nosso ebook: Guia de Viagem de Buenos Aires – O que fazer em 4 dias. E para curtir um passeio pelo lado menos conhecido de Buenos Aires com a gente, veja o post do nosso City Tour em Buenos Aires.

Vai viajar de carro para a Argentina?

Veja nosso post com todos os detalhes e documentos necessários para a viagem de carro pela Argentina.

Entendido então? Só entra com RG ou Passaporte na Argentina.

Agora que você tem os documentos, veja o que fazer em Buenos Aires e Argentina

Pontos turísticos de Buenos Aires: o que não pode faltar

10 pontos turísticos da Argentina

Tomadas em Buenos Aires: Como elas são?

Nota do editor:Post atualizado julho de 2017

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

546 comentários

  1. Giovana

    Tulio! Uma obs pro pessoal que entra com o RG: guardar o papelzinho que é entregue na imigração para apresentar na saída. Mesmo sendo simples de resolver no aero, sempre gera uma tensão. Semana passada presenciei um escândalo de uma família que havia perdido o tal. 🙂

      • Vitoria Menezes

        Oi Túlio, vou fazer um cruzeiro com a minha família no final do ano e gostaria de saber se é preciso de vistos no passaporte

          • Túlio Bragança
            Author

            Roberto, só com mais 10 anos pode dar problema como falamos no post

          • Túlio, minha identidade tem um pouco mais de 10 anos, mas as condições estão excelentes e a foto do documento está condizente comigo, será que terei problemas?

          • Túlio Bragança
            Author

            Paulo, nao existe lei que diz que precisa ter 10 anos. Alguns orientam isso, mas se ela está em boas condicoes dificilmente vc terá problemas. Aqui mesmo no blog faz tempo que nao vemos pessoas comentando que foram barradas por isso.

        • Túlio Bragança
          Author

          Se vc for trabalhar aqui vai precisar fazer o DNI, mas aí é outro trâmite. POde entrar normalmente com passaporte ou identidade, mas terá que fazer esse processo aqui nos orgãos correspondentes

      • ola TULIO! em janeiro irei para o URUGUAY e depois para ARGENTINA de carro . gostaria de saber se posso passar por dois países sem retorna para o meu primeiro
        no caso a pergunta e ! posso ir para o Uruguay e de la ir para argentina

    • Leonardo Peres

      Esse papel que você diz é a mesma “carta verde” que a gente faz ao entrar na Argentina por via terrestre?

      • Túlio Bragança
        Author

        Não, Leonardo. A Carta Verde é específica para quem entra por via terrestre. Esse papel que dizemos é um comprovante da sua entrada pelo aeroporto, porém depende muito de onde vc entra. Aeroportos de Buenos Aires já nem dão mais esse papel, está tudo automatizado.

    • Maria Cristina Senna

      Por favor, vc sabe onde fica o balcão da imigração, no Aeroparque, para pedir outro papelzinho? Não tinha essa informação e não guardei o documento. Eu embarquei no Ezeiza, e tive que correr até o terminal A para conseguir outro, mas minha filha vai embarcar no Aeroparque e gostaria de ajuda-la.

      • Túlio Bragança
        Author

        Maria, esse papelzinho nao é mais necessario. basta mostrar o documento que vc entrou.

  2. Guilherme

    Tulio, uma curiosidade: eu trabalho em regime de embarque no Brasil. Então eu posso ir a Buenos Aires seguidas vezes(e to pensando mesmo em fazer isso durante uns meses). Você acha que pode ter problema na imigração esse “entra e sai”? Ou uma satisfação é suficiente?
    Valeu!

    • Túlio Bragança
      Author

      Guilherme, isso não será problema. Tem muita gente que entra e sai direto a trabalho, é bastante comum.

  3. Wescley Lima

    Túlio amei o seu blog cara. Fui em Buenos semana passada e me foram úteis as informações.
    Outra coisa legal foi o Parque de La Memoria. Esse foi a minha parte preferida de Buenos Aires. Momento de paz e reflexão.
    Foi muito bom fugir do roteiro turistão. Vlw

    • Túlio Bragança
      Author

      Que ótimo. Adoro aquele lugar. Só é ruim no verãozão pq não tem uma bendita sombra! heheh

    • Vitor de oliveira

      Estou com uma dúvida eu e meus amigos vamos a Argentina só que nunca fomos pricisamos de que documentos para passar para a Argentina vamos de carro

  4. Érica Santos

    Oi Túlio, obrigada pelas dicas. Irei para Buenos Aires amanhã e estou com uma enorme dúvida: pretendo ir para Mar del Plata de ônibus e gostaria de comprar a passagem aqui do Brasil, pelo site http://www.plataforma10.com/ ou centraldepasajes.com.ar. Caso eu faça essa compra com meu cartão internacional aqui no Brasil, irei pagar os 6,38% de IOF? Será que vale mais a pena comprar no terminal de Retiro? Afinal, a passagem mais barata custa em torno de 255 pesos, o que dá uns 74 reais pela cotação atual. Muito obrigada!

    • Túlio Bragança
      Author

      Érica, se vc comprar com seu cartão brasileiro pagará o IOF. Só não paga se for comprar com dinheiro no guichê lá. Se vale a pena ou não depende de cada um! Boa viagem!

  5. Natalia

    Oi Tulio ! Me falaram que a cidade está super perigosa, inclusive com assaltos durante o dia . É verdade?

    • Túlio Bragança
      Author

      Não é verdade. Buenos Aires é mais segura que qualquer cidade grande brasileira, mas vc não pode dar bobeira. Aqui temos um post de dicas de segurança, procure no blog!

      • Chitao

        Oi Túlio ano que vem eu quero assistir um jogo da libertadores eu preciso tirar um passaporte ou só com o RG eu consigo entrar na Argentina

  6. Junior

    Boa tarde Tulio, estou indo viajar para Buenos Aires no dia 24-5-14 e gostaria de uma informação.
    tenho um smarthfone da sansung e gostaria de saber se o wi-fi vai funcionar legal por aí, ou preciso comprar um chip, etc.

    • Túlio Bragança
      Author

      Junior, a maioria dos cafés e restaurantes tem wifi, assim como os hoteis. Só se vc precisar de conexão na rua que recomendo o chip. A Movistar é a operadora que mais gosto.

  7. Boa Noite Túlio. Que bom que encontrei seu blog em meio a tanta informação errônea. Então, eu e mais dois amigos vamos viajar para Buenos Aires na semana que vem e esses amigos estão com a identidade expedida há um pouco menos de 10 anos. Estamos com bastante receio de viajar por esse motivo, já que nossa cidade e nas imediações não estão expedindo identidades. Você aconselha fazer um Boletim de Ocorrência relatando o fato ou ir na cara e coragem mesmo?

    • Túlio Bragança
      Author

      João, o jeito é vir mesmo. Se ela está em boas condições é difícil dar problema. O boletim de ocorrência brasileiro não vale nada para as autoridades argentinas, não é um documento válido para eles.

  8. Patricia

    Estou com viagem marcada para dia 11/06/14 e o rg do meu noivo é de 98. Estamos aguardando a segunda via que está em atraso para entrega pois não encontram a ficha do primeiro rg. Ele está tentando até fazer o passaporte emergencial para irmos. Se não conseguirmos não embarcamos mesmo com o rg em bom estado como está mas com emissão de 98?

    • Túlio Bragança
      Author

      Patrícia, se a de 98 está em bom estado acredito que não haverá problemas. É raríssimo isso acontecer, além disso nunca vi ninguém comentar aqui no blog, isso que temos milhares de comentários sobre o assunto.

  9. Vinicius Siqueira

    Tulio estou tentando comprar passagem no buquebus pelo site e só me oferecem 9 dígitos e meu RG são 10, na Seacalt eles falam em C.I é a mesma coisa do nosso RG?

  10. Carlos Cerqueira

    Túlio, é necessario o passaporte mesmo? Vou dia 23 e meus pais não têm! Disseram que nao precisava.

  11. tulio estou em sao paulo e quero viajar agora dia 10 de agosto , o que preciso ? tipo vou passar apenas 4 dias qual melhor aeroporto pra desembarcar ? vc me indica uma pousada que fica perto de tudo e ate mesmo o aeroporto

    • Túlio Bragança
      Author

      Albiran, recomendo vc dar uma lida geral no blog. Respondemos tudo isso nos posts.

  12. Paula Silva

    Túlio, boa tarde! tudo bem? Existe alguma taxa que devemos pagar ao entrar na Argentina? Tenho amigos Australianos que tiveram que pagar 100 dólares cada. E para brasileiros? existe essa taxa ou somos isentos por fazermos parte do Mecosur? Obrigada!

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Paula. Essa taxa é de reciprocidade. Argentinos precisam de visto pra entrar na Austrália, logo australianos precisam pagar isso aqui para entrar. Com brasileiro não existe isso. Não é preciso pagar nada.

      • Túlio Bragança
        Author

        resposta está no texto, na parte que falamos de menores: RG ou passaporte.
        “Se o menor está viajando acompanhado somente de um dos pais, além do RG ou Passaporte, ele também vai precisar de uma autorização de viagem. Mais detalhes de como conseguir a autorização no Portal Consular”

  13. Moane Gregorio

    Tulio, querido! Que ótimo seu blog, me esclareceu muitas dúvidas, obrigada! Alguns amigos meus, já viajaram para vários países no estilo ‘mochilão’, de bus, e preparado para ficar em ‘albergues’, ou hospedagens do tipo! Vc recomenda Buenos Aires para esse tipo de viagem (ônibus, albergues, sem pacote turístico, e etc…)?
    Ah! Me recomende um bom local para comprar em BA…
    Abs. :*

  14. Iasmin

    Bom dia, gostaria de saber o que eles olham no RG. Eu inclui o sobrenome da minha mãe no meu nome e o CPF mudou de nome e eu consequentemente mudei o meu RG tb. Porém eu vou viajar sábado e acabei de perceber que eu estou com o RG antigo, que esta com outro CPF… O RG novo provavelmente esta na cidade em que eu faço faculdade pois não estou achando. Obrigada

    • Túlio Bragança
      Author

      Iasmin, só pode entrar com RG ou passaporte. Nao tem problema se seu RG é antigo e falta um sobrenome.

  15. Marcos A.

    Vou para Buenos Aires em Setembro/14 com esposa e filha de 1 ano e 5 meses. Eu e minha esposa temos passaporte e vamos levar, porém não conseguimos agendar na PF a tempo para solicitar para minha filha. Ela possui RG emitido recentemente e a Certidão de nascimento. Sem riscos Ok? É indicado levar os 02 docs, (RG e Cert.Nasc.) ou apenas o RG mesmo? Obrigado, e ótimo blog, estou montando o roteiro e está me ajudando muito.

    • Fabiana

      A propósito, Marcos A., como foi a viagem? Estou programando passar uns dias em julho, com meu marido e meu bebê, que terá a mesma idade de sua filha de quando fizeram o passeio. Já conhecemos um pouco de Buenos Aires e adoramos, agora é a vez de levar o filhote. Por gentileza, comente sobre sua viagem!!! Desde já, nós 3 agradecemos.

  16. Olá, bom dia! Vou para Buenos Aires em dezembro, vou com o meu primo de 19 anos.. agora eu tenho 16 anos, mas dias antes de eu embarcar já vou ter 17. Eu preciso da autorização dos meus pais para embarcar? Muito obrigado, e adorei seu blog!

    • Túlio Bragança
      Author

      Gabriele, você vai precisar sim. Menos de 18 precisa e não tem choro. Conheço história de muita gente que não pode embarcar por não ter essa autorização.

  17. Marília Maciel

    Túlio, seu post foi muito esclarecedor! Eu sempre prefiro pecar pelo excesso e, mesmo tendo passaporte, fiquei preocupada com o fato do RG do meu esposo ser de 1999, tanto que mandei ele correr atrás disso o quanto antes, pois viajaremos mês que vem. Mas pelo visto posso ficar sossegada apenas com o passaporte…parabéns pelo blog, adorei e está sendo muito valioso para elaboração do meu roteiro!

    • Gledson

      Túlio sou dentista , fui algumas vezes a Buenos Aires e vejo muitas pessoas desdentadas …. taxistas principalmente vc sabe me informar como e essa área por aí ? Pq não vi tantos consultórios por aí também pelo menos por onde andei
      …..

      • Túlio Bragança
        Author

        Gledson, a cultura de cuidar dos dentes aqui é bem diferente da do Brasil. O brasileiro em geral cuida muito mais. Aqui é bem normal ver pessoas bem de vida com dentes horríveis. Sobre o mercado de trabalho, eu nao sei sinceramente. Fui aslgumas vezes ao dentista e sempre fui bem tratado. Mas imagino que devem ter menos proporcionalmente ao Brasil.

  18. Túlio, uma dúvida:
    Precisa de passaporte? Veja essa e outras dúvidas sobre documentos para viajar para Buenos Aires
    O consulado brasileiro em Buenos Aires é bem claro no seu site quando diz que você só entra na Argentina com dois documentos:

    – Passaporte

    – Cédula de Identidade Civil ou em outras palavras, o velho e bom RG!

    Ou seja. Você não entra com carteira de motorista, não entra com CPF, não entra com carteirinha de estudante, do clube, da locadora, carteira de advogado ou médico, nem com certidão de nascimento. Só entra em Buenos Aires com passaporte ou RG! Ou um ou outro.

    Acima diz que se entra com dois documentos PASSAPORTE E CEDULA DE IDENTIDADE.
    Mais abaixo diz Ou um ou outro.
    Qual o correto?

    Obrigada

    • O texto do Túlio está correto, pois quando ele diz que só entra na Argentina com 2 (dois) documentos, ele está limitando somente o RG ou o Passaporte, ou seja, são dois únicos documentos que serão aceitos na Argentina, haja vista, um acordo existente no Mercosul a fim de facilitar o trânsito de turistas entres os países. Contudo, ele só esqueceu da Cédula de Identidade Mercosul expedida pela Polícia Federal que a sua utilização é válida até seu respectivo vencimento.

  19. Amanda da Rocha

    Bom dia Tulio, viajarei hoje para Buenos Aires, porém uma amiga da família me informou à dois dias atrás que eu não conseguiria viajar pelo fato de meu RG ser de 2004 e na foto eu estar diferente, pois ainda era criança! Estou levando cmg minha carteira profissional pelo fato da foto. Acha que corro risco de chegar ao aeroporto e não conseguir embarcar?

  20. Monica

    Bom dia! tenho uma duvida,estou indo a um congresso em Foz agora no fim de agosto e inicio de setembro,mas gostaria mt de atravessar a fronteira e ir a Argentina. Minha RG é de 2006 será que irei ter algum problema?

  21. Pingback: Índice de posts - Organize sua viagem para Buenos Aires - Aires BuenosAires Buenos

  22. Paolla Milnyczul

    Foi muito esclarecedor o post! Vou viajar em outubro, no dia 8. Só tenho uma dúvida: tem que levar cartão de vacinação?

  23. karina

    Bom dia Tulio
    Eu lembro que o governo da Argentina estava cobrando uma taxa de turismo no aeroporto de buenos aires. E parece que o governo estava votando para ver se deixam de cobrar essa taxa e fomentam o turismo la. A taxa era por volta de 20 USD. E essa taa so pode ser paga la.
    Eu nao encontrei nada sobre essa informacao. Voce sabe se ainda estao cobrando?
    Obrigada

  24. karina

    Ah serio? Quem me passou essa informacao foi uma agencia de viagens…. so que nao acabei fechando com eles. Fechei tudo sozinha, sem ajuda de agencias. Vou semana q vem pra ai, pela segunda vez. Ha dois anos atras nao paguei taxa alguma. Ai quando a agencia falou isso, achei q era algo novo….

  25. Mara

    Tulio…estou indo com minha pra Buenos Aires ,…eu tenho passaporte mas ela nao …ela tem um RG em bom estado emitido a 12 anos …. a agencia de viagem me disse que mais de 10 anos nao pode viajar com o RG…isso realmente procede? Obrigada… Mara

    • Túlio Bragança
      Author

      Mara, se está em bom estado imagino que não haverá problema. A agência está certa em avisar, porque se der algum problema os clientes reclamam e pedem o dinheiro de volta. Eles querem evitar o pior. Até hoje aqui no blog nunca li sobre ninguém que foi barrado por causa disso, e olha que recebemos dezenas de comentários todos os dias.

      • Oi Tulio e Mara! Tudo bem? Sou a primeira a contar entao sobre o RG “vencido”. Minhas tias vieram nos visitar e uma delas foi barrada no aeroporto em BH. O nosso RG nao “vence” no Brasil mas para viagens internacionais (e coisas importantes no Brasil) sim, a validade sao de 10 anos. Tiveram que remarcar a viagem e correr atras do novo documento. Minha mae indo de visita ao Brasil apresentou o RG vencido e a agente de imigracao disse que ela nao poderia retornar a Argentina pq o RG nao tinha mais validade, a agente deu a dica pois viu o DNI dela e sabia que morava aqui…
        Beijos

        • Túlio Bragança
          Author

          Obrigado! Realmente queríamos ter algum exemplo pra comprovar isso já que é algo que não está muito claro. Valeu por compartilhar

    • Túlio Bragança
      Author

      Marcelo, nao entendi muito bem sua pergunta. Se o passaporte estiver na validade ele serve.

  26. Enriqueta

    Oi meu rg é de 2005 cuando eu tinha 9 anos e hoje tenho 18 você acha q eu consigo passar pela federal no aeroporto? Minha carteira de trabalho he valida? Cendo que tem uma foto recente? Descembarco em cordoba!

    • Túlio Bragança
      Author

      Enriqueta, como comentamos no post. Os únicos documentos válidos para viajar sao RG e Passaporte. O resto nao vale na Argentina.

  27. Viviani

    Boa Tarde, vou viajar agora dia 06 de outubro, com meu esposo e filho, de 1 ano e 4 meses, ele não tem Rg, serve só a certidão, juntamente com autorização?

    • Túlio Bragança
      Author

      Viviani, o menor precisa ter RG ou passaporte. Certidão de nascimento não é um documento válido na Argentina.

  28. Protásio Pauli

    Túlio, boa tarde!
    Eu e minha esposa pretendemos ir à Buenos Aires no dia 25/09 (próxima semana) e ficar duas noites por lá. Iremos de carro até Sacramento/Uruguai, e pegar o Buquebus. Você acha que mesmo indo com o Buquebus, é necessário ter todo esse ‘cuidado’ com os documentos?
    É que precisamos ‘renovar’ o RG, mas o da minha esposa não chegou, não foi impresso por problemas técnicos, assim dizem eles. 🙁

    • Túlio Bragança
      Author

      Olha, por mais que digam eu nunca vi ninguém sendo barrado porque o RG está velho, ainda mais quando você viaja de carro ou barco. Se ela possui um RG e está reconhecível na foto é muito difícil ter problema.

  29. Maria dantas

    Irei viajar em 06/10 e voltarei em 14/10. Meu passaporte vencerá em 20/10 e a minha identidade é de 2003. Terei problemas?

  30. j

    Amigo tulio cê podi me informar quais documentos q devo obiter p estudar morar e trabalhar na argentina?

  31. Boa tarde! estou querendo ir conhecer Buenos Aires, mas estou comedo, oque você recomenda para mim? Os melhores lugares que não representam muitos ricos de furtos, ou etc?

    • Túlio Bragança
      Author

      Marlene, dê uma lida no blog. Certamente vc vai encontrar lugares legais nos nossos posts. A cidade é segura.

  32. Pingback: Como tirar passaporte | Aires Buenos

  33. Pingback: Dicas sobre Buenos Aires: links úteis | Aires Buenos

  34. Vanessa

    Túlio, existe alguma chance de embarcar com minha filha de 6 anos sem RG e passaporte? Algum documento legal? Comprei a viagem de 4 dias para visitar o Zoo e a data foi marcada para duas semanas seguintes. O RG não chegou :/ . Tem alguma chance? Obrigada.

  35. Ednir

    Olá túlio,quero saber se pode viajar para cordoba de´carro?é que meu marido é militar e vai à serviço por 1 ano pra lá.

    • Túlio Bragança
      Author

      Ednir, Córdoba fica a uns 800 km de Buenos Aires. É um pouco longe, mas dá tranquilamente.

  36. Jardel Albuquerque

    Olá, Tulio,vou para Buenos aires em dezembro/2014, meu RG é de 2005, tem mesmo essa lei que um RG de 10 anos não é permitido embarcar? no meu caso que tenho 09 de RG, bom estado e foto, terei problemas?

  37. Francine

    Tulio, tira uma duvida! Posso sair de Buenos Aires e ir pro canada e voltar para Buenos Aires?!

    • Túlio Bragança
      Author

      Francine, desde que voce tenha os vistos corretos de entrada pode sim. Nao importa muito da onde vc está vindo, desde que tenha a documentacao certa.

  38. Renata

    Tulio , bom dia! Meu filho é menor e o pai falecido. Levo a certidão de óbito e tem q ser original? Grata

  39. RITA DE CASSIA

    Túlio, boa noite. Estou planejando um mestrado na UNTREF, sabe me falar algo a respeito dessa universidade? Grata

  40. ricaro

    Realmente valeu pelas dicas, só tenho uma duvida, o modelo de autorização para menor que está disponível
    no site do consulado brasileiro deverá ser assinado pelos pais, certo…. e reconhecido firma nestes cartórios comuns? ou deverá ser tipo tabelião de notas?

    • ricardo

      Realmente valeu pelas dicas, só tenho uma duvida, o modelo de autorização para menor que está disponível
      no site do consulado brasileiro deverá ser assinado pelos pais, certo…. e reconhecido firma nestes cartórios comuns? ou deverá ser tipo tabelião de notas?

  41. felipe

    Boa noite! Eu gostaria de saber se é necessário algum tipo de carta convite no caso de eu ficar hospedado na casa de um amigo e não em um hotel.

  42. Sandro Carvalho

    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo site.
    Eis a minha dúvida, Túlio, sou militar, ouvi dizer mas até agora não li em nenhum lugar a respeito do acesso a Buenos Aires com identidade MILITAR, realmente é proibido.Obrigado

  43. Camila

    Tulio, viajarei para Buenos Aires em maio/2015. sou separada e vou com minha filha de 8 anos. A guarda eh minha. mesmo assim preciso de autorizacao do pai? sabe que tipo de autorizacao?

  44. Yasmin

    Oi, td bem?? em relacão a vacinas.. oq eu preciso levar.. eu leio leio e nao entendo nada,cada um diz uma coisa em relacão as vacinas! preciso levar algo q comprove mhs vacinas ou nao?
    obg

  45. Yasmin

    fiz o pedido de um novo rg, pois o meu estava em mas condicoes.. se nao der tempo de chegar, eu tô perdida.. n sei se consigo embarcar c meu rg.. nem levandoo varios documentos de identificao que eu sou eu será q eu consigo?

    • Túlio Bragança
      Author

      Só RG e passaporte mesmo. De repente vale a pena fazer um passaporte de emergência.

    • Túlio Bragança
      Author

      William, não necessariamente. Mas é preciso ter um endereço de onde você vai ficar na Argentina, que é pedido na entrada no aeroporto.

  46. Boa tarde, Túlio.
    Em primeiro lugar, parabéns pelo Blog.
    (O melhor na internet sobre BUE)

    Tenho duas dúvidas:
    Pretendo levar meu Tablet e Cell da Samsung.
    Existe algum problema na hora de eu VOLTAR com eles?
    Questão de quererem cobrar imposto ou algo assim?

    Existe algum serviço de internet pré-paga, onde eu apenas compre o Chip, coloque créditos e já saia usando, assim como a TIM qui do Brasil?
    Se existir, qual tu me recomendas?

    Obrigado pela ajuda e atenção
    🙂

    • Túlio Bragança
      Author

      Guto, não tem muito problema quanto a imposto não. A Receita faz fiscalização maior com voos que vem dos Estados Unidos.
      Sobre o chip, rola vc comprar um pré-pago em qualquer quiosque de Buenos Aires e sair usando. Recomendo o Movistar e o Personal

  47. Boa noite, Tulio parabéns excelente conteúdo, me tira uma duvida é facil consegui visto permante pra argentina ? no quesito emprego é mais facil que no brasil devido ao tanto de impostos ?

    • Túlio Bragança
      Author

      André, é facílimo conseguir o DNI, que é tipo o RG argentino para estrangeiros. Se vc comecar a tramitacao no Brasil, em algum consulado argentino, é mais rápido ainda. Em poucas semanas vc ja tem um número de documento e pode trabalhar legalmente. Sobre empregos, na media pagam pior, mas para brasileiros é até tranquilo conseguir um, principalmente na área de comunicacao.

  48. Jefferson G Sousa

    Olá Túlio, quero ir de carro com minha família, apenas para passear e conhecer a Capital, de 7 a 10 dias, o que precisar ser levado de RG, meu da esposa e dos filhos?

    • Túlio Bragança
      Author

      Jefferson, além disso vc precisa ter a CARTA VERDE; que é um seguro internacional. Seria legal ver isso com seguradoras, ele nao é muito caro. É cotado de acordo a quantos dias vc estará na Argentina. Precisamos fazer um post sobre viagem de carro e juntar todas essas infos. Estamos devendo essa!

  49. Silvia

    Oi Túlio, meu marido não tem RG civil (só identidade militar), ele está pensando em tirar uma civil para irmos em Buenos Aires em maio/2015; se for muito recente a data de emissão da RG será que dará problema?

    • Túlio Bragança
      Author

      Silvia, não tem problema nenhum se for recente. Infelizmente com a militar não entra na Argentina. Sò RG civil ou passaporte.

  50. Daniel Damasceno

    Tulio viajarei p buenos aires dia 6 de dezembro meu passaporte vence 20 de.maio de 2015. Eles exigem 6 meses antes de vencer ou nao terei problemas?

    • Túlio Bragança
      Author

      Daniel, se o passaporte é válido você entra sem problemas. Não tem isso dos seis meses. Além do mais, você também pode entrar com o RG. Abraço

  51. Aline

    Oi Túlio será que você pode me ajudar ? irei viajar com minha irmã de 16 anos e minha filha de 9, é uma tremenda confusão, eu sou filha por parte de mae da minha irmã, logo não temos o ultimo sobrenome igual, somente o nome do meio, o pai dela assinou uma declaração em setembro com validade de 2 anos, como ele mora em outra Cidade minha mae assinou o documento somente agora em outra via, somando 4 vias (dois de cada). No RG da minha filha, meu nome consta como casada, ou seja eu tinha outro sobrenome, porém, ao emitir o passaporte eu passei a assinar o nome de solteira, mas casei logo em seguida, entretanto, no formulário de autorização da minha filha, como citei o numero do passaporte eu coloquei meu nome de divorciada (não mencionei o nome completo de casada atualmente). Eu ainda não emiti um novo passaporte e achei necessário colocar o meu nome como estava escrito no passaporte. A autorização dela foi assinada pelo pai em fevereiro. Já na autorização da minha irma, meu nome esta da forma que assino hoje, pois citei os numeros de RG. Será que teremos algum problema? Estou preocupada com esta confusão de nomes. Agradeço se puder me ajudar. Obrigada!

    • Túlio Bragança
      Author

      Aline, imagino que não há problemas. Aconselho vc levar todos os documentos possíveis, provando a diferença do seu nome de casada e de solteira, assim o oficial da imigração entende tudo melhor!

  52. rachelluiz

    Túlio, bom dia!
    Obrigada pelas infos. Meus pais viajarão para a Argentina de carro amanhã, porém meu pai está com o RG com a data de expedição de 98, ele poderá ter algum problema na entrada do país? Obrigada!!

    • Túlio Bragança
      Author

      Rachel, os controles das estradas são menos rígidos, imagino que não tem problema.

  53. Caro Túlio. Boa tarde!
    Não tenho mais meu RG Civil, pois sou Policial e nós temos o RG personalizado em função do porte de arma.
    Irei usando apenas meu passaporte. Não há obrigatoriedade em levar RG?

    Mais uma vez parabéns pelo blog. Se tiver facebook, whatsapp de suporte, instagram, divulga ai que irei repassar a todos. Muito top suas ajudas!!!!

  54. João Paulo Paiva

    Olá Túlio. Meu RG não tem o número de CPF, pois à época meu cartão (documento) havia sido furtado e não foi impresso na cédula. Será que a ausência dessa informação traria algum problema para entrar na Argentina e no Uruguai? Abraços

    • Túlio Bragança
      Author

      João, não tem problema isso não. Entra tranquilo. Meu pai mesmo tem um RG sem CPF e entra sempre sem nenhuma diferença.

      • João Paulo Paiva

        Túlio, muito obrigado pela resposta! Seu blog tem sido uma indispensável ferramenta para tirarmos várias dúvidas e para que tenhamos uma viagem tranquila.
        Abraços

  55. Ana

    Ola Tulio, bom dia!
    Meu RG é de 1997, mesmo sendo mais nova, da para me reconhecer será que terá problema?
    Falei com uma amiga que foi para lá recentemente, e avô dela foi com o RG ainda quando era bem jovem (pensa?! rsrs) , ai levaram ela em uma salinha e a mesma teve que pegar uma autorização. Ela falou para eu ficar tranquila, dando para me reconhecer mesmo que seja de algum tempo.
    Fica a dica para as pessoas que mesmo sendo barradas por conta do RG (acho dificil acontecer) tem a opção de pegar autorização, como foi esse caso da avô da minha amiga. Bjs
    Tks! 😉

  56. Oi Túlio! Vamos viajar agora no fim do ano para o Uruguai e para Argentina, acontece que tanto o meu RG quanto o do meu namorado a foto é de quando éramos crianças… teremos problemas? pesquisei para renovar o RG, porém fica pronto em 15 dias e até lá já estarei viajando… obrigada desde já!

  57. Naul

    Olá.

    Excelente trabalho esse que vocês fazem. Me ajudou muito na minha vinda para Buenos Aires. Mas agora no meu retorno tenho uma dúvida. O que acontece se eu ultrapassar o prazo de 90 dias? Depois de 90 dias na Argentina, volto ao Brasil. O problema é que entrei no país às 7hs da manhã, e sairei às 11hs: ou seja, ultrapasso em 4 horas os 90 dias. Não pensava que isso fosse um problema até que há três meses fui ao Uruguai para renovar meu visto de turista e quase tive um problema com a imigração. Saía do país às 9hs da manhã, quando meu visto de 90 dias expirava à tarde. Por algumas horas fui salvo. Mas agora não serei e nem tenho como alterar a data do voo sem pagar uma fortuna.

    O que vocês acham? Pagarei alguma multa? O que acontecerá?

    Um abraço.
    Naul.

  58. Oi,Túlio, tudo bem?
    Gostaria de saber se você sabe quanto tempo posso ficar na Argentina (pretendo ficar por volta de 26 dias em Buenos Aires e vou viajar com o meu RG, será que tudo bem?)
    Obrigada!

  59. SANDRO FERREIRA

    Olá Túlio, irei pra estudar em Buenos Aires e só estou indo com a passagem de Ida, minha declaração expedida pela faculdade só sai em fevereiro de 2015 e minha viagem é 8 de janeiro, posso ir como turista, minha dúvida é: terei problemas na imigração.

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Sandro. Mesmo sem essa declaracao da faculdade vc pode dar entrada na sua residencia temporária. Visite o site da Migraciones argentina para ver os detalhes. Bem rápido vc faz isso. Alem do mais, como turista vc pode dicar 90 dias no país.

  60. Hajime Machida

    Hola Tulio, voce sabe si tem algun jeito de arrumar ou tramitar en Ezeiza para entrada a la Argentina llegando sin el Visto?.
    Soy Japones residente permanente en Brasil e eu nao preciso de visto, mia esposa es Chinesa residente permanente en Brasil e tem o RNE, sou que para nacionalidade chines exigen el visto.

  61. Adriana

    Bem, Cheguei na argentina com meu marido e meu filho de 9 anos, nós três com o passaporte. Na imigração, para minha surpresa, pediram a certidão ou identidade do meu filho. Aleguei que ele estava com o passaporte e acompanhado pelos dois (pais). O grosseirão da imigração disse que sem um desses dois documento iriamos voltar todos para o Brasil!!.Meu marido costumava andar com uma cópia da certidão na sua carteira. foi a sorte. Minha dica: se for viajar com menor pra Argentina, não levem só os pais e passaporte, pq nunca vi essa regra em lugar nenhum.

  62. João Victor N.

    Boa Tarde, gostaria muito de pedir a sua ajuda! você poderia me indicar alguma empresa que possa resolver tudo sobre a minha transferência pra Buenos Aires, estou indo estudar e quero contratar alguma empresa que saiba me explicar tudo nesse processo.

    Obrigado! aguardo resposta.

    • Túlio Bragança
      Author

      Joao, sugiro vc entrar no grupo do Facebook “Brasileiros em Buenos Aires”. sobre isso nao temos muita info.

  63. viviane

    eu viajar, e meu rg é de quando eu era menorzinha, hoje eu tenho 14 anos. gostaria de saber se eu corro o risco de nao embarca no dia, pelo fato do rg nao ter uma foto atual .

  64. Luciano Silva

    Uma dica dada pela menina que nos alugou o apê é que o passaporte é importante para atendimento médico pois com ele, e somente com ele, você é atendido nos hospitais públicos argentinos. Somente com o RG você só pode ser atendido em hospitais particulares. Como sou diabético levarei os dois para garantir…

    • Túlio Bragança
      Author

      Obrigado, Luciano. Temos que confirmar isso porque em teoria se vc pode entrar com o RG na Argentina vc pode ser atendido em qualquer lugar com ele. Vamos ver. abs

  65. camilacssouza@hotmail.com

    Tulio, Boa Noite!
    Eu e meu namorado compramos um pacote para o Cruzeiro Costa Favolosa Brasil, Argentina e Uruguai com saida no dia 02/01/15.
    Sera que ele consegue embarcar com o Rg expedido em 1994?
    Nao da mais tempo de solicitar outra.
    Estamos na duvida se cancelamos ou se arriscamos.
    No contrato com a Costa eles so sugerem que sejam expedida a menos de 10 anos.
    ja ocorreu situação em que passageiros nao embarcassem em cruzeiro por documentação antigo?

    • Túlio Bragança
      Author

      Camila, realmente não dá pra saber. É um risco. Tente fazer o passaporte de emergência que sai super rápido.

  66. janaina

    Boa tarde Tulio , irei para Buenos Aires dia 27/12 /2014 porém vi somente agora que minha identidade tem validade até 10/12/2014 esta em otimo estado será que conseguirei viajar?? iremos com as crianças

  67. Celina

    Túlio, vou viajar pra Buenos Aires e vou somente com Rg e vou levar todos meus documentos., pois vou estudar na faculdade uba, vse acha que consigo todos os documentos necessários estando aí? Preciso ir o mais rápido possível e se for pra resolver tudo aqui pelo Brasil vai demorar mais. .
    Desde já agradeço.

  68. Karim

    Olá, Tulio! meu filho tem 16 anos e iremos a B.A em julho. Quero fazer a travessia até Colonia del Sacramento para passar o dia… já vou levar a autorização do pai dele pra entrar na Argentina, preciso fazer outra para entrar no Uruguai? Ou ela serve para os dois paises? Obrigada!

  69. Renan Jesus

    Oi Tulio, eu irei fazer 18 anos em março e pretendo ir a Buenos Aires acabar meus estudos! Eu preciso de alguma autorização de meus pais? E eu consiga ir a Buenos Aires me matricula em uma escola e acaba meus estudos lá? Pfr me explica isso direito Pfrr 🙂

    • Túlio Bragança
      Author

      Renan, se vc chegar em Buenos Aires com 18 anos completos não precisa. Se for antes aí precisa. Não tenho infos sobre escolas e estudos, recomendo vc ir no grupo “Brasileiros em Buenos Aires” do Facebook. Abs

  70. Helen

    Tulio tira uma duvida aqui, pretendo viajar pra buenos aires semana que vem…vai eu meu noivo e minha filha de 4 anos ela precisa de rg? Ou a certidão de nascimento vale?

    • Túlio Bragança
      Author

      Precisa sim, Helen. Rg tb é pedido para crianças em viagem para a Argentina. Uma opção mais rápida é fazer um passaporte de emergência.

  71. Priscila

    Olá Túlio, queria tirar uma dúvida! Perdi meu RG em uma viagem há pouco tempo e não consegui tirar outro ainda. Mas tenho o passaporte certinho. Posso viajar só com o passaporte e sem o RG sem problemas?

  72. Iara

    Comprei um cruzeiro que vai para argentina dia 10 de janeiro. Eles dizem que precisa de rg com emissão de no max 10 anos ou passaporte com validade mínima de 6 meses. Meu rg é de criança, e sei que no porto eles não deixam embarcar, por isso fiz meu web check in com os dados do passaporte. Porém não tem seis meses, ele vence dia 25/03/15. Como é fim de ano, n da tempo de tirar outro passaporte. Será que eu conseguirei embarcar com meu passaporte? Obrigada.

    • Túlio Bragança
      Author

      Iara, passaporte desde que esteja com validade ok passa. Isso de ter 6 meses é mais pra europa e eua

  73. Patrick

    Túlio bom dia. Fechei um pacote de cruzeiro p/ Argentina e Uruguai, com saida dia 4/1. Porém, minha agencia de viagens só passou a informação do documento necessário ( rg com foto recente ) ontem dia 30. E não dá tempo de eu emitir um novo RG. Meu documento é de 2002, quando tinha eu 12 anos de idade. Na foto, apesar de criança, dá pra me reconhecer. Mas estou com muito medo de perder a viagem.
    Sei que nada é garantido, mas Pela sua experiência, você acha que posso ter problemas p/ embarcar?

    Outra pergunta, se a questão é na Argentina, eu não posso embarcar com o rg e quando chegarmos em Buenos Aires eu ficar no navio, não seria uma possibilidade?

    Agradeço desde já

    Abraços

    • Túlio Bragança
      Author

      Patrick, realmente não dá pra saber. Sei de gente que não tem problema com isso. Se der tempo, tente fazer um passaporte de emergência. Abs.

  74. Le

    Tulio, vou estudar na argentina! Para ficar mais de 90 dias preciso do passaporte ou apenas o rg basta ?

    • Túlio Bragança
      Author

      Le, se vc vem estudar aí a papelada é outra. Vai precisar fazer dni e se legalizar, melhor se informar no consulado

  75. Anderson

    Olá Túlio. Primeiro, parabéns pelo site e por todo o conteúdo! Grande ajuda, mesmo para quem já foi.
    A minha dúvida é a seguinte. Desta vez estou indo com meus pais e uma sobrinha de 12 anos, que é criada pelos meus pais. Já li aqui sobre a Autorização de Viagens para menores quan, mas não sei nada sobre a guarda tutelar oficial que minha mãe possui, chamada Termo de Guarda. É só levar este documento e o RG da menor (já que a responsável legal sobre a menor, que é a minha mãe, estará na viagem) ou tem algo a mais?
    Grato desde já.
    Anderson

    • Túlio Bragança
      Author

      Anderson, Se sua mãe é a única que tem a guarda e ela é definitiva isso basta. Tá no Estatuto da Crianca, artigo 84. De qualquer maneira pra ter 110%¨de certeza recomendo vc confirmar ligando pro Conselho Tutelar ou Vara da Infância da sua cidade ou até mesmo para a companhia aérea.

      • Anderson

        Muito obrigado Túlio.
        Já fui em busca de informação no Portal Consular e esta é a informação que colhi de lá…

        “O guardião por prazo indeterminado (anteriormente nominado guardião definitivo) e o tutor do menor, judicialmente nomeados em termo de compromisso, que não seja um de seus genitores, necessita de autorização judicial para viajar ao exterior com o menor?
        Não. Pois são considerados os únicos responsáveis legais pelo menor.”

        Sua informação está correta. Bate com a informaçãod e lá.
        Muito obrigado mais uma vez.
        Abraço

  76. Grossmann O.

    Olá, Túlio…Muito útil seu blog. Acabei de imprimir a autorização para menor desacompanhado e vejo que pede número de passaporte o qual o menor não possui. Também abaixo na aoutorização dos pais se lê Buenos Aires em…..Como faço modifico ou deixo assim mesmo e coloco sómente número da RG?
    Grato
    Abraços
    Grossmann

    • Túlio Bragança
      Author

      Só deixar o número do RG mesmo! Sobre isso de Buenos Aires realmente nao sei 😀

  77. Larissa

    Túlio, Boa tarde !

    Gostaria de pedir uma ajuda .. quero viajar p Buenos no mês que vem e minha dúvida é referente ao RG, o meu não é plastificado más é atual .. Você sabe se tem algum problema quanto a isso ? .. Consigo ir numa boa ?

    Obrigada pelas dicas do seu blog, tenho acompanhado e tem me ajudado bastante !

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Larissa. Vc mesmo pode mandar plastificar em algum comércio que resolve. Eu mesmo já fiz isso. Uma vez um atendente da Gol comentou que ele tem que estar sempre plastificado,

  78. Larissa

    Então .. essa é a questão, li em alguns sites que plastificação é proibido .. Dai por isso fiquei na dúvida !

    Parabéns pelo blog .. E agradeço o retorno !

  79. Carlos Pires

    Túlio, como vai? Tenho uma dúvida: estou indo para Buenos Aires com a família (eu, minha esposa e duas filhas), em julho. De lá, tomaremos dois voos separados para Bariloche (por questões de milhagem…), ou seja, eu vou num voo com uma filha, e meia hora depois minha esposa vai com outra filha. É bem possível, até, que a Aerolineas permita antecipar o segundo e irmos todos juntos. A dúvida é: se isso não acontecer, poderei ter algum problema em viajar sozinho com minha filha? Ou cada um de nós (eu e minha esposa) precisará de uma autorização para viajar com a filha EM SOLO ARGENTINO. Lembrando que o trecho BRASIL-BUENOS AIRES-BRASIL estaremos todos juntos.

  80. Qual seria o custo para ficar 30 a 90 dias em Buenos Aires, e depois se possível dar entrada em visto temporário ou permanente?
    Custo para 2 pessoas, casal, divindo Hostel, Casa, AP, etc. Para ficar bem mais em conta, e comendo em casa, cozinhando, etc. Alguem tem uma estimativa?

    • Túlio Bragança
      Author

      Marcio, realmente dificil saber. Imagino que em torno de 12 mil pesos. Tudo depende da moradia.

  81. alexandre

    Tulio,

    Sempre vou para a Buenos Aires jogar no cassino e da ultima vez eu ganhei uns trocados a mais e trouxe para o Brasil vc acha que posso entrar com 20.000 pesos sem problemas

    • Túlio Bragança
      Author

      Alexandre, vc pode entrar sim. MAs te recomendo trocar isso em real, pq o peso desvaloriza muito e fácil.

  82. ALEXANDRE

    valeu só não vou trocar pois estou indo semana q vem de novo, e acabei ganhando no ultimo dia e não deu tempo de ir no paralelo trocar para real

    • Túlio Bragança
      Author

      tá certo! o limite para entrar no Brasil sao 10 mil dolares, por isso sem problemas. Depois conta pra gente qual o segredo pra ganhar!

  83. Kátia

    Oi Túlio! Essa é a segunda vez que estou em Buenos Aires. Faz 3 meses que cheguei e meu visto vence amanhã. Solicitei turno para fazer DNI, já que dessa vez vim pra morar,mas ainda está longe. Será que consigo pedir uma prorrogação de visto em Migraciones mesmo com prazo vencido ou vou ter que deixar o país e voltar?

    • Túlio Bragança
      Author

      Katia, vc não precisa fazer nada. Só esperar o DNI chegar. Caso precise sair do país vai ter que pagar uma multa, mas que não é cara.

  84. Emerson

    Boa tarde Túlio,
    Para entrar de carro parece que pedem um seguro, que seguro é este e onde faz? sabe valor?
    obrigado.

    • Túlio Bragança
      Author

      Não serve não. Só RG civil ou passaporte mesmo. Uma saída é fazer o passaporte de emergência, que é feito de maneira mas rápida.

  85. Sandro Lima

    Olá amigo, eu posso entrar de moto na Argentina sem ter problemas? Quero fazer uma viagem de moto porém tenho medo que minha habilitação não vale nada lá.

    • Túlio Bragança
      Author

      Pode sim, Sandro. Mas tem um sgeuro chamado carta verde necessário. Melhor ver com quem já fez isso os detalhes

  86. Victor Lopes

    Túlio, eu tenho uma duvida que não ficou muito clara pra mim! Eu posso entrar em Buenos Aires com o meu RG sem problema algum ?

  87. dayana lima

    Boa noite, Túlio por gentileza, vou para Buenos Aires dia 15.03 passarei 4 dias, estou com dúvidas em relação ao clima da época, como estará? E sobre a questão da moeda, gostaria de saber de é melhor levar do Brasil os pesos já, ou posso levar real sem problema, ou levo os dois??
    Obrigada

  88. Oi Tulio, estou indo para Foz de Iguaçu, e pretendo ir em Puerto Iguazu para compras. Vou com minha filha de 16 anos, será que ela precisará de autorização do pai ou da vara da infancia ?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Claudia! A fronteira ali é bem mais permissiva quanto a isso. É meio loteria. As vezes vc entra e sai e mal olham seus documentos, mas se tiver um guarda fazendo o procedimento padrao vc vai precisar da autorizacao sim. É o que recomendamos!

    • Silvia

      Oi, Claudia, ano passado quis passar com meu enteado para Puerto Iguazu mas eles foram bem rígidos e não permitiram (ele até tinha a autorização da mãe e o pai estava conosco) mas ele só tem identidade militar e não conseguimos passar..

  89. Vinicius

    Túlio, irei viajar de navio e no site da cia. marítima tem uma observação de que quem pretende entrar na Argentina com RG deve fazer uma tal “tarjeta” de entrada e saída no site de imigração da argentina. Nunca ouvi falar nessa necessidade, mas fui atrás, e para emitir este documento o site pede endereço de residência na argentina. Porém não é esse o caso, irei a passeio e ficarei 1 dia apenas. Pra quem viaja de navio, esse documento é mesmo necessário? Obrigado!

    • Túlio Bragança
      Author

      Vincius, nao é necessário nao. A gente postou aqui as informacoes do próprio consulado e da polícia federal. Só precisa ter passaporte válido ou RG em bom estado. Nada mais.

  90. Sabrina Carvalho

    Túlio, é necessário embarcar com cartão de visitas para uma viagem de 5 dias? Quais a vacinas exigidas?

  91. Sabrina Carvalho

    Corrigindo o comentário acima: é necessário embarcar com cartão de vacinas? Se sim, quais são exigidas?

  92. Giovana Almeida

    Não consegui ler todos os comentários para ver se tinha minha dúvida. É necessário pagar alguma taxa de reciprocidade para entrar entrar lá?

    • Túlio Bragança
      Author

      Se vc é brasileiro não. Cidadãos europeus, norte-americanos e alguns asiáticos precisam. abs

    • Túlio Bragança
      Author

      É UM OU OUTRO. Não precisa entrar com os 2. Buenos Aires neva uma vez a cada 100 anos! hehe Se quiser ver neve o melhor é ir para Bariloche.

  93. Silvia

    Olá, Túlio, estou viajando para Buenos Aires e Bariloche em maio, mas saindo de Manaus. Preciso levar o documento da Anvisa que sou vacinada contra febre amarela?

  94. Abel Guillermo Silva

    oi tulio, eu sou argentino e minha namorada é brasileira, viemos de carro do brasil passando pelo uruguai e na entrada ao pais nao me deram nenhum visto pra ela, apenas um documento de entrada do veiculo ao pais e como eu sou argentino tambem nao me pediram nada. Estou um pouco perdido agora pois quero pedir a permanencia dela por dois anos enquanto resolvemos nossas pendencias aqui mas um dos itens da lista da direccion nacional de migraciones é o tal do visto.
    outra duvida. tivemos problemas com nossas contas bancarias no brasil e provavelmente teremos que fazer um bate-volta pra resolver isso, vc acha que deixam ela entrar novamente depois de 1 semana?
    e agora?

  95. César

    Blz, Tulio. Muito bom seu blog, parabéns! Seguinte, eu e um amigo estamos indo para Buenos Aires pela trigésima vez rrsss só que desta vez, estamos levando uma amiga americana que mora no Brasil; ela é residente permanente no Brasil há séculos, com RG de estrangeiro e tudo, mas o passaporte dela é americano. Será que ela precisa de visto? Vc sabe a respeito? Ou sabe quem possa me informar? Abs!

  96. Ricardo

    Ola! Parabéns pelo blog. Estou indo com meu filho de 4 anos e outras pessoas da família, mas sem a mãe dele. O passaporte dele é novo e já consta autorização expressa que o menor está autorizado a viajar com apenas um dos pais enquanto estiver válido. Por via das dúvidas, fiz também a autorização em cartório. Iremos de avião mas o regresso será de navio. Minha dúvida é, caso exijam a autorização além do passaporte, os selos dos cartórios brasileiros bastam ou é preciso legaliza-los junto ao consulado. Vi algo a respeito. Obrigado!

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Ricardo. Não se preocupe porque você fez até além do necessário! Os selos da autorização são válidos, mas como essa autorização já está no passaporte nem vão pedir. Boa viagem

  97. Di Oliveira

    Olá! Sei que o Passaporte não é item obrigatório para ir à BUE, mas estando lá e tendo entrado com passaporte, eu tenho que levá-lo a todos os lugares que for? (como que para comprovar que estou legalmente no país)

  98. Thaise Gusson

    Oi, tenho uma viagem de cruzeiro agora dia 21/03 com a MSC, na compra da viagem o voucher ficou o nome de solteira, porém agora meu RG está com nome de casada, terei problemas para embarcar, ou basta eu levar minha certidão de casamento que nao terei problema. Obrigada.

    • Túlio Bragança
      Author

      Não sei, Thaise. Para vc entrar na Argentina não haverá problema. Agora com a MSC é melhor confirmar e falar com eles.

  99. Deam

    Oi tenho um viajem marcada para o mês que vem para Argentina mas minha identidade e de 2007 ele está bem conservado. Minha duvida e preciso fazer uma nova identidade ?

  100. Jessica

    Oi, gostaria de saber o clima de BsAs entre março/abril.. como costuma ser? frio mesmo ou clima ameno?

  101. Rosana

    Nossa, passei aperto com esse negócio de Rg. Deixei pra tirar faltando 31 dias pra viagem e quando cheguei lá disseram que o prazo era de 30 dias ÚTEIS, quase morri. Mas, depois terminei explicando o meu drama e graças a Deus o pessoal do instituto de identificação foi bem compreensivo. De qq forma, fica a dica, não cometam o mesmo erro que eu,não deixem pra última hora 🙂

  102. Carlos

    Ola bom dia!
    Estou querendo ir morar na argentina e gostaria de saber se com o visto de turista posso dar entrada no tramite da minha documentação?

    • Túlio Bragança
      Author

      Carlos, dê uma olhada no site do Ministério de Inmigraciones. É bem fácil tramitar a documentacao. Acho melhor começar isso já no Brasil, indo até um consulado. Acaba sendo bem mais rápido.

  103. sheridan de oliveira

    tulio, boa tarde, tive problemas para tirar a 2 via do RG,enfim, nao vai dar tempo dele sair antes da viagem, a 1 via foi expedida em 2003, a pelicula ta descancando e na foto meu cabelo ta curtinho, mais meu rosto nao mudou muito.estou com medo de nao conseguir entrar em buenos aires.o que voce me sugere?

    • Túlio Bragança
      Author

      Realmente não dá pra saber. Ou fazer um passaporte de emergência ou arriscar. Muitas vezes não tem problema.

  104. janaina

    Ë preciso o RG de atè pelo menos 10 anos de emissao, senao eles nao aceitam, nao aceitam mesmo!!!

  105. Miquéias Lopes

    Túlio, estou levando meu filho de um ano e seis meses.
    Apenas a autorização é suficiente?

    • Túlio Bragança
      Author

      A criança precisa ter um documento, RG ou passaporte. Se vc vem sem a mãe dele precisa a autorização tb.

  106. Mariana

    Olá Tulio! Sou mais uma preocupada com RG… faltando 2 semanas pra embarcar, só hj me dei conta desses detalhes. Viajo dia 03 (na outra sexta). O RG do meu marido é de 1999 e o meu de 2000 com nome de solteira… Vamos correr no Poupatempo essa semana, mas não sei se chegará a 2° via a tempo… sobre o passaporte emergencial, há alguma chance de eles fazerem por motivo de turismo (comprovando com os vouchers da viagem)? Ou sem chance? (pergunto pq há motivos específicos para solicitar o emergencial no site do DPF…).

    • Túlio Bragança
      Author

      Sim, esse é um dos motivos pro passaporte emergencial. É uma baita dor de cabeça mas é melhor se garantir.

  107. Mariana

    Olá Tulio! Mais uma preocupada com o RG… rs. Viajo dia 03/04 para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate e só hoje me dei conta e li coisas sobre o ano dos RGs… O RG do meu marido é de 1999 e o meu é de 2000 e é de solteira… ( só falta o último sobrenome do meu marido…). Poderei ter problemas, certo? Sobre o passaporte emergencial, será que consigo tirá-lo por motivo de turismo (comprovando o prazo com os vouchers da viagem), ou sem chance? (pergunto pq há motivos específicos que o DPF autoriza…). Não quero estragar minhas férias… 🙁

  108. Dylan Febras

    Olá Túlio estou com uma duvida,
    li todas as perguntas aqui e nenhuma delas era igual. Sou brasileiro, vim pela primeira vez pra cá, cheguei na Argentina 29 de dez como turista e ficaria aqui ateh 29 de março, mas fui pro Brasil dia 27 de fevereiro e voltei no dia seguinte 28 fev, meu 90 dias “zeraram” a partir de 28 fev? no segundo carimbo de entrada eles fizeram uma anotação mas não da pra entender, help please!

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Dylan! Exatamente, seus 90 dias zeram qdo vc sai do país. É muito comum gringo que vai pro Uruguai só pra renovar isso. Sai do pais e entra no mesmo dia pra ganhar 90 dias.

  109. gil

    Ola Túlio, bom Dia.
    Qdo da emissão da passagem para Buenos Aires, que foi “adquirida” por milhas não observei que meu nome lá ainda era de casada e agora sor divorciada.. Emitido o bilhete tentei junto a cia aérea mudar o nome todavia não pude por motivos burocráticos. A pergunta e a seguinte. Tenho a minha RG em bom estado emidita em 2001 com o mesmo nome da passagem e tenho uma nova com meu nome atual. Para embarcar posso apresentar a antiga e para entrar na Argentina a atual? Posso ser barrado aqui no aeroporto pelo fato de meu RG ser antigo, embora em bom estado e com foto semelhante? Na imigracao eles vão exigir o meu bilhete?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Gil. Recomendaria trazer os 2 RGs e tentar trocar na companhia aérea. Para entrar na Argentina vc não terá problemas, eles nao pedem o bilhete, apenas seus docs. Boa viagem

  110. Katia Lima

    Oi Tulio, tudo bem?
    Vou para Buenos Aires próximo dia 05, acontece que o meu RG esta com o nome de solteira e minha passagem esta com o nome de casada, acha que terei problemas?
    Obrigada
    Adoro seu blog
    Katia

  111. Patrícia

    Tulio, tudo bem?

    Meu passaporte vence em Junho/2015 e gostaria de ir para Buenos Aires em Abril.
    Para alguns paises, não seria permitido eu viajar com o passaporte próximo a data de vencimento. Sabe me dizer se a Argentina é um desses casos?

    Obrigada,
    Patrícia.

    • Túlio Bragança
      Author

      Patricia, até onde sei não tem nada de limite pra passaporte para a Argentina não.

  112. Ilda Côrtes

    Oi Túlio,
    Um amigo foi assaltado dia 29/03 e teve seu RG roubado, a sua ida para Buenos Aires marcada para o dia 02/04/15. Ele poderá entrar com a carteira de reservista, apresentando também o boletim de ocorrência da polícia?
    Obrigada,
    Ilda

    • Túlio Bragança
      Author

      Não, Ilda. Boletim de ocorrência e carteira de reservista não é aceito pela alfândega argentina. Ou é RG ou Passaporte. Recomendo ligar pra Polícia Federal e ver se fazem um passaporte de emergencia. Abraço

  113. Boa noite Túlio ! Parabéns pelo blog !
    Tenho uma dúvida: Vou de ônibus para Buenos Aires saindo daqui de SP. Onde vou pegar essa autorização de 90 dias pra ficar no país ? Esse “papelzinho” pego só quando desembarcar ou em algum ponto da viagem o ônibus vai parar e vai descer todo mundo pra fazer esse procedimento ?
    Grato

    • Túlio Bragança
      Author

      Dao esse papel quando vc entra na Argentina. Na fronteira todo mundo desce do ônibus e passa pela imigração.

  114. Raquel P.

    Oi, Túlio, belê? Seguinte, tô querendo ir no Teatro Cólon e no show do Imagine Dragons. Pra comprar pela internet, precisa do número de passaporte, mas eu vou só com RG (não tive tempo de renovar o passaporte). O que eu faço? Pra comprar o Imagine Dragons tem um capo “cedula”, mas do Teatro não tem. :F

  115. William

    Fala Túlio. Vi vários comentários acima perguntando sobre isso, mas ainda assim preciso perguntar: Se o Acordo Mercosul autoriza o uso do RG desde que esteja em bom estado e ainda por cima autoriza solicitar outro documento para comprovar a identidade em caso de dúvidas, por que dizem que o RG tem que ter menos de 10 anos de expedido? Por que exigem isso na Argentina?

    • Túlio Bragança
      Author

      William, tem gente que entra com RG com mais de 10 anos mas com bom estado. O problema é saber exatamente o que é considerado bom estado ou nao. A Argentina não exige isso dos 10 anos, apenas recomenda. É tudo muito confuso pra falar a verdade. Temos casos de leitores que não puderam embarcar, não pq o RG era antigo, mas sim pq estava irreconhecível.

  116. Fernanda

    Bom dia Túlio gostaria de saber para ir fazer faculdade ai estou pensando em ir para estudar fazer medicina o que eu necessito de documentação

  117. Juan Veneziano

    Oi Tulio. Eu nao falo bom portugues pq sou argentino, mais vou tentar falar qual é minha duvida.
    minha namorada vai chegar o dia 13/06 na argentina. ela so ter carteira de identidade. fiz no febreiro, faz muito pouco. mas quando ela foi procurar seu RG, as pessoas q trabalhan no registro diz q ela tem provlemas de suar no pulgar direito. mais no perito diu certo, entao no aeroporto quando ela tem q presentar seu RG no migracao, eles pode diz q seu documento ta ruim? pq a gente tem miedo q quando ela pegue seu digito direito no scanner faça provlemas. ou q ela fique nervosa ao momento do scanner e tenha q suar. o documentaçao ta bom estado. ta novo. so isso é minha duvida. vc pode me ajudar?

  118. Juan Veneziano

    Oi Tulio. tenho uma duvida. minha namorada vai chegar na argentina pra morar o dia 13-06. eu sou argentino. é a primeira vez q ela vai viajar. quando ela tiro seu novo RG no febreiro, diz no registro q ela tem provlemas de suar em seu digito direito. mais no perito diu certo e eles diz q nao tem provlema. ela nao preciso fazer outra vez. agora a duvida q a gente tem é no momento do embarque e desembarque quando ela fique no migraçao e tenha q pegar seu digito direito no scanner, pode ter provlemas se ela suar nesse momento? seu foto e documento ta bom estado. ta novo. ela so ter carteira de identidade, nao ter passaporte. obrigado

  119. Edna

    Túlio, eu e meu namorado estamos querendo visitar a Argentina, o mesmo é paquistanês e possui visto temporário no Brasil. Ele pode entrar na Argentina?

  120. Leonardo Santos

    Queria deixar aqui os meus parabéns pelo blog. Sensacional, útil, muito bem feito. Estive em BA em 2013 com minha esposa e estamos voltando agora em julho e as informações daqui estão sendo ótimas. Continue com o seu trabalho nesse nível.

  121. Lais Arantes

    Olá… vou pra Buenos Aires em Setembro… do dia 2 ao dia 6…. e ao olhar aqui meu passaporte vence dia 29/setembro…. será que terei problemas???? melhor fazer outro passaporte? Pq minha identidade esta bem antiga…e a foto esta beeeem diferente…. terei q fazer outra tb….

    • Túlio Bragança
      Author

      Nao tem problema o passaporte, se ele ta na validade durante sua viagem é o que importa. na Argentina nao pedem que ele tenha 6 meses

  122. Fabio Schubert

    Estou indo para Argentina agora no mês de maio. O que é melhor levar pesos argentinos ou dólar?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Fábio. Melhor é trocar seu dinheiro na Argentina. Para saber mais leia nossos posts sobre dinheiro

  123. Tulio, vamos em 5 pessoas, todas com o passaporte vencido, porem em bom estado, espero que consigamos entrar, nossa viagem é na quarta feira, inclusive ja reservamos os tours do blog!!!

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Maria! Tragam o RG junto então 😀 Não sei se com passaporte vencido dá pra entrar. Espero vcs!

  124. Karen

    Boa noite Túlio!
    Farei com meu marido nossa primeira viagem para BsAs, final de maio/início de junho.
    Tenho várias dúvidas, já li vários de seus posts… Mas será que posso enviar um email bem objetivo?
    Uma das dúvidas é: qual dos dois guias seus comprar?!?!

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Karen! Boa viagem desde já. Pode deixar suas dúvidas aqui. A gente pede isso porque deixando aberta aqui sua pergunta e nossa resposta pode ajudar muito também a outros leitores. Sobre qual guia comprar, se é sua primeira vez o melhor é o básico. Senão o Lado B é uma boa. O lado B também tem informações mais dexclusivas, que dificilmente são encontradas na internet.

  125. Rosane

    Túlio, boa noite!!
    Quero agradecer a total atenção que você me deu quando da minha dúvida sobre
    o visto para meu marido. Não tem como agradecer.
    Adorei seus guias. Espero, depois de resolvido a questão do visto, nos encontrarmos para um passeio
    por Buenos Aires no Parque Teimaken , Sucesso!!

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Rosane! Estou torcendo aqui para dar tudo certo. A gente também aprende com as dúvidas dos leitores. Um abraco

  126. Lidivane

    Olá Túlio! Eu e meu noivo estamos programando p/ fazermos a meia maratona de BA dia 06 set. 2015. Indica aí opções de hotéis c/ boa localização. Obg!

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Lidivane. Veja aqui no blog os posts de hospedagem. Temos várias indicações.

  127. daniel

    Boa noite túlio. Gostaria de saber. O que posso fazer em relação a isso.

    Fui assaltado hoJe. E no outro dia tenho uma viajem para puerto iguacu ao lado da fronteira. conseguiria passar!? Tendo um boletinho em mãos e com xeroz do RG que foi furtado; mais a carteira de trabalho e com certidão de nascimento. Sendo que só a carteira de nascimento tem foto. Fico no aguardo!

    Obrigado.

    • Túlio Bragança
      Author

      Daniel, realmente não sei se na fronteira eles afrouxam esssa fiscalização. Por lei é Só RG e passaporte mesmo.

  128. Daniele

    Tulio, tenho lido bastante o seu blog e foi através dele que me instrui para a viagem q vou fazer a Buenos Aires na próxima semana. Mas tô com um problema com a identidade, a ft é muito antiga, será q levando junto outro documento com ft terei problemas? Pq acho q não consiguirei receber a nova antes da data da viagem.

    • Túlio Bragança
      Author

      Daniele, pela nossa experiencia quando é muito antiga realmente não passa infelizmente. No último sábado um grupo que fez o Aires Buenos Tour com a gente comentou que uma pessoa não embarcou por isso. Só serve esse documento ou passaporte.

    • Túlio Bragança
      Author

      Ana, o máximo é de 10 mil dólares ou o equivalente a isso em qualquer moeda. Acima disso é preciso declarar.

  129. Gustavo Henrique Barbosa Campos

    Túlio, boa tarde.
    Estamos indo para Buenos Aires – eu e minha namorada – em outubro, na primeira semana. Fiquei sabendo que é quando ocorre as eleições presidenciais. Você sabe me dizer a data correta? E se vamos enfrentar muvuca, manifestações, empecilhos na nossa viagem por conta dessas eleições?

  130. La bamba

    Bom dia !!! Túlio .
    Vou a Argentina fazer um curso de aperfeiçoamente no Academia Longueiras (cabelo) preimeira vez. Então conforme colocado acima só com RG eu entro na Argentina, não é necessario o passaporte?
    Agradeço atenção.

  131. Giovani H. Freitas

    ola Tulio!!!
    Estou indo viajar de carro para a ARGENTINA. Vai comigo minha noiva e a filha dela.
    Precisamos de uma autorização do pai da menina para passar de carro para a argentina. Vamos atravessar em Puerto Iguazu.
    E estamos saindo agora pela tarde!! Obrigado. Daqui 3h. Fico no aguardo. Obrigado.

  132. Lucia

    Tulio, gostaria de tirar uma divida. estou muito preocupada.
    meu filho viajou para B Aires e entrou no Pais com o RG.
    Foi roubado e levaram seus documentos.
    Mas. o passaporte estava em casa. Ele poderá sair com o passaporte, ou pelo fato de ter entrado com o Rg terá problemas?

    • Túlio Bragança
      Author

      Lucia, com o passaporte ele pode sair. De qualquer maneira recomendo ele dar uma ligada no consulado.

  133. Gustavo Henrique

    Túlio, eu e minha namorada vamos em Outubro e estamos preocupados com as manifestações que estão ocorrendo! Inclusive voos estão sendo cancelados saindo dai e saindo do Brasil? Essa situação tende a piorar?

    • Túlio Bragança
      Author

      Gustavo, as manifestacoes acontecem desde 2001 e nao atrapalham nada. Além do mais são pacíficas. No máximo vc evita a região onde ela acontece.

  134. Olá Tulio, tudo bem?
    Me tire uma dúvida por favor.
    Trabalho para uma família chinesa que tem moradia fixa no Brasil e possuem RNE, e eles estão precisando ir até a Argentina, que documentos são necessários para eles pedirem o visto de entrada?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Fátima! Já procurei muito sobre isso mas em nenhum lugar está claro. Tivemos um caso de um angolano que foi a mesma coisa, ele precisou tirar o visto. O que recomendo é você entrar em contato com um consulado argentino aí mais proximo da sua cidade para ter certeza. Cidadão chinês precisa tirar visto, não sei como fica com o RNE. Um abraço

  135. Tulio Obrigada pela resposta imediata.
    Então, procurei em todos os lugares também e não consegui achar nada.
    Mandei email a todos os emails disponíveis e até agora não recebi resposta também.Liguei lá e eles não me deram nenhuma resposta satisfatória. Então pedi para uma pessoa passar no Consulado na Paulista e mesmo assim não me enviaram a lista de documentos.
    O que sei que é que eles precisam desse visto, mas a burocracia está muito. Não sei o que fazer. Vou aguardar até amanhã se me enviam esse email de resposta.

  136. Fer

    Eu estou com uma duvida, fui a argentina em janeiro fiquei apenas 2 dias e voltei ao Brasil, porém não lembro de ter entregado aquele papel que contem o numero do rg e nome que ganhei na entrada, acho que passamos direto na volta ao Brasil, ninguém mandou parar o carro, na aduana nem a carta verde mostramos na volta. Agora esse mês pretendo ir a Buenos Aires e queria saber se isso pode dar algum problema…

  137. fernanda ferraz

    Olá , estou viajando com marido e dois filhos, mudei meu rg pra o nome de casada e no rg daminha filha esta com meu nome de solteira, alem da minha certidao de casamento preciso de mais algum.documento pra . comprovar? Vai viajar c a mae e o pai.

    • Túlio Bragança
      Author

      Fernanda, imagino que não haverá problema, ainda mais que ela está viajando com mãe e pai.

  138. Pamila

    Túlio boa noite, então sou moro em Nova e sou residente permanente, quero passar alguns dias em Buenos Aires 3 dias e depois ir para o Brasil seria necessário eu pegar dois papéis de entrada e de saída ou carimbo ???como funciona se faço isso??

  139. Moises

    Tenho uma dúvida: Vou de avião para Buenos Aires saindo daqui de SP. Onde vou pegar essa autorização de 90 dias pra ficar no país ? Esse “papelzinho” pego só quando no aeroporto? Demora muito para tirar esse papel???

  140. Leonardo

    Olá Túlio. Estou indo na quarta-feira as 6h da manhã para BA. porém só me informaram que o RG tem que estar em bom estado, mas a minha foto é de quando tinha apena 12 anos e hoje estou com 26. tentei tirar uma segunda via mas não vai ficar pronta a tempo, será que se eu levar a minha CNH junto com a identidade antiga mais o comprovante da segunda boa, eu consigo entrar?

    • Túlio Bragança
      Author

      Leonardo, realmente é meio loteria. Às vezes dá, mas na maioria não. Se vc tiver um passporte ajuda. Já levar a CNH junto não sei mesmo. Boa sorte

  141. Luciano

    Túlio, Boa noite. Você sabe se consigo entrar com passaporte próximo da data de validade, embarco no próximo dia 19 e volto dia 25, quatro dias depois, ou seja dia 29 meu passaporte vencerá. Você acha que conseguirei entrar numa boa? Detalhe , meu rg também não dá pois tem 20 anos.

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Luciano. Consegue entrar tranquilo sim. Na Argentina não tem isso de pedir mínimo de validade do passporte não. Viaje tranquilo! Abraço

  142. leandro

    Boa tarde,estou indo para Buenos Aires e constatei hoje que estou com meu cpf suspenso por causa do cancelamento do titulo de eleitor,existe algum problema quanto a isto? Obrigado.

    • Túlio Bragança
      Author

      Nenhum problema, Leandro. Só importa mesmo ter um RG OU passaporte, um dos dois

      • Leonardo

        Olá Túlio, parabéns pelo blog!

        Desculpe a insistência neste assunto, mas com o CPF irregular não terei problemas ao passar pelo guichê da PF no aeroporto, caso o destino seja a Argentina? Estou com o RG recente e em bom estado, mas o CPF está pendente de regularização e a viagem está marcada para a Argentina. Fiquei com esta mesma dúvida. Se eu apresentar o RG não terei problemas mesmo com o CPF pendente de regularização?

        • Túlio Bragança
          Author

          Leonardo, o CPF é um número que serve somente para a Receita Federal Brasileira, não tem nenhum valor fora do Brasil. Repito, só com RG ou passaporte vc entra.

  143. Douglas

    Túlio, o que você me diz sobre a Tarjeta Migratória? É preciso responder, imprimir? Vou ficar apenas em Buenos Aires.

    • Túlio Bragança
      Author

      Douglas, não sei do que vc está falando. Atualmente não precisa resopnder nada. É tudo digital.

  144. Túlio pretendo passar pela argentina para chegar ao rio grande do sul, sei que é necessário a carta verde mas desta vez irei com carro que está em nome de uma pessoa da família a proprietária do carro estando junto no veiculo sera necessario fazer uma procuração ?

  145. JULIANA ISSA

    Tulio, bom dia!

    Com relação a seguro viagem, preciso fazer para entrar em Buenos Aires?
    Sabe dizer sobre Santiago também? Se precisa de seguro viagem e qual a documentação para entrada?

    Obrigada!

  146. Juliana

    Tulio, tudo bem? Seguinte: meu RG é de 2009, relativamente novo, mas estou diferente da foto. Bem diferente rs! Será que vão implicar? Tenho passaporte, mas ele vence em novembro. Viajo agora em setembro. Não posso usá-lo, certo? Deveria ter seis meses de validade, é isso? Abs!!!

    • Túlio Bragança
      Author

      Juliana, para viajar para a Argentina o passaporte pode ter até 2 dias de validade. Isso de ter prazo mínimo é pra viagem pra EUA ou Europa. Minha recomendacao é trazer o RG no seu caso mas tb o passaporte.

  147. Cristhielle clarice

    Túlio .. Desculpa nem te conheço mais gostaria de tirar umas dúvidas sobre ai ? Pode me Add no whats .. Agora moro em Sp . Minha mãe vai para ai com minha tia daqui dois dias e eu após .. O meu whats Eh 011-9-48450002. Se puder te agradeço ! Obrigada clarice

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Cristhielle. Tiramos dúvida só pelos comentários do blog mesmo. Só deixar por aqui. Recomendo pesquisar a fundo porque temos muito material. Valeu e boa viagem.

  148. Luisa

    Boa noite! Estou indo a Buenos Aires agora dia 16 de setembro e acho que meu RG novo não irá ficar pronto a tempo, deixei pra fazer muito em cima da hora 🙁
    Alguém tem experiências recentes de ter entrado com RG em bom estado de conservação, foto que dê bem pra identificar, mas com mais de 10 anos de emissão?
    Estou realmente preocupada… Obrigada!!!!

  149. Jeferson

    Bom dia Túlio, muito legal seu blog, minha dúvida é a seguinte:
    Para entrar na Argentina é obrigatório estar com o seguro viagem?

    • Túlio Bragança
      Author

      Não é necessário não. Mas recomendamos em caso de viagem longa, apenas por precaução.

  150. joziane

    Tulio quer dizer que se eu for so com o meu Rg na carece visto em passaporte? Mesmo q seja p mais tempo pq np meu caso irei p cursar medicina.

    • Túlio Bragança
      Author

      Joziane, lembrando que o tempo de permanencia é de 3 meses somente. Caso vc venha estudar é outra historia, ai vc vai ter que tramitar o DNI, um tramite que pode comecar num consulado mais proximo da sua cidade ou aqui mesmo.

  151. Thais

    Olá,
    Estou indo pra Argentina em um cruzeiro no fim do ano com meu marido que é americano com RNE Brasileira, Você sabe se ele irá precisar de pagar a taxa de reciprocidade por ser Cidadão americano?
    Obrigada desde já!

  152. Abel

    Olá Túlio! Beleza? Cara, estou com uma dúvida crucial… Nos último anos tenho ido passar as férias pela Argentina, Chile, Uruguai… Este ano pretendio ir Peru e Bolívia, e como viajo de moto estamos mais propensos a perda de documentos. Minha dúvida crucial é: Se eu perder minha CNH e tiver uma cópia dela, consigo registrar uma ocorrência e seguir viagem com este documento e cópia?? A permissão internacional eles nunca me pediram e já percebi que eles não fazem questão de vê-lá.
    É muito raro eles pedirem a CNH… RG sempre levo o novo e antigo, mas CNH tenho somente uma.
    Grande abraço e agradeço muito sua atenção.

    • Túlio Bragança
      Author

      Abel, imagino que vc pode seguir viagem. De repente com o boletim de ocorrência da perda ajuda. Enfim, é uma dedução nossa, não sabemos como funciona. Se quiser fale com o pessoal do Consulado aqui em Buenos Aires pelo email passaporte.baires@itamaraty.gov.br

  153. Wellington

    Olá Túlio, tudo em ordem?
    Uma dúvida….. Meu RG, em termos de foto está muito desatualizado. Claramente não será aceito. Tenho o Passaporte emergencial que fiz para viajar para Alemanha e Hungria. Isso a trabalho. O passaporte vencerá somente no final do mês. Saberia informar se é comumente aceito na Argentina? Pergunto porque na Hungria me encheram o saco. Quando mostrei o meu antigo e provei que já tinha até morado na Alemanha, liberaram.

    • Túlio Bragança
      Author

      Wellington, se seu passaporte está na validade pode entrar sim. Nao tem essa de que ele precise ter alguns meses a mais de validade

  154. Thalita

    Oi Túlio! Meu irmão tem 21 anos e está com planos de ir pra a argentina e pro chile a passeio e eu to a fim de ir junto (tenho 16 anos). Ele precisa de autorização pra me levar (pois não é meu responsável) ou não há problemas?

    • Túlio Bragança
      Author

      Thalita, ele vai precisar sim de uma autorização assinada pelos seus pais. O juizado infantil da cidade pode fazer isso.

  155. Cíntia

    Olá Túlio ! Pretendo ir pra Foz do Iguaçu e embarcar para Buenos Aires pelo Aeroporto de Puerto Iguazu pois as passagens são mais baratas e voos diretos. Como devo proceder ?
    Aguardo e desde já agradeço !
    Muito útil seu blog !

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Cintia! Não tem segredo. Vao pedir seus documentos na fronteira e também na hora de pegar o avião. Muita gente faz isso, é bem tranquilo. Abraco

  156. Ola, gostaria de saber se posso usar a carteira de trabalho como documentção. a minha identidade está bem velha, não tem 10 anos, mas está bem caducada, e vi no site da GOL que poderia usar carteira de trabalho como documentação

  157. Pedro

    Tulio, bom dia! Estine em B.A. neste final de semana e no aeroporto EZEIZA, estando retornando ao Brasil, me cobraram 400 pesos (eu e minha esposa) por eu ter perdido o papel da imigração (entrei com RG). Achei absurdo, pois em nenhum momento na chegada me disseram que este papel seria necessario no retorno. Questionei o funcionario e o mesmo me tratou com ironia e desprezo, dizendo “Eu digo a todos que guardem, nao me culpe se você não ouviu”. Curiosamente o funcionario não portava nenhum crachá de identificação. Há como pedir ressarcimento? Afinal cobrar 20 dolares por um papel é um abuso, nao acha?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Pedro! esses 400 reais foram pedidos onde? Onde vc faz a imigração? Na verdade o funcionário estava correto, eles cobram cerca de 200 pesos de quem perde o papel. Falham em não avisar isso de forma mais clara. Sinceramente nem vale brigar! Abraço!

  158. Lucas Oliveira

    Eae Tulio, Ótimo post!!
    Estava com uma duvida sobre a idade, pois na Argentina a maioridade é de 21 anos correto? Então se a pessoa tiver 18 anos ela não precisa de nenhuma autorização ou outro tipo de documento? Vou viajar para argentina e vou levar minha namorada que até a data da viagem já vai ter 18 anos, pensei que ainda teria de levar algum tipo de papel devido ao fato da maioridade na Argentina ser de 21 anos. Pelo o que entendi de sua postagem, não importa no caso a maioridade da Argentina, tendo completado 18 anos já podemos ir para outros países normalmente, necessitando apenas do passaporte.

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Lucas! fique tranquilo. Tendo mais de 18 anos não precisa de mais nada além de RG ou passaporte. Essa informação de 21 anos da Argentina está correta, aqui tb é que nem Brasil: 18 anos. abs

  159. Olá, tenho uma dúvida que não ficou muito clara. Meu marido é da Arábia Saudita, ele tem o visto permanente e a identidade expedida pela polícia federal. Ele precisa de visto de turista para entrar na Argentina? Obg

    • Túlio Bragança
      Author

      Amanda, se ele é cidadão naturalizado brasileiro não precisa. Caso contrário ele vai precisar de visto. Recomendo ver com o consulado argentino mais próximo de onde vc mora.

  160. Angélica

    Olá Tulio, tenho uma duvida, meu noivo e eu vamos viajar para a Argentina, queremos nos casar lá e depois casar normalmente aqui no Brasil, voce sabe me dizer qual o procedimento, custos, documentos necessários, se preciso de comprovante de residencia e se preciso de passaporte para me casar lá.?? Vamos passar uma semana lá!

    • Túlio Bragança
      Author

      Angélica, se seu noivo é argentino é só se apresentar em alguma comuna de Buenos Aires. Agora se vcs 2 são brasileiros não sei mesmo, recomendo perguntar para o consulado argentino aí mais próximo da sua cidade.

  161. Lorena Pontes

    Oi,
    Vou para Buenos Aires no final do mês. Meu rg é novo, mas não esta em tão bom estado de conservação. Costumo dobrar ele e ficou com uma marca da dobradura. Porém a foto e todos os dados podem ser facilmente identificados. Acha que terei problemas ?

  162. Hola túlio!
    Antes de qualquer coisa quero parabeniza-lo pelo excelente trabalho acredito que muita gente esta ou ficou satisfeitos com a resposta.Mas em fim, estava lendo os posts e ainda assim não conseguir sanar minhas duvidas,apesar de que todas as preguntas e respostas serem bem claras.Minha irmã,uma amiga e eu estamos pretendendo ir morar em Buenos Aires,mas tenho algumas duvidas em relação a isso.O que fazer para conseguir a liberação de moradia por mais de dois anos? Aqui no brasil,quais são os passos que devo tomar para fazer um voo bem sucedido? Qual o aeroporto mais próximo do centro de Buenos Aires? Posso ir como turista e pedir autorização para morar depois?
    Então essas são as minhas duvida.

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Taciane! Para ficar mais tempo recomendo vc falar com o consulado argentino mais próximo de vc. Vc vai precisar dar entrada numa papelada. Sobre o aeroporto, Aeroparque é o mais próximo. Como turista vc pode pedir uma prorrogacao sim, veja no site de Migraciones do governo argentino

  163. Olá, sou Argentina e vivo no Brasil, tenho 18 anos e minha Identidade Brasileira está vencida, pois sua validade era até o dia em que eu completasse 18 anos, porém tenho DNI , quero saber se entro somente com o DNI na Argentina, mesmo com a Identidade brasileira vencida?

  164. Edna

    Oi Túlio! Me tira uma dúvida, por favor. Estando em BA posso deixar os documentos originais no hotel e andar com xerox na bolsa para evitar problemas como roubos e perdas? Obrigada!!!

  165. adriano

    Uma dúvida – com o protocolo de emissão do rg do meu filho é possível embarcar no porto de santos?

  166. Rodrigo Secolin

    Boa tarde Túlio,

    Comprei um cruzeiro para o dia 17/01 que passa pelo uruguai e pela argentina, tirei meu rg ano passado, está em ótimo estado,tenho 22 anos porém não tenho titulo de eleitor , pois morei um tempo fora de minha cidade e não busquei meu certificado de dispensa.

    Vou ter algum problema quanto a isso?

    Desde já agradeco!

      • Rodrigo Secolin

        Muito obrigado Tulio, fiquei preocupado pois como nao estou “regular” como eleitor por não ter tirado o titulo , achei que poderia haver algum problema.

        Muito obrigado pela atenção, muito bom o blog!

  167. bruna

    Boa Tarde, Tulio.
    Meu RG é de 2010 2º via, duração de 6 ano já, mas ele ta meio feio ;(
    O que voce acha de eu tirar outro ou passar com esse?
    minha viagem é pra julho/2016

    • Túlio Bragança
      Author

      Bruna, realmente não dá para saber. Algo em “bom estado” é bastante subjetivo. Se vc tá na dúvida é melhor fazer um novo ou fazer um passaporte.

  168. Isabelle

    Boa tarde,
    Meu RG é de 2003, eu tinha 10 anos e a foto está bem desatualizada, já pedi a 2ª via mas minha viagem é para o dia 21/01, será que terei problemas?
    E Roubaram a carteira com o RG do meu acompanhante, está para ficar pronto essa semana, caso não fique terei algum problema?
    Obrigada!

    • Túlio Bragança
      Author

      Isabelle, realmente nao sei se vai dar problema. Se está em bom estado acho que nao tem problema. Sobre seu acompanhante, ele só entra na Argentina com RG ou passaporte.

  169. Nágilla Bueno

    alguém pode mim indicar um site para comprar passagens para buenos aires ida e volta barata?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Nagila! Recomendo ver algum como o mundi.com.br ou skyscanner que varrem ofertas de varios sites

  170. Sou Cubano residente no Brasil, com RNE válido até 2023, para entrar na Argentina preciso Visto no meu passaporte cubano, ou posso viajar com o RNE? muito obrigado

  171. Thamires V.

    Bom dia, meu passaporte vence 02/17, e eu irei para argentina 10/16. No caso meu passaporte estará a 4 meses de seu vencimento. Eu preciso renova-lo ? Ou posso embarcar assim mesmo.

    • Túlio Bragança
      Author

      Nao tem problema desde que esteja válido. Isso de ter poucos meses para vencer aqui na Argentina nao influi

  172. Hugo Felber

    Túlio, estou pretendendo, ir para o Chile de carro e estarei atravessando a Argentina pelo norte, pois estarei indo para San Pedro do Atacama, além do RG ou Passaporte e a carta verde qual outro documento é necessário para atravessar a Argentina??

    • Túlio Bragança
      Author

      Não é obrigatório, mas é aconselhável. Muitos cartões de crédito possuem um automático, veja aí

  173. Katerine

    OI gostaria de saber se pode levar remédio, alimentos, celular normal, se tem que declarar no aeroporto de Buenos Aires?

  174. Patrício

    Túlio boa noite! Cara me tira uma duvida! Essa sera minha primeiro vez, sou do Rio! Na imigração o que eu preciso apresentar de fato? Obrigado

  175. CARLOS AUGUSTO RODRIGUES DA SILVA

    Tulio, muito boas suas dicas sobre Buenos Aires. De tão claras e minudentes, é de estranhar que surjam dúvidas sobre pontos que você abordou. Eu e minha esposa viajaremos no próximo dia 28 de Junho para BA, onde ficaremos 8 dias, e, de lá, para Mendoza. Chegaremos e partiremos do Aeroparque. Ainda não reservei hotel em Buenos Aires, e gostaria de suas dicas quanto a hotéis que sejam próximos ao aeroporto, mas que também não sejam afastados dos pontos turísticos imperdíveis. Indicaram ficar perto do Museu Naval, mas vi que esse local fica quase 50km de Puerto Madero. A propósito, sugeriram visitar a Feira dos Mataderos, Parque de La Memoria, Puerto Madero, Casa Rosada, La Bombonera, Caminito (com os cuidados contra furtos e assaltos), Bar de La Perla, Plaza de Mayo, Cafe Tortoni, o Obelisco, Rua Florida, Teatro Colon, Puente de La Mujer, Edifício Kavanagh, Museu Nacional de Bellas Artes, Cafe La Biela, e outros. Qual sua opinião sobre esses locais. Caso queira, por favor, sugira outros pontos interessantes.

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Carlos. O Aeroparque fica bem próximo dos bairros, por isso qualquer um é uma boa. Sempre recomendamos Recoleta e Palermo para ficar. Sobre os locais sugeridos, todos são muito bons. Para ver outros pesquise nosso blog ou adquira nosso guia de 4 dias! Um abraço e boa viagem

  176. Rafael Barbatana

    Túlio bom dia, estou indo para a Argentina, fazer a instalação de equipamentos eletrônicos no porto de Buenos Aires, o trabalho deve durar cerca de 5 dias, preciso de alguma documentação especial, ou somente o R.G é suficiente? Detalhe: Precisarei transportar ferramentas, o que por si só indica que estou entrando no país para trabalhar, e não para fazer turismo. Abraços e obrigado.

    • Túlio Bragança
      Author

      Rafael, nao é preciso nada nao. Muita gente vem para trabalhos curtos e é tranquilo. De qualquer maneira é bom ter o contato da pessoa que te contratou pelas dúvidas.

  177. Larissa Veloso

    Oi, obrigada pelo post.
    Estou com um problema: estou com viagem marcada para Foz do Iguaçu. Vamos chegar no lado brasileiro e passar para o lado argentino de ônibus. O problema é que fui assaltada a poucos dias da viagem e estou sem o meu RG e sem o passaporte. Mas tenho o BO e uma cópia autenticada do RG. Eu consigo entrar na Argentina assim?
    Já agendei para fazer a segunda via, mas não vai dar tempo. =(

  178. Luciana Martins

    Tulio eu sei que vc ja respondeu varias vezes, mas me ajude se possível. Estou com viagem marcada para Argentina e meu RG é de 1999, porém esta em ótimo estado. Vc acha que terei problemas para entrar?

    • Xavier

      Boa noite Luciana, você conseguiu embarcar com esse RG. Estou com mesmo problema, meu RG é de 2000 e minha viagem já para dia 06/09 não dará tempo de tirar outra. Quero saber se cancelo viagem ou arrisco. Ele está em bom estado.

  179. Edmond

    Olá Tulio, tenho uma RG, porém é de 1983. Tenho passaporte francês, seria melhor entrar na Argentina com o passaporte francês ou tentar entrar mesmo com o RG?

  180. LEONARDO REIS

    Eu pretendo ir para argentina nos próximos meses, mas eu compra a passagem e viajar munido com meu RG e isso????

  181. Amei seu blog Tulio
    Estou pensando em fazer uma viagem para a Argentina com a minha mãe em janeiro, gostaria de dicas de lugares tranquilos e bonitos para visitar e fazer compras em Buenos Aires

  182. Day

    meu irmão vai viajar pra argentina com o rg dele de 2009, só que ele replastificou já que as bordas da plastificação anterior estavam abrindo e danificando o papel, pode dar algum problema?

  183. Raissa

    Boa tarde, Túlio! Adorei o seu blog, é muito bom!
    Poderia ser que todas as minhas dúvidas estivessem sanadas, mas eu sou um pouco (muito) paranóica e ficaria SUPER feliz se você me respondesse com a sua opinião e/ou conhecimento.
    Minha familia e eu vamos para Argentina no dia 12/07. Vamos de carro, já estamos todos vacinados, o seguro do carro tá pronto, a carteira especial para dirigir também. Eu e minha irmã estamos bem com a identidade (ambas foram emitidas em 2011). Meus pais não. Tem mais de 10 anos. Sei que você disse que até então ninguém havia sido barrado por causa da “idade”, mas sim da má condição das identidades. E logo depois uma moça comentou um caso com um familiar dela.
    Bom, as identidades dos meus pais estão em boas condições, porém as fotos são antigas. Mas meu pai disse que além do RG ele irá levar o passaporte dele, a reserva do hotel, a licença para dirigir e todo o possível para conseguir entrar. Enfim, você acredita que conseguiremos entrar no país?
    Estou DESESPERADA porque sonho com visitar a Argentina desde a minha infância. E demorei anos até conseguir juntar dinheiro. Aguardo ansiosamente a sua resposta.
    Obrigada.

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Raissa! Imagino que nao dá problema nao. Se eles levarem ainda o passaporte melhor ainda. Boa viagem!

  184. Maria Cristina Senna

    Oi, viajei pra Argentina no dia 07/07/2016 e por falta de informação, acabei perdendo o papelzinho carimbado, entregue pela imigração. Quando embarquei de volta, dia 11/07, levei um susto, mas resolvi tudo rapidamente no aeroporto Ezeiza.
    Minha filha só volta dia 15 e gostaria de saber onde é o local da imigração, para imprimir ou papelzinho.
    Vc sabe onde fica o balcão da imigração, no Aeroparque, para que eu possa orientá-la?

  185. carolline

    Oi Tulio, meu noivo teve uma passagem pela policia a 2 anos atraz e ja esta tudo resolvido, gostaria de saber se há possibilidades dele ser “barrado” no aeroporto e não deixarem ele entrar na cidade Buenos Aires por esse motivo?

    ja estamos com a passagem comprada, porem pesquisamos sobre esse assunto e não achamos nada. pode me ajudar???

    Obrigada

    • Túlio Bragança
      Author

      Caroline, se a situacao dele está resolvida com a justica nao tem nenhum problema!

  186. Lucas

    Oi Túlio, bom dia!
    Gostei bastante do seu blog, vou utilizar várias dicas na viagem que farei.
    Apenas uma dúvida: além do RG, há algum tipo de cobrança acerca de carteira de vacinação?

    Abraços, obrigado.

  187. Estou com a mesma dúvida. No site da Embaixada brasileira diz que não há necessidade. No site do Consulado Brasileiro na Argentina diz que há necessidade, inclusive de fazer o Cartão Internacional de Vacinação. Obrigada pela ajuda!

  188. Natália Alves.

    Túlio, quero ir ao Foz do Iguaçu e de lá ir a Argentina. Fazer um passeio de um dia apenas. O procedimento para entrada é o mesmo?

  189. israel santos

    Boa noite, Túlio. Minha dúvida é a seguinte. Meu RG é de 2005 e na foto estou bem diferente. Aí vou tirar o passaporte pra não ter problema. Eu comprei passagem de Buenos Aires a Montevideo no Buquebus. Nos meus dados pessoais na passagem está o número desse meu RG antigo, ou seja com a foto antiga também, mas eu levarei o passaporte junto. Tem algum problema eu apresentar esse RG antigo só pra conferir o número mesmo e para não ter dúvida sobre minha pessoa apresentar o passaporte?

  190. Aline

    Muito boas as informações do seu post!
    Eu estou indo para Cordoba no próximo mês e tenho dúvidas sobre a documentação nos dois aeroportos (o do Rio e o do Galeão): será que segue esse mesmo esquema que você colocou no post? Porque só vejo informações sobre Buenos Aires e tenho medo do aeroporto de Cordoba ter políticas diferentes. Enfim, a minha maior dúvida é se o RG basta mesmo, pois não tenho passaporte.

    • Túlio Bragança
      Author

      Aline, as infos que estao aqui valem pra qualquer aeroporto da Argentina. É a mesma coisa.

  191. leandro negromonte miranda

    Boa tarde Túlio!!! estou pensando em ficar no micro centro de Buenos Aires é um bom lugar de ficar ou tem objeções?

  192. Ana

    ola Tulio.. há bastantes comentários, pode ate ser que voce ja informou, mas em relação a dinheiro, qual é melhor para se ter ou levar para Buenos Aires, Dolar ou Pesos? na troca do real claro, viajo em Outubro e estou bem anciosa

  193. Denise lopes

    Tulio Boa tarde, preciso de sua ajuda…ja tentei achar na net mas nada……minha mãe é portuguesa naturalizada brasileira, vamos para porto iguazu, porém ela não tem passaporte e tem um RNE vencido, mas ela tem 73 anos, todo mundo fala que por ela ter essa idade não precisa renovar o RNE, será que vão barrar ela na entrada de porto iguazu?

    • Túlio Bragança
      Author

      Denise, realmente nao sei. eu diria pra ligar pra Policia Federal e ver isso bem. Complicado sair do país sem ter nenhum documento válido. De ultima da pra fazer um passaporte de emergencia.

  194. Emanuele

    Bom dia! Posso levar meus reais e trocar somente em buenos Aires? Vou ao menos trocar uns 200 reais por aqui. Fiquei bastante na duvida sobre passaporte mas realmente so rg ja é válido. Vc sabe informar se em caso de problemas na mala ou algo q pode surgir será problema resolver sem o passaporte?

    • Túlio Bragança
      Author

      Emanuele, a cidade está cheia de casas de cambio. Como o post diz, citando inclusive a lei que, RG ou Passaporte basta.

  195. Genival Alexsandy

    Túlio, estou indo para Buenos Aires cursar medicina, quero comprar minha passagem para o dia 10/01/2017. Posso comprar apenas a ida? Já ouvi dizer que, se eu entrar só com a ida pode dar problema na hora do desembarque. Agradeço desde já a atenção.

    • Túlio Bragança
      Author

      Genival, em teoria nao tem problema nenhum isso. Só nao recomendo vc comprar Qatar e Turkish, que sao mais chatinhos quanto a isso.

  196. Inaiara

    Boa tarde Túlio! Muito bom o seu blog! parabéns! Tenho uma dúvida quanto a documentação. Vou iniciar a viagem pelo Uruguai e depois vamos para Buenos Aires por barco. Eu tenho passaporte, mas o do meu namorado não vai dar tempo de ficar pronto, no entanto o RG dele está ok. Mas será que podemos ter problema nessa passagem entre Uruguai e Argentina estando somente com o RG brasileiro? Creio que não, mas me dá um medooo..rs

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Inaiara. Pra entrar no Uruguai é tranquilo, pedem os mesmos docs que da Argentina. Vai sem medo

  197. Anne

    Boa tarde Túlio. No site do consulado eles falam sobre a emissão de um cartao internacional de vacinação. Voce sabe se realmente é necessário? Obrigada!

  198. Monica

    Tulio
    Boa Noite
    Para sair do Brasil com a minha filha menor, preciso da tal autorização, ok
    Da Argentina irei ao Chile, como proceder e depois retornamos ao Brasil. Estou muito nervosa

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Mônica. A mesma autorização que vc usa pra entrar na Argentina vc usa pra entrar no Chile. É o mesmo documento que vc apresenta

    • Túlio Bragança
      Author

      Tem que ser o RG ou o passaporte. Por mais que carteira de motorista tenha o RG ela nao é aceita pelo governo argentino. Já vi muita gente quebrar a cara e espernear, mas tá bem claro os dois documentos que são válidos.

  199. Joaquim Santos

    Alguém foi barrado por ter o RG com data de expedicao pouco Superior a 10 anos?
    Viajo dia 02/10/2016 e meu passaporte vence dia 25/01/2016, ou seja, vencerá em 3 meses a partir do dia que eu sair de lá?

    Alguém acha que terei problemas?

    ¡Gracias!

    • Túlio Bragança
      Author

      Joaquim, diria pra trazer o passaporte. Aqui na Argentina se ele tá válido não tem problema, nada dessa exigência de ter 6 meses de validade.

  200. Adrielly Azevedo

    Boa noite, estou indo para buenos aires e gostaria de saber se o chip do Brasil irá funcionar a internete pelos dados móveis, ou terei que comprar um chip quando chegar la. Obrigada.

    • Túlio Bragança
      Author

      Funcionar funciona mas vc vai pagar caro no roaming. Sugiro comprar um da personal ou movistar. Ou apenas usar wifi nos lugares

  201. Teixeira

    Tulio, não tenho segundo grau completo e estou indo morar na Argentina. Para validar meus documentos no Itamaraty vão pedir o historico? Vai dar algum problema?

  202. Pingback: Sete dias de frio em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  203. Alice

    Olá, Túlio! Gostei muito do blog! Botei na busca geral e com Ctrl F aqui na página mas não encontrei nada a respeito do “CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO (CVIP)” que é falado no site do Consulado geral do Brasil em Buenos Aires. É mesmo necessário (1ª viagem)? É no aeroporto que consigo esse certificado apresentando a carteira de vacinação? Agradeço desde já e tenho certa urgência!

  204. Mariana

    Ola Túlio, estou indo pra Buenos Aires e penso em ir algum dia para um casino. Sou maior de idade, como funciona la ? Vão me pedir documento para entrar ? Vale o RG ?
    Obrigada

    • Túlio Bragança
      Author

      Mariana, menores entram acompanhados. Nunca vi pedirem documentos, mas tenha um com vc só pelas dúvidas.

  205. valeria cristina rosado da costa

    Olá Túlio, podemos embarcar somente com a passagem de ida, ou exigem a apresentação da passagem de volta.

    • Túlio Bragança
      Author

      Valeria, na imigracao ninguém pede nada. O que já aconteceu comigo foi pedirem na hora do checkin, na Turkish e Qatar somente, mas expliquei bem e nao teve problema.

  206. Marjoriê Bruck Verner

    Olá Túlio! É necessário que o número do CPF consta na cédula de identidade civil ou esse não faz-se necessário? Desde já obrigada!

  207. Carlos eduardo limas

    Fala Tulio blz,caro amigo eu estou indo de mala e cuia pra argentina,pretendo conseguir entrar em alguma faculdade publica ai,e arrumar um trabalho pra me manter também,vc pode me dar alguns toques de como conseguir isso,e vou por via terrestre mesmo,de moto

    • Túlio Bragança
      Author

      Mateus, infelizmente não serve. Só o RG civil ou passaporte. Algumas pessoas comentam que quando vc chega por carro, principalmente na fronteira de Foz do Iguacu com Puerto Iguazu os agentes acabam deixando nesse caso, mas nos aeroportos nao. É bem provável que nem deixam vc embarcar no caso

  208. paulo sérgio ravagnani

    Tulio. Em julho vou para bariloche só que irei de carro vou fazer um mochilão ! quais os documentos certo e itens que devo levar vou com meu proprio carro !! você consegue me listar ! posso deixar meu whatsaap ( 11957518626)…. ass : Paulo Sergio

  209. Sonia Dos santos

    Oi gostaria de saber quais documentos meu namorado que é português e vive em Lisboa precisa pra viajar comigo para Argentina

    • Túlio Bragança
      Author

      Marcos, vc vai precisar tirar o DNI, que é rtipo RG argentino. Recomendo pesquisar mais. Não damos muita info aqui pq focamos no turismo e não em quem vem morar por muito tempo.

  210. Túlio, é necessário já ter comprado a passagem de volta para entrar na argentina ou eles não cobram isso? Pq nao sei exato o dia q terei que voltar para o Brasil

    • Túlio Bragança
      Author

      Não precisa não, Henrique. As únicas vezes que me pediram isso foi qdo viajei de Qatar ou Turkish, mas logo expliquei que nao precisava.

  211. KAPIL GOYAL

    tulio gostaria de saber, eu sou estrangeiro mas moro ja em brasil tem 20 anos meu passaporte e indiano
    eu eu tenho RNE RESIDENCIA PERMANENTE BRASILEIRA
    EU VOU PRECISAR FAZER PEDIDO DE VISTO PARA ARGENTINA?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Kapil! Infelizmente vc vai precisar de visto sim pq a India não tem acordo com a Argentina. O que importa é seu passaporte, mesmo vc morando faz 20 anos no Brasil. Recomendo vc entrar em contato com o consulado argentino mais próximo de onde vc mora e ver os detalhes, pq cada caso é um caso. Aqui nesse link tem mais info http://cnyor.mrecic.gov.ar/content/visa-de-turista

      abraco e boa viagem

  212. Kathleen

    Boa tarde, preciso de uma ajuda urgentimente. Estou em Foz do Iguacu e trouxe as 2 autorizações para Argentina e para o Paraguai, mas fui no Paraguai e acabei levando a autorização errada( levando a da Argentina) e perdi e devo ter perdido em umas das lojas lá no Paraguai. Será que essa autorização que está aqui comigo, a do Paraguai eu consigo passar na Argentina. Pois é para o Mercosul. Preciso muito dessa ajuda.

    • Túlio Bragança
      Author

      Kathleen, não entendi muito bem. Mas espero que tudo tenha dado certo. É autorização de q?

  213. Boa tarde, Túlio!
    Eu e uma amiga iremos pra Buenos Aires em agosto, estamos olhando vários blogs e e-books informativos, pois iremos sozinhas. Temos 20 anos, e por um acaso achamos um blog (Aguiar Buenos Aires) onde há um post dizendo que para pessoas com menos de 21 anos é necessário a autorização dos pais. Isso procede?
    Viajei em 2015 para Europa e realmente precisei pois ainda tinha 17 anos, mas com 20 é realmente necessário?? Li que em alguns hóteis precisa para o check in, mas não é o nosso caso, alugamos um apartamento pelo site AIRBNB e deu tdo certo.
    Aguardo sua resposta!
    Obrigada 🙂

  214. Tania Menezes

    Olá Túlio, boa noite…já fui a Buenos Aires por duas vezes e me apaixonei. Li em alguns posts que a cidade realiza casamentos para estrangeiros em apenas 5 dias com a comprovação de hospedagem do hotel, passaporte ou carteira de identidade, estou me programando para me casar na cidade portenha até setembro deste ano, pode me informar se essa informação está correta? É qualquer cartório civil? Tem algo mais que eu não estou a saber? Você pode informar o número de telefone de um cartório civil em Buenos Aires, desde já agradeço se puder me ajudar.
    Gracias…

  215. Julio Duso

    Olá Túlio:
    Posso sair do Brasil e entrar na Argentina só com o meu passaporte italiano? O meu brasileiro já venceu e não renovei….e a minha carteira de identidade eu perdi…..

    Obrigado,

    Julio Duso

  216. Boa tarde Túlio, tudo bom?
    Sou espanhola com duas meninas nascidas no brasil (3 meses e 3 anos), e queremos viajar com o pãe e elas duas a Buenos Aires.
    O que preciso levar?
    Obrigada
    Argi

    • Túlio Bragança
      Author

      Argi, se as meninas são nascidas no Brasil basta levar RG delas ou passaporte, qualquer um dos dois.
      Você como cidadã espanhola não precisa de visto, é só viajar com seu passaporte.

      Caso a viagem seja sem o pai junto é preciso uma autorização da justiça brasileira.

  217. alessandro

    olá. essa semana eu tentei ir de sp à buenos aires e não consegui passar na imigração. eu não sabia, por ignorância (falta de informação) que a cnh não era permitida. eu havia perdido minha rg, dai fiz b.o no aeroporto e mesmo assim não permitiram. eu não conhecia esse site. se eu tivesse pesquisado antes, não teria levado um baita prejuízo. fica aqui o alerta, pois acredito que aconteça muitas vezes a mesma situação.

  218. Selma

    Boa noite Túlio, e fácil conseguir um emprego?
    Estou querendo ir morar na Argentina, é complicado?
    Obg!

    • Túlio Bragança
      Author

      Selmas, esse assunto é muito complexo! Algumas profissões tem mais demanda que outras aqui pra brasileiros. Sugiro vc entrar na comunidde do Facebook ” Brasileiros em Buenos Aires”, ali vc pode ter mais oopinões

  219. Tamires Carvalho

    Túlio estou indo pra passar um bom tempo em Buenos Aires.. do que eu preciso pra ficar este tempo sem ter treta?

    • Túlio Bragança
      Author

      Tamires, você pode ficar até 3 meses normal. Caso passe desse tempo você tem 4 opcoes
      1 – sair da Argentina e voltar. É o que muito gringo faz. Marca uma visita pro uruguai no final desses 3 meses. Muita gente vai de manhâ e volta de noite, sendo assim a estadia fica prorrogada por mais 3 meses.
      2 – ir no ministério de migraciones para prorrogar sua estadia. Trâmite simples.
      3 – Fazer um DNI. recomendo se vc for ficar mais de 6 meses. Esse é o documento como se fosse o RG argentino. É fácil mas um pouco burocrático. É o ideal se vc tem planos de voltar mais vezes ficando por muito tempo.
      4 – Não fazer nada. Sério. No dia que vc for embora ao passar pelo controle vc vai ter que pagar uma multa, que nao sei exatamente quanto é mas nao deve ser muito mais que 150 reais.

  220. Pingback: Buenos Aires: Mitos e verdades | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  221. Tayná

    Olá, tenho 23 anos e vou para a Argentina com a minha irmã que tem 15 anos, meus pais já deram entrada na autorização, só que além do voo Brasil-Argentina, vamos fazer um voo nacional na argentina, de buenos aires para bariloche, no caso, os documentos para esses voos nacionais para a minha irmã menor de idade são os mesmos do internacional? Obrigada desde já.

  222. Liliane

    ola , o RG do meu esposo tem 10 anos e 8 meses ( em excelente estado ) , vamos para Bariloche , o rg provável não chegue em tempo hábil ( 2 via) sera que teremos problema ? estou desesperada!

  223. Mateus

    Boa Tarde! Minha identidade esta em perfeito estado,só que a foto eu tinha 11 anos de idade e hoje estou com 20. Tem problema?

  224. Oldineia

    Gostei muito dos esclarecimentos, mas tenho uma dúvida com relação as questões de passagens, me disseram que para entrar na Argentina via Aereoporto faz se necessário ter em mãos a passagem de volta comprada. Isso é veridico?

  225. alexandra

    Graças a este blog nos livramos de um aborrecimento gigante!!! Viemos de João Pessoa para São Paulo e daqui seguiríamos para Buenos Aires, maaaas só havíamos trazido nossas carteiras de habilitação!!!! Por suerte li esse post 4 dias antes da viagem e depois do panico inicial de achar que a viagem estava prejudicada , descobrimos que no poupa tempo de Guarulhos é possível fazer um RG de emergência para viagens ao mercosul valido por 90 dias. Demora 2 horas para ficar pronto e enquanto esperávamos descobrimos uma churrascaria ótima ao lado do poupa tempo…rsss

  226. Pingback: Tomadas em Buenos Aires: como são? | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  227. Quelia

    Olá Tulio… moro em Nioaque, MS, Brasil, e vou a Argentina em outubro 2017, por acaso tenho que tirar passaporte? Me informaram que teve mudança na lei para passaportes, é verdade?

  228. Isabel Cristina Viudes Sanches

    Tulio, bom dia. Eu e meu filho estávamos em Foz do Iguaçu e entramos na Argentina de taxi através de Puerto Iguazu somente com o RG. O funcionário da imigração entregou o tal papel de entrada para o taxista, que não nos entregou o tal papel e não nos ocorreu pedir. Conclusão: estamos em Buenos Aires (viemos num voo de Puerto Iguazu a Buenos Aires) e amanhã tenho que tomar um voo daqui para São Paulo no Aeroparque, e estamos sem o tal papel de entrada. Teremos problemas para embarcar? O que preciso fazer? Obrigada.

      • Isabel

        Tulio, somente para alertar os demais leitores do blog: talvez a entrada pelos aeroportos de Buenos esteja toda automatizada, mas no meu caso, como entramos por Puerto Iguazu com o RG, e depois íamos sair pelo Aeroparque, tínhamos que apresentar o papel de ingresso no país. Parece que a entrada por Puerto Iguazu é meio desorganizada, e a nossa entrada não estava registrada no sistema, e como tínhamos perdido o tal papel, tivemos que pagar uma multa de 500 pesos por pessoa. Conclusão: se tiver o passaporte, melhor utilizá-lo pois daí não precisa se preocupar com papel nenhum. Basta o carimbo no passaporte para provar que ingressou no país.

  229. Thatiane

    Bom dia!

    Estou indo para Buenos Aires em Setembro e gostaria de saber se a Argentina esta exigindo o certificado internacional de vacinação?

    Desde já agradeço.

    Att.,

  230. Renato

    Bom dia, minha identidade é de 97 eu só tinha 16 anos de idade…hoje aos 35 mudei bastante kkkkk
    Será que levando essa identidade e outros documentos como carteira profissional…motorista tudo atual, consigo entrar em Buenos Aires?

  231. lidia

    Boa noite Túlio!
    Quero ir a Buenos ares em Janeiro e pretendo ficar por um tempo. Terei algum problema com a imigração?
    Eu vou precisar de uma carta de recomendação da pessoa que mora lá?
    Ou só o RG serve para eu entrar e ficar?

  232. Boa tarde, Tulio! Vou fazer um cruzeiro marítimo saindo do Rio de Janeiro com destino a Buenos Aires…o site onde comprei o pacote diz que É NECESSÁRIO APRESENTAR O CARTÃO PARA HÓSPEDES DE ENTRADA/SAÍDA DA ARGENTINA. Fui no site que eles me indicaram e lá tem 2 tarjetas a TES e TUM…realnente é preciso? E qual devo preencher? Obrigado.

    • Túlio Bragança
      Author

      Mauricio, esse cartao deve ser algo interno do cruzeiro. Para entrar na Argentina só RG ou Passaporte

  233. LARA KARINE

    Ola Túlio, estou com um problema judicial do meu titulo de eleitor, consigo entrar na argentina assim mesmo?

Curtiu? Comente aí!