Chimichurri como usar

Chimichurri: como usar esse tempero argentino?

Post atualizado em

O chimichurri é um tempero tradicional argentino e que muitos turistas acabam levando um pouco de Buenos Aires para experimentar no Brasil.

O problema é saber como usar o chimichurri corretamente em uma receita.

Na Argentina ele é tradicionalmente usado em carnes vermelhas, mas só depois delas estarem já prontas. Isso não impede você de temperar a carne com chumichurri antes de assar, cozinhar ou fritar.

Mas saiba que os portenhos, em suas parrillas, tradicionalmente temperam a carne crua apenas com sal e ao final que passam esse molho.

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

Chimichurri: como usar esse tempero?

Os ingredientes do chimichurri basicamente são:

  • Orégano, (muito!)
  • Folhas de louro
  • Salsinha
  • Alho triturado
  • Azeite
  • Vinagre
  • Limão
  • Ají moído, bem similar a pimenta calabresa só que menos apimentado
  • Páprica, usado em alguns tipos de preparo

Em outras receitas vai até vinho tinto. Ou seja, vale tudo! Varia de acordo com o cozinheiro. Dificilmente você provará um chimichurri igual ao outro em Buenos Aires. Cada restaurante tem o seu!

Veja a galera do canal Locos por Asado dando as dicas de como fazer e como usar o chimichurri:

Chimichurri: como usar e pedir nas parrilas portenhas

Quando está na mesa de uma parrila portenha os garçons trazem dois molhos sempre: a salsa criolla, igual ao nosso vinagrete, e o chimichurri. Caso não tenha o molho na mesa é só pedir e usar seu portunhol “Me podés traer el chimichurri por favor?”

A quantidade do chimichurri que você coloca no prato depende do seu gosto. Como é um molho forte, com muito alho e de sabor bem pronunciado, o normal é colocar um pouquinho apenas. Mas se você gosta muito e não tem problema em ficar com bafinho de alho, abuse! Só não vai poder dar uns besos calientes depois, amigo!

Um complemento quase que inseparável do chimichurry é o choripan, o famoso pão com linguiça argentino. Há quem goste de colocar no hambúrguer também. Por que não?

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

Parrilla Tito

Chorizo com chimichurry da Parrila Tito!

Você pode encontrar receitas até de frango e peixe temperados com chimichurri, mas saiba que isso é bastante ousado. Os hermanos argentinos são bem tradicionais nesse post e dizem Chimichurri só com carne!

Confira => Passeios em Buenos Aires

Chimichurri como usar

Por Dominic Lockyer – Steak with Chimichurri Sauce, Wikimedia.

Você normalmente encontra dois tipos de chimichurri para comprar, o molho pronto ou ele seco. Se optar pelas ervas secas é necessário apenas misturar com azeite antes de usar.

Nos supermercados de Buenos Aires você encontra chimichurri gostosos de diversas marcas. São bem fáceis de achar. Tem até da Hellman’s!

chimichurri como usar

Qual chimichurri usar na sua próxima comida?

Se no Brasil seu chimichurri acabar, saiba que ele está bem comum no nosso país também e já é vendido em muitos supermercados, feiras e empórios. Assim você consegue matar um pouco a saudade de Buenos Aires!

Além disso há diversas receitas que você encontra com ingredientes mais comuns no Brasil, para você fazer em casa, do jeito que preferir. Vale lembrar que o tempero caseiro dura até 10 dias em um pote fechado na geladeira.

Créditos da imagem de destaque: Shutterstock

Veja mais posts de comida em Buenos Aires

Breve guia da carne argentina

Você precisa conhecer a entranha argentina

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉


2 comentários

  1. Pingback: Você precisa conhecer a entranha argentina | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *