Casapueblo – Uruguai

A Casapueblo é uma linda estrutura branca que abriga um museu, um hotel, um restaurante e o ateliê de seu idealizador, o artista plástico e arquiteto Carlos Páez Vilaró.

Ela é o ponto turístico mais famoso da região de Punta del Este, Uruguai, e, além de sua arquitetura, seu principal atrativo é a vista perfeita e inesquecível do pôr do sol.

O local é tão lindo que foi cenário da novela Totalmente Demais, durante uma viagem das atrizes Juliana Paes e Mariana Ruy Barbosa.

Obrigatório => Seguro Viagem Uruguai (com desconto)

Casapueblo – Uruguai

casapueblo_1
Créditos: Shutterstock

Casapueblo e sua história

Vilaró começou a construir sua grande obra-prima em 1958, iniciando com uma casa feita de latas, chamada La Pioneira. Depois de um tempo o local foi revestido com algumas ripas de madeira originadas de antigos navios naufragados.

Posteriormente ele utilizou uma tela pregada nas paredes de madeira e, com cimento e cal, começou a dar a forma marcante do local, sempre optando pela cor branca, com o intuito de destacar seu feito na imensidão do mar e do céu azul.

O resultado final do feito de Vilaró de assemelha às casas da ilha mediterrânea de Santorini, na Grécia, mas seu criador prefere comparar sua obra às casas do pássaro forneiro, conhecido no Brasil como joão de barro.

Devido ao seu tamanho e a seus diversos caminhos, a casa acabou se transformando em um labirinto, por isso Vilaró espalhou algumas placas com nomes de seus amigos para que os visitantes pudessem se localizar.

O pôr do sol

Não é à toa que a Casapueblo tem uma vista linda do pôr do sol. “O sol é meu amigo mais antigo”, dizia Vilaró, que faleceu em 2014. O artista projetou o local para que os visitantes pudessem presenciar a inesquecível experiência de ver o sol se pondo de vários terraços. O espetáculo da natureza é acompanhado de um áudio de Vilaró lendo um poema de sua autoria dedicado ao sol.

É importante programar bem a visita ao local, pois em alguns meses do ano o sol se põe por volta das 21h horas. A vista realmente é muito linda, não importa a época do ano, mas vale dar uma olhada na previsão do tempo também, pois se o dia estiver muito nublado o espetáculo perde um pouco da sua graça.

Créditos: Shutterstock
Créditos: Shutterstock

O restaurante

O restaurante Las Terrazas segue o estilo da construção e conta com um ótimo cardápio. Lá você pode experimentar a típica bebida uruguaia, o medio y medio, e contemplar a maravilhosa construção feita na encosta e pensada para proporcionar uma bela visão do horizonte.

Localização e como chegar a Casapueblo

O ponto turístico fica em Punta Ballena, que dista 16km do centro de Punta del Este. Você pode chegar lá alugando um carro e pegando a rodovia interbalneária, que é super bem conservada e tem várias placas indicando o local, além de ser presenteado com uma vista linda da Playa Mansa e de Punta del Este.

Você pode também contratar o serviço de várias agências que fazem o passeio ou então pegar um ônibus da empresa COT com sentido a Montevidéu e descer no meio da estrada, bem na entrada de Punta Ballena, daí tem uma bela de uma subida até chegar na Casapueblo.

Uma opção um pouco mais radical é fazer o caminho de bicicleta, passando pela linda orla da Playa Mansa. Daí você só precisa alugar uma bike em Punta del Este e sair pedalando!

Créditos: Shutterstock
Créditos: Shutterstock

Ingresso

Atualmente o ingresso para entrar no museu com várias obras de Vilaró custa 240 pesos uruguaios. Lá há também uma lojinha com vário quadros, livros e gravuras do artista. Mais infos no site do museu.

Extendendo o passeio

Do lado de fora da Casapueblo existe um grande gramado onde você consegue visualizar melhor o tamanho da obra. E vale a pena caminhar um pouco pela rua principal e ver a vista do outro lado da península, que é onde fica a Playa de las Grutas.

Créditos: Shutterstock
Créditos: Shutterstock

E aí, que tal esticar sua ida a Punta del Este até a Casapueblo? Com certeza vale a pena contemplar essa cidadela-escultura e esperar pelo fantástico pôr do sol tomando um medio y medio! Bom demais seria ver o visitar a Casapueblo ao lado da Marina Ruy Barbosa e da Juliana Paes da Totalmente Demais!

https://www.instagram.com/p/BEGqOcwhwv7/?taken-by=julianapaes

https://www.instagram.com/p/BEGpOWNHn9f/?taken-by=marinaruybarbosa&hl=en

Leia todos nossos posts sobre o Uruguai

Saiba como ir de Buenos Aires para o Uruguai

Veja nosso roteiro de viagem de 3 dias em Colonia del Sacramento e Montevidéu

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário